quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Athletic Club de Bilbao






O Atlético Club de Bilbao é um símbolo emblemático da identidade basca, por não permitir que atletas não nascidos ou não desenvolvidos no País Basco, Navarra ou Iparralde possam vestir a sua camisola.

O Atlético de Bilbao é um dos três clubes que nunca caíram para a 2ª Divisão (os outros são o Real Madrid e o FC. Barcelona) e o terceiro que maior pontuação obteve na Liga Espanhola, somando-se os pontos conquistados em todas as temporadas. Segundo o ranking histórico mundial de clubes é, em termos de currículo, o 5º maior clube espanhol (atrás de Real Madrid, Barcelona, Valência e Atlético de Madrid, respectivamente).

O Atlético de Bilbao era o único clube da Primeira Liga Espanhola que não apresentava patrocínio nas suas camisolas, nem mesmo do fabricante desportivo, pois é responsável pela sua própria marca "100% Athletic". Em Julho de 2008, o Atlético de Bilbao passa a ser patrocinado pela petrolífera basca Petronar. Mas antes, durante a temporada 2004-05, aquando da sua participação na Taça UEFA, os seus equipamentos apresentavam a marca do Governo Basco, com a mensagem "Euskadi", que significa "Pátria Basca". É também mundialmente famoso pelo seu estatuto que só permite jogadores bascos actuarem na sua equipa, podendo ter nascido até mesmo fora da Espanha, contanto que tenham origens bascas, caso do brasileiro Biurrun e do mexicano Javier Arrilaga. Como o País Basco também abrange território francês, Bixente Lizarazu foi o único francês de origem basca a alinhar até hoje pelo Atlético de Bilbao.
Era como se no Portimonense só pudessem alinhar jogadores algarvios ou de origem algarvia.
O Atlético de Bilbao joga num dos Estádios mais antigos da Espanha, o Estádio de San Mamés. Com capacidade para 40.000 espectadores, foi inaugurado em 21 de Agosto de 1913. É o único Estádio de Espanha que teve jogos em todas as edições da Liga Espanhola.

O Atlético de Bilbao venceu 8 Campeonatos de Espanha e conquistou por 23 vezes a Taça do Rei. No País Basco vivem aproximadamente 2 milhões de habitantes, na sua maioria bascos mas não só como é lógico. No Algarve habitam cerca de 400 mil pessoas, claro está, não todas de origem algarvia.

Fica então este exemplo, não digo único no Mundo, mas talvez o mais emblemático e com melhor prestação em termos desportivos.

2 comentários:

Bruno disse...

Seria bom que isso pudesse acontecer,o Portimonense apostar so em jogadores do Algarve,de certeza que a nivel financeiro seria melhor para o clube,mas provavelmente a nivel desportivo a qualidade iria ser pior logo os resultados desportivos tambem iriam ser piores,mas nao consigo provar a ultima coisa que disse

staeke disse...

E acho muito bem!
Admiro a atitude deles.
Em Portugal devia ser aplicada a tal lei de num clube terem de jogar 7 jogadores da formação ou algo de genero. Faria bastante mais sentido e seria bem mais competitivo.

Um abraço