terça-feira, 1 de dezembro de 2009

LIGA VITALIS - 11ª JORNADA: Sp. Covilhã 3-1 Portimonense (CRÓNICA)

Num início de tarde muito frio e chuvoso na Covilhã, a exibição do Portimonense conseguiu ser mais cinzenta que o tempo!
Litos promoveu o regresso ao 11 de João Pedro e Pires em detrimento de Rúben Fernandes e Garavano, no entanto manteve o esquema táctico habitual.
Ao 6º jogo sob o seu comando, o Portimonense perdeu pela primeira vez. Depois de nos primeiros jogos o Portimonense ter demonstrado grande consistência defensiva (3 empates sem golos com Beira Mar e Académica para a Taça da Liga e Santa Clara para a Vitalis), a excelente vitória no Carregado deixava antever um grupo forte, com processos de jogo em fase adiantada de consolidação. Puro engano, nas duas últimas partidas, pese ter marcado por 4 vezes, o Portimonense cedeu 6 golos diante de CD. Fátima e Sp. Covilhã, resultantes de erros grosseiros!

O Portimonense nem começou mal o jogo na Covilhã, registando uma meia hora inicial bastante agradável, embora o seu domínio não se tivesse traduzido em oportunidades flagrantes de golo. Diogo, a espaços, fazendo uso da sua boa meia distância, ia colocando em alerta o guarda-redes serrano, Diego.
A partir dos 30 minutos, o Portimonense mergulhou num sono profundo. Alê evitou com uma grande defesa o golo de Basílio, após um cabeceamento com selo de golo, Paulo Gomes, uns minutos mais tarde, completamente isolado na cara do guarda-redes, fez o mais difícil e atirou por cima.
Perto do intervalo, autêntico golpe de teatro, o Portimonense sofreu 2 golos e deu uma vantagem decisiva oa seu opositor, fruto de erros infantis da defensiva.

Para o 2º tempo, Litos lançou Monteiro e Ben no lugar de Vasco Matos e Ivanildo, conferindo mais rapidez e agressividade às alas. Garavano entrou para o ataque, Balu recuou para central para ocupar o lugar de Maílson.
O Portimonense subiu de rendimento e reduziu aos 56 minutos. Garavano pouco tempo depois teve nos pés o empate, falhando displicentemente o bis no jogo.
Quem não marca... falha. Balú fez uma falta desnecessária sobre Basílio no bico da grande área, dando de mão beijada uma penalidade para o Sp. Covilhã, marcava o cronómetro os 72 minutos. Pimenta não desperdiçou a oportunidade de sentenciar a partida.
A partir do 3-1, Portimonense e Sp. Covilhã dispuseram de algumas boas oportunidades para marcar mais golos, mas Diego e, sobretudo, Alê, evitaram que o resultado se alterásse.

Litos no final gostou do início de partida da sua equipa , mas depois considerou que "fomos vaidosos"...
Alê, terá sido porventura o menos vaidos e evitou uma derrota por números bem mais expressivos!

Face a esta derrota, o Feirense tem uma oportunidade soberana de se isolar no comando. Joga esta noite em Fátima diante da equipa local.
A Liga Vitalis está cada vez mais competitiva, em que nenhuma das equipas se consegue destacar na liderança. O 10º classifcado da competição, o Sp. Covilhã, está a apenas 4 pontos do 1º lugar!
Depois de dobrado um terço da Liga, o Portimonense conhece um ciclo de jogos decisivo nas suas aspirações. Tem 4 jogos em Portimão, diante de Desp. Aves, Feirense, UD. Oliveirense e Estoril-Praia, deslocando-se apenas uma vez, ao terreno do Varzim. Se conseguir fazer valer o factor casa, algo que não se tem revelado muito proveitoso (fora o Portimonense já venceu mais vezes do que em Portimão!), o Portimonense poderá assumir-se como candidato a um dos lugares do topo.
Se pelo contrário o Portimonense não conseguir inverter, já no próximo domingo diante do Desp. Aves, os resultados negativos obtidos nas duas últimas rondas (empate com o Fátima e derrota na Covilhã), arrisca-se a dar um grande trambolhão na tabela!
Têm o direito de resposta todo o grupo orientado por Litos...



2 comentários:

Bruno disse...

O problema desde que esta equipa tecnica entrou,na minha opiniao,tem sido as mudanças em quase todos os jogos do 11.Há tambem jogadores que nao estao a render o que a equipa deles precisa e outros que outrora foram mais valias e agora sem se perceber bem porquê nem jogam muitos minutos casos de Pedroso e Adriano.Isto faz-me lembrar o tempo do Antonio Pacheco...

Anónimo disse...

tens a mania k percebes de futebol, nem jogar quanto mais comentar