sábado, 2 de janeiro de 2010

Entrevista com o Prof. Luís Martins




Luís Martins, mister que orientou o nosso clube nas épocas de 2006/2007 (Substituiu Diamantino Miranda) e na época de 2007/2008 (Substituído por Vítor Pontes) concedeu uma Entrevista ao site Academia de Talentos, no passado dia 15 de Junho de 2009.
Gostaria de partilhar convosco, transcrevendo do site da Academia de Talentos, o que o mister falou um pouco sobre a passagem pelo nosso clube.


Foi contratado pelo Portimonense para salvar a equipa da descida de divisão. O que encontrou quando chegou ao Algarve?
Encontrei condições difíceis em Portimão. O clube não tinha campo para treinar nem jogar, as condições eram pouco condizentes com o futebol profissional. Contudo, encontrei bons jogadores. Para mudar algumas coisas, criei algumas animosidades e conflitos. Mas o balanço que faço desse período é o seguinte: o clube não podia descer de divisão e isso não aconteceu, ganhámos ainda a Taça do Algarve, o que já não acontecia há algum tempo, o espaço de treino melhorou e ainda perdura até aos dias de hoje, e conseguimos criar a ideia de que uma equipa jovem como a que construímos na segunda época, podia conseguir consolidar a posição do clube na II Liga.

No defeso da primeira época para a segunda falou-se que vários jogadores podiam ir de Alvalade para Portimão a título de empréstimo. Isso acabou por não acontecer. Teve que ver com a sua saída do Sporting, com algum tipo de ressentimento?
Eu não sei porque é que isso não aconteceu. É um facto que eu queria alguns jogadores do Sporting como o Daniel Carriço, David Caiado ou João Martins. Não sei porque não vieram, não voltei a falar com as pessoas sobre isso, aliás, os dirigentes do Portimonense é que tinham essa tarefa. Apesar de tudo isso conseguimos fazer um plantel que conseguiu defender os interesses do Portimonense, e ainda alcançamos bons resultados como vitórias na Taça da Liga frente à Naval e ao Belenenses. Ao fim de seis jornadas na Liga Vitalis, tínhamos duas derrotas e quatro empates, embora a equipa fosse muito jovem, tinham entrado 16 novos jogadores e isso leva o seu tempo a carburar. Isso foi considerado um mau desempenho do treinador, e quando assim é o treinador sai.

Não foi o mister que quis sair?
Não, fui convidado a sair. O presidente disse-me que não acreditava no trajecto e que previa muitas dificuldades no futuro e então não me restou outra solução.

Como classifica essa primeira experiência como treinador principal na Liga Vitalis?
Olhe, dentro daquilo que eu considero que é importante para a minha formação enquanto treinador, foi mais um passo. Muitas pessoas disseram que não foi uma experiência bem sucedida, eu não concordo. Fui bem sucedido como pessoa e como profissional. Os resultados foram aqueles que lhe disse há pouco, que acho que não podiam ser melhores até ao momento. Construí um plantel com jogadores como o Miguel Ângelo, o Nuno André Coelho, o Emídio Rafael que no final dessa época saíram para a primeira Liga. Chamei jogadores talentosos, com vontade e na tentativa de os lançar e fazer evoluir. Portanto tenho que advogar para mim esse mérito.


Se Quiserem ler o resto da Entrevista visitem: www.academia-de-talentos.com

13 comentários:

jonas disse...

começáram muito bem o ano...deveriam ter feito uma entrevista a CRISTIANO RONALDO e ouvir a opinião dele sobre esta personagem ridícula...

JUANITO disse...

Porquê que o Sporting não emprestou jogadores, enquanto esse SENHOR ESTEVE AQUI?
A RESPOSTA É SIMPLES NÃO CONFIAVAM NOS RELATORIOS DELE SOBRE OS JOGADORES.
AGORA COM O LITOS EMPRESTARAM A MAIOR PROMESSA, PORQUE CONFIAM NO TRABALHO DE LITOS É SIMPLES A RESPOSTA.

Hydroxy disse...

Jonas, como o próprio refere na entrevista, formou uma equipa muito jovem e de grande qualidade e que por sinal alguns dos quais estão actualmente a jogar na Liga Sagres

Anónimo disse...

Francamente, não desceu de divisão todos nós sabemos o milagre que aconteceu. O Olivais só fez 1 ponto na 2º volta e foi contra nós!!!

O Chaves perdeu com todos, inclusive com o Portimonense e só ganhou 1 jogo na 2º volta que foi precisamente contra ao Olivais.

No ultimo jogo perdemos em casa e o Olivais perdeu 1-0 com o Feirense e ainda o Olivais falhou 1 penalti nesse ultimo jogo, quando ainda estava 0-0

O Pessoal não tem memória curta.

Ganhou a taça do Algarve!!?? A jogar com equipas da distrital e da 2ªB, francamente....

http://www.zerozero.pt/edicao.php?op=&id_edicao=1296

Bruno disse...

Concordo com o Luis Martins,quando este diz que o clube nao tinha condiçoes para treinar e jogar,alias nao tinha e nao tem porque nao se investe nas infrastruturas para dotar os nossos atletas de condiçoes minimas de trabalho,mas a qualidade de um tecnico ve-se na superaçao das condiçoes mais adversas e este senhor em termos desportivos foi dos piores treinadores que o Portimonense ja teve.Talvez fosse um bom coordenador para o futebol juvenil

jonas disse...

HYDROXY estão sim senhor mas por mérito deles e do treinador VITOR PONTES. Porque com ele como treinador principal as equipas não vão a lado nenhum.
Foi o pior treinador na história do portimonense podes consultar os arquivos!
Nem sei se ele como prof. de educação fisica vale alguma coisa.

Hydroxy disse...

É certo que nao foi nada feliz como tecnico, mas formou uma equipa muito boa e jovem que foi mais tarde muito melhor aproveitada por Vitor Pontes.

LEANDRO disse...

O Diamantino tambem não deixou uma boa equipa.
O que fez à equipa?
Temos que ser justo?
Quando Faz mau trabalho?
É MAU
Quando Faz bom Trablaho?
É BOM

Não podemos ser cinicos nas analises, é o problema do nosso PAÍS são cinicos e intresseiros.

Quanto tivermos esta postura na vida o PAÍS não anda para frente .

Porque os incompetentes é que são bons e os competentes não valem nada.

Uma vez por todas temos que dar valor quem merece, quem não merece não damos valor.


TEMOS QUE SER UMA SOCIEDADE JUSTA A TODOS OS NIVEIS DESDE DESPORTIVOS E POLITICOS.

jonas disse...

já que gostas tanto dele assim como os membros anteriores deste blog pois leva-o para casa e dá-lhe de comer.

Hydroxy disse...

Caro Jonas, são opiniões que partilhamos para isso mesmo é que existem os blogs.
Sinceramente nao aprecio o trabalho realizado por ele em Portimão, apenas tenho a opinião que formou uma boa equipa.

JONAS disse...

Caro Hydroxy

ESTAMOS DE ACORDO.

Anónimo disse...

O PIOR TREINADOR QUE PASSOU P/ PORTIMONENSE.

Anónimo disse...

O Ruben um dia ainda ha de ser jogador esperamos todos que sim, mas sentados! não sejam assim, ridiculos são mesmo tontinhos, não vão a lado nenhum!

Anonimos vão falando mas não chegam la...