domingo, 28 de fevereiro de 2010

LIGA VITALIS - 21ª JORNADA: Freamunde 0-3 Portimonense (CRÓNICA + FICHA DE JOGO)


O Portimonense isolou-se este domingo provisoriamente na liderança da Liga Vitalis, ao vencer fora o Freamunde por 3-0, num jogo da 21ª Jornada em que confirmou o estatuto de candidato à subida.
A vitória justa dos algarvios, que nunca tinham ganho em Freamunde, começou a ganhar forma logo aos 3' minutos, com um golo de Ivanildo, a passe de Diogo Melo. Anílton Júnior marcou o segundo aos 20' e Ricardo Pessoa fechou a contagem aos 90'+2, na cobrança de uma grande penalidade.
Com este resultado, a formação orientada por Litos redimiu-se da derrota em casa na ronda anterior (3-1 frente ao Trofense), ganhou dois pontos à UD. Oliveirense, com quem repartia o segundo lugar, que no sábado empatou em Chaves (0-0), e colocou pressão no Beira-Mar, cujo jogo com o Estoril-Praia foi adiado devido ao mau tempo (10 de Março de 2010, às 19:15h).
O Portimonense assumiu a liderança da prova, à condição, com 38 pontos, mais dois que a UD. Oliveirense e o Beira-Mar, embora os aveirenses tenham menos um jogo, enquanto o Freamunde mantém 25.
O Portimonense iniciou o jogo com quatro alterações relativamente à equipa que defrontou o Trofense na ronda anterior (derrota em casa por 3-1), enquanto no Freamunde Romaric e Tarcísio regressaram ao "onze" após o empate fora com o Varzim (2-2). 
Litos lançou Pedro Silva no lugar de Alê, cuja exibição diante do Trofense na ronda anterior não tinha sido muito conseguida. João Pedro, castigado, deu o seu lugar a Rúben Fernandes, que regressava após cumprir 1 jogo de suspensão. Pedro Moita e João Paulo Daniel foram preteridos em detrimento de Vasco Matos e Yero.
Os algarvios entraram praticamente a ganhar, com o golo apontado por Ivanildo, logo aos 3 minutos: Diogo centrou da direita e o avançado formado no FC. Porto antecipou-se a Raviola, isolou-se e bateu Tó Figueira.
O Portimonense, com um meio-campo pressionante e jogadores rápidos no ataque, dominava o encontro e podia ter aumentado a vantagem pelos defesas Nilson e Rúben Fernandes, aos 7 e 13 minutos, respectivamente.
O Freamunde não conseguia ligar o jogo e os seus jogadores pareciam desconcentrados, como ficou evidente aos 20 minutos, no pontapé de canto de que resultou o segundo golo dos forasteiros: o centro, rasteiro, cruzou toda a pequena área local, até ser desviado por Anílton Júnior, que se estreou a marcar na prova.
A reação dos visitados surgiu apenas aos 32 minutos, com remates de Cascavel e de Emanuel, antecedendo a entrada do avançado Bertinho, que substituiu o defesa João Paulo. Um indício bem evidente da superioridade do Portimonense no jogo, apenas aos 32 minutos o Freamunde rematou pela primeria vez à baliza de Pedro silva.
Na segunda parte, o Portimonense, já com Calado e Pedro Moita em campo, limitou-se a gerir o resultado e a aproveitar em contra-ataque o maior balanceamento atacante dos locais, que não criaram situações de perigo, com exceção de uma atrapalhação do guarda-redes Pedro Silva, aos 48 minutos.
Seriam mesmo os algarvios, quase sempre em iniciativas de Ivanildo, um dos melhores em campo, a estar mais próximos de marcar, o que viria mesmo a acontecer já em período de descontos, aos 90'+2, por Ricardo Pessoa.
O defesa direito dos algarvios converteu a grande penalidade, assinalada por falta de Tó Figueira sobre Ivanildo, apontando o quinto golo da época. 
Bruno Paixão rubricou uma arbitragem sem erros de maior.


FICHA DE JOGO

Domingo, 28 de Fevereiro de 2010; 11:15h - TRANSMISSÃO EM DIRECTO NA SPORT TV1
Estádio: Complexo Desportivo de Freamunde.
Assistência: cerca de 600 espectadores.
Árbitro: Bruno Paixão (AF. Setúbal).


FREAMUNDE: Tó Figueira; Raviola, Romaric, Marco Tiago, João Paulo (Bertinho, 33'), Tarcísio, Emanuel, Luiz Carlos (Marco Cláudio, 58'), Kika, Cascavel e Bock (Nuno Silva, 71').
Suplentes não utilizados: Peraltinha; Júnior Maranhão, Barbosa e Brandão.
Treinador: Jorge Regadas.

PORTIMONENSE: Pedro Silva; Ricardo Pessoa "capitão", Anílton Júnior (Calado, 46'), Rúben Fernandes e Nilson; Diogo Melo, Balú, Vasco Matos (Wilson Eduardo, 67'), Ivanildo, Pires e Yero (Pedro Moita, 46').
Suplentes não utilizados: Alê; Bruninho, Gonzalo Garavano e João Paulo Daniel. (Nakamura foi o preterido dos 19 convocados)
Treinador: Litos.


Ao intervalo: 0-2.
Marcadores:
0-1 - Ivanildo, aos 3'
0-2 - Anílton Júnior, aos 20'
0-3 - Ricardo Pessoa, aos 90+2', g. penalidade

Acção Disciplinar: Cartão amarelo para Emanuel (32'); Yero (40); Luiz Carlos (56'), Cascavel (63'), Bertinho (83'), Tarcísio (88'), Tó Figueira (90'1)

Sem comentários: