segunda-feira, 1 de março de 2010

VITÓRIA EM FREAMUNDE VISTA PELA IMPRENSA

Ivanildo foi o motor de Litos

A deslocação do Portimonense a Freamunde, que encerrava um grau de dificuldade elevado para a equipa de Litos, revelou-se o bálsamo ideal para quem vinha ferido no orgulho depois da derrota caseira da jornada anterior, frente ao Trofense. Ivanildo foi chave de um triunfo que acabou por ser folgado e por números que espelham bem o domínio forasteiro durante toda a partida.
Litos montou um esquema ofensivo que aos 20 minutos já rendia uma vantagem de dois golos. A tónica ofensiva manteve-se na 2ª parte, período em que os algarvios baixaram a sua linha média e com isso ganharam espaço para rápidos contra-ataques, perante um Freamunde desconexo, sem ideias, e quem nem com as trocas promovidas por Jorge Regadas conseguia criar lances de golo iminente. O terceiro golo algarvio foi retardado pela barra, que devolveu um cabeceamento de Diogo, mas acabou por chegar na sequência de um penálti cometido por Tó Figueira sobre Ivanildo, que, pelo que mostrou neste encontro, tem condições para regressar à Iª Liga. Uma opinião válida também para a sua equipa. Bruno Paixão continua no seu estilo. Acertou nas decisões difíceis, mas só depois um chorrilho de pequenos erros e uma necessidade preocupante de se mostrar.
Vitória inédita em Freamunde
O histórico de jogos entre Freamunde e Portimonense ainda é curto, mas os algarvios conseguiram ontem um feito importante ao conseguirem o primeiro triunfo da sua história no terreno dos freamundenses. Nos seis jogos anteriormente disputados entre os dois clubes, o Portimonense tinha apenas uma vitória, em casa, dois empates e três derrotas.

FONTE: Jornal " O Jogo"



O Portimonense isolou-se este domingo provisoriamente na liderança da Liga Vitalis, ao vencer fora o Freamunde por 3-0, num jogo da 21ª Jornada em que confirmou o estatuto de candidato à subida.

A vitória justa dos algarvios, que nunca tinham ganho em Freamunde, começou a ganhar forma logo aos 3' minutos, com um golo de Ivanildo, tendo Anilton marcado o segundo aos 20' e Ricardo Pessoa fechado a contagem aos 90'+2, na cobrança de uma grande penalidade.

Com este resultado, a formação orientada por Litos redimiu-se da derrota em casa na ronda anterior (3-1 frente ao Trofense), ganhou dois pontos à Oliveirense, com quem repartia o segundo lugar, que no sábado empatou em Chaves (0-0), e colocou pressão no Beira-Mar, cujo jogo com o Estoril-Praia foi adiado devido ao mau tempo.

O Portimonense assumiu a liderança da prova, à condição, com 38 pontos, mais dois que a Oliveirense e o Beira-Mar, embora os aveirenses tenham menos um jogo, enquanto o Freamunde mantém 25.

O Portimonense iniciou o jogo com quatro alterações relativamente à equipa que defrontou o Trofense na ronda anterior (derrota em casa por 3-1), enquanto no Freamunde Romaric e Tarcísio regressaram ao "onze" após o empate fora com o Varzim (2-2).

Os algarvios entraram praticamente a ganhar, com o golo apontado por Ivanildo, logo aos 3 minutos: Diogo centrou da direita e o avançado formado no FC. Porto antecipou-se a Raviola, isolou-se e bateu Tó Figueira.

O Portimonense, com um meio campo pressionante e jogadores rápidos no ataque, dominava o encontro e podia ter aumentado a vantagem pelos defesas Nilson e Rúben Fernandes, aos 7 e 13 minutos, respectivamente.

O Freamunde não conseguia ligar o jogo e os seus jogadores pareciam desconcentrados, como ficou evidente aos 20 minutos, no pontapé de canto de que resultou o segundo golo dos forasteiros: o centro, rasteiro, cruzou toda a pequena área local, até ser desviado por Anilton, que se estreou a marcar na prova.

A reação dos visitados surgiu apenas aos 32 minutos, com remates de Cascavel e de Emanuel, antecedendo a entrada do avançado Bertinho, que substituiu o defesa João Paulo.

Na segunda parte, o Portimonense, já com Calado e Pedro Moita em campo, limitou-se a gerir o resultado e a aproveitar em contra-ataque o maior balanceamento atacante dos locais, que não criaram situações de perigo, com excepção de uma atrapalhação do guarda-redes Pedro Silva, aos 48 minutos.

Seriam mesmo os algarvios, quase sempre em iniciativas de Ivanildo, um dos melhores em campo, a estar mais próximos de marcar, o que viria mesmo a acontecer já em período de descontos, aos 90'+2, por Ricardo Pessoa.

O defesa direito dos algarvios converteu a grande penalidade, assinalada por falta de Tó Figueira sobre Ivanildo, apontando o quinto golo da época.

FONTE: Jornal "Record"

Sem comentários: