segunda-feira, 23 de julho de 2007

Adalberto

Nome: Adalberto Duarte Soares
Nacionalidade: Sãotomense
Nascimento: 22/1/1971
Óbito: 3/11/1994 (Hospital de Vila Franca de Xira)
Naturalidade: São Tomé e Príncipe
Posição: Médio/Extremo Direito

Adalberto foi um excelente jogador feito nos Juniores do Portimonense que acabaria por falecer ao serviço do Belenenses devido a uma depressão que o levou ao alcoolismo e que infelizmente lhe acabou por ser fatal. Alinhava a médio centro ou extremo direito, posição esta que lhe valeu no Belenenses muitos elogios durante a época de 1992/93. Lembro-me que nessa equipa alinhavam Figueiredo (defendeu igualmente as redes do Portimonense), João Manuel Pinto (F.C.Porto, Benfica), Mauro Soares (mais tarde alinhou no Sporting), Emerson (dispensa apresentações: F.C.Porto, Corunha, etc...) Luiz Gustavo (Benfica), Taira (Salamanca) e Mauro Airez (Benfica) entre outros. Adalberto poderia ter seguido as pisadas de alguns seus colegas e lembro-me do meu avô (hoje com 86 anos e sócio desde sempre do Belenenses) me dizer que era um dos seus jogadores preferidos. Como curiosidade posso referir que alinhou como suplente e acabou por marcar um dos golos na célebre e inesquecível vitória do Portimonense no Barreiro frente ao Barreirense por nove bolas a zero de que nada valeu a Manuel de Oliveira que acabou despedido após o encontro.
Adalberto abandonou o Portimonense a meio da época de 1992/1993 para assinar pelo Belenenses, clube que estava de relações cortadas com o nosso e que pagou os restantes salários ao jogador apesar de não poder alinhar por mais clube nenhum até final da temporada mas garantindo assim a sua contratação. Este facto levou a que os nossos adeptos não lhe tenham perdoado a deserção pois defendiam que devia ter terminado a época ao nosso serviço para depois então partir para Belém. Esta história deu muito que falar na altura.
O Blog do Portimonense presta assim homenagem a um grande jogador que passou pelo nosso clube e que nunca será esquecido.

Percurso:
1986/1987: Benfica (Juvenis)
1987/1988: Portimonense (Juniores)
1988/1989: Portimonense (Juniores)
1989/1990: Portimonense (Iª Divisão)
1990/1991: Portimonense (Liga de Honra)
1991/1992: Portimonense (Liga de Honra)
1992/1993: Belenenses (Iª Divisão)
1993/1994: Belenenses (Iª Divisão)

9 comentários:

sem nome disse...

Nascimento: 22/1/1971
Óbito: 3/11/1984 (Hospital de Vila Franca de Xira)

Deve haver aqui um erro qualquer..

Toy Marafado disse...

A correcção já foi feita...
Faleceu em 1994!
Guetov, surpreendente como foste descobrir este jogador.
Do fundo do báu lembro-me do avançado brasileiro Paulo Ricardo, de Chico Zé, Chico Nikita, do Lopes, do guarda-redes Dragan Skrba, Milan Lovre
Espectacular post

Anónimo disse...

Lopes, lembro-me desse gajo tb! Era mto bom jogador. Ve se descobres alguma coisa sobre ele ...

guetov disse...

Do Lopes só me falta encontrar a foto... O resto já cá canta lol.

NC disse...

O Lopes é o mítico motorista das viagens dos marafados, pode não ser Lopes no BI, mas é sempre o Lopes. :P

Anónimo disse...

LOL! Este lopes é outro, dos tempos da II B. Se não me engano era preto e tinha cabelo às tranças, e era de baixa estatura.

Anónimo disse...

Sem duvida alguma Adalberto foi um grande jogador.
Mas este facto e de conhecimento publico.
Tambem e publico que faleceu prematuramente, um duro golpe para as pessoas que lhe eram proximas.
Beto ( como lhe chamavamos ) era um jovem extraordinario, um filho maravilhoso e o irmao que muitos desejariam mas que eu tive o privilegio e a bencao de ter! Inteligente, com um sentido de humor formidavel, simplesmente contagiava a todos com a sua energia e vontade de viver.
Francamente nao estava a espera de encontrar passados tantos anos referencias ao meu irmao e fiquei bastante tocada, alias escrevo neste momento com os olhos cheios de agua, o que e inevitavel.
No entanto devo fazer dois reparos: aos afiliados que nao o perdoaram por deixar o Portimonense, tenham claro que ele adorava o clube, as pessoas e tudo o que experienciou no Algarve.

Em relacao as circunstancias da sua morte, nao se traduz unica e exclusivamente a depressao e alcoolismo e entristece-me que a esta foi a imagem que ficou dele. Mas devo frisar que entristece-me somente por aqueles que nao o conheciam e leem a sua historia presentemente. Aqueles que o conheceram e privaram com ele sabem que a vida de Adalberto jamais podera resumir-se a este triste final e teve contornos que nos, a familia e os amigos que lhe eram proximos guardaremos connosco juntamente com a imensa dor e saudade que sentimos dele.
Despeco-me com esta nota de agradecimento por este gesto porque o Beto tinha o Portimonense no coracao contagiando-nos de tal forma que toda a familia nutre especial simpatia pelo clube.
Desejo bastante sucesso ao clube

Paula Cristina Duarte Soares

Anónimo disse...

nunca m esqecerei um primo espetacular

Gina Lopes disse...

Para mim depois de tantos anos, encontrar esta pagina, foi um choque muito grande e recordando o unico amor da minha vida nao e facil.Sim foi e sera o unico no meu coracao porque ele me ensinou a amar e ver o mundo de uma maneira diferente. Carrego a imagem dele eternamente comigo e estou feliz de reencontrar as fotos dele e algumas informacoes, porque infortunadamente desapareceu misteriosamente os que eu tinha. Foi um grande ser humano e com o coracao que contagiava todo o mundo e de facto as noticias que relataram sobre o seu falecimento nao esta bem esclarecido. Amor da minha vida sempre te vou estranhar, mas sei que me estas cuidando aonde estiveres e carrego a nossa promessa para sempre no meu coracao. Beijos para a familia linda e vos quero muito. Estou longe, mas vos tenho comigo para sempre.

Gina