quarta-feira, 25 de julho de 2007

Agora às 4ªs feiras... Bancada Central Coberta

Caros leitores do Blog do Portimonense procurando continuar o processo de crescimento deste espaço de discussão entre Todos os Portimonenses decidi a partir de hoje publicar semanalmente, (vou tentar, embora condicionado pela minha vida profissional e pessoal!) todas as 4ªs feiras, um artigo de opinião pessoal em que vou procurar opinar sobre os acontecimentos mais marcantes da semana do clube de Todos nós. Desde já convido os restantes elementos do Blog a fazerem algo idêntico. Espero que tenha boa aceitação e desde já deixo bem vincado que o que irei escrever é a minha opinião e não procuro ferir susceptibilidades de quem quer que seja.




Bancada Central Coberta
por Toy Marafado (sócio nº673)









A 11 metros da vitória…


Depois de uma imensa azia pelo empate do Portimonense diante do rival algarvio Farense, agora nos Distritais, consegui limpar a cabeça da minha frustração e reflectir tranquilamente.
A participação no 2º Torneio Cidade de Lagoa surge cerca de 13 dias depois de intensas cargas físicas sobre um calor abrasador, em que Luís Martins teve a primeira oportunidade de pôr em prática em jogo o que tem sido trabalhado nos treinos.
No 1º dia do Torneio difícil embate frente ao Olhanense. Embora a qualidade de jogo não tenha sido muito elevada, o Portimonense primou a sua actuação por uma segurança defensiva louvável muito diferente da evidenciada na temporada transacta, em que foi uma das defesas mais batidas do Campeonato. Diante de um Olhanense com poucas mexidas relativamente às últimas temporadas, o Portimonense apresentou-se com um 11 muito remodelado, onde apenas 3 jogadores (Nuno Ricardo, Ricardo Pessoa e Rui Ferreira) da temporada passada lograram jogar de inicio. Muita qualidade no centro da defesa alvinegra com Miguel Ângelo e Mamadou de inicio e Nuno André Coelho a entrar no decorrer da partida.
Numa partida pautada pelo equilíbrio seriam as grandes penalidades a decidirem o vencedor. Diogo, uma das caras novas do Portimonense, falharia uma penalidade perto do final da partida que daria a vitória. No desempate por penalties Maxi e Nuno André Coelho fizeram do guardião olhanense, Bruno Veríssimo, o herói da partida, numa reedição da final da Taça da AF. Algarve da temporada passada perdida pelo Portimonense diante do Olhanense.
No "jogo de consolação" mais uma penalidade falhada nos primeiros minutos da partida por Carlos Manuel, a permitir ao Farense lutar pela vitória. Raphael demonstrou ser reforço, prometendo um bom registo no Campeonato que se adivinha. No final uma vitória nas grandes penalidades não disfarça um mau treino diante de um adversário claramente inferior.
Os jogos de treino não são mais do que treinos! Ninguém gosta de perder nem mesmo a feijões, mas com menos de duas semanas de trabalho e um plantel completamente remodelado com 17 caras novas (e o plantel ainda não está fechado!) estes jogos servirão, sobretudo, para os jogadores se conhecerem, criarem rotinas e assumirem-se como equipa.
A temporada passada muitos adversários conceituados caíram aos nossos pés em jogos de treino, nomeadamente o Standard Liége e o Lokomotiv de Moscovo, e no entanto quando o Portimonense defrontava todos os fins-de-semana as equipas do seu Campeonato raras vezes não saía derrotado… É mais que sabido que a motivação de um clube de uma divisão inferior é muito superior quando defronta um adversário teoricamente mais forte!
Deixar a equipa técnica trabalhar com tranquilidade e apoiar os muitos jovens que constituem o plantel do Portimonense é o dever de Todos os Portimonenses. O Portimonense é um clube que se encontra em crescimento e todos nós temos um papel de grande importância no futuro do nosso clube.
Se Diogo tivesse convertido o penalty frente ao Olhanense, teríamos batido um dos mais incómodos adversários do nosso Campeonato, que tem um grupo de trabalho constituído por jogadores que jogam á várias épocas juntos. Então estaríamos todos a augurar um futuro brilhante para os nossos jovens jogadores, que possivelmente teriam vencido o Torneio em que participaram no fim de semana anterior. Mas isto não passa de suposições, pois o Portimonense ficou a 11 metros de conseguir vencer, 11 metros esses que são a distância entre a marca de penalidade e a baliza…

12 comentários:

guetov disse...

Os resultados são fundamentais em qualquer equipa e a vida de treinador depende deles. Na realidade se o Diogo tivesse convertido aquela grande penalidade provavelmente teríamos ganho o Torneio ou será que o Lagoa nos teria ganho? Nunca saberemos, agora o mais importante é apoiar a equipa no seu todo, como no fundo fazem os nossos adversários. De certeza que o Arsene Wenger há de ter pessoas que gostem mais ou menos dele no Arsenal mas o que é certo é que já ganhou títulos, já fez épocas decepcionante mas continua à frente do clube. E o Alex Ferguson? O Guy Roux no Auxerre, o Augusto Mata no Infesta e tantos outros. Isto para dar apenas os exemplos mais extremos. Lembro-me também do caso do Del Neri no F.C.Porto, correram logo com ele e depois veio o Fernandez e até o Couceiro! Grande Época do F.C.Porto não haja dúvidas... Penso que independentemente de toda a divergência de opiniões que possamos ter e é saudável que assim seja, que apoiemos incondicionalmente o grupo de trabalho. Nunca se pode ter tudo 100 % como se quer e há que saber viver com o que se tem. Com o Rio Ave em casa ou em casa alugada vamos todos lutar pela vitória. E no arranque do Campeonato vamos mostrar ao Varzim que temos valor e que podem contar connosco para lutar sempre pela vitória!

Anónimo disse...

espero que para a semana digas algo com mais interesse porque com este post fiquei com a sensassao que foi so para enxer

Anónimo disse...

Ainda gozam com quem anda aqui por amor ao clube. Só uma perguntinha simples a alguns anónimos: pq não tentam fazer melhor??

Anónimo disse...

axo que aqui ninguem gozou.. simplesmente o que li nesta cronica nao foi nadinha que jah nao tenha lido noutros comentarios... foi um pequeno aparte

Anónimo disse...

Mas achas que quem faz este trabalho, sem nada a ganhar com isto, apenas pq gosta do PSC, merece ler aquilo que escreveste??

Anónimo disse...

sem nada a ganhar? ganda lol ouve lá.. ganhar protagonismo então, é o que este nosso amigo menos procura e tudo.
Mas tbm faz coisas boas, ninguem diz que nao. Agora nao vais tbm eh dizer que foi uma cronica xeia de qualidade, ou vais?

Anónimo disse...

Se achas que consegues fazer melhor, força nisso!!!

Anónimo disse...

Não quero aqui criticar o trabalho do toy e do guetov, os dois principais dinamizadores do blog, pois eles pouca culpa têm ao que vou apontar.

Eu compreendo que existam aqui muitos anónimos e não os censuro por não se quererem identificar, tal não é a perseguição que é movida sempre que alguém faz uma crítica que alguém não gosta. Chega a mesmo a haver promessas de agressão física.

Toy Marafado disse...

Não procuro através deste Blog qualquer tipo de promoção, apenas sou Portimonense desde pequeno e agora consegui fazer algo que me dá um prazer enorme, que é falar com adeptos do meu clube. coisa díficil aqui por Setúbal... Este artigo que escrevi penso que poderá trazer mais assuntos para serem discutidos entre todos nós. Não sou jornalista nem tenho pretensões de o ser. Sou enfermeiro e com muito gosto.
Embora o Guetov teja a ser um amigo e também abdique muito do tempo da sua vida que tem livre, penso que ele é como eu, tem um enorme prazer em ser um dos grandes impulsionadores deste Blog e conhecer as pessoas que estão ou estiveram ligadas ao clube.
Um obrigado sincero para ti Ruben, para o Hidroxy, para o Gonçalo, para o Simõesonov, para o Rangel e para muitos outros que têm feito deste Blog algo de que todos nos devemos orgulhar....

Anónimo disse...

Tenho quase uma lagriminha a sair!

Anónimo disse...

Porque é q apagaste o comentario sobre a foto?!
Sabes q é verdade!!!
Censura!!!

Toy Marafado disse...

Censura???? e tu porque não assinas o que escreves e dás a cara!!!??? Talvez medo de andar por Portimão e ser reconhecido por alguém que vê em ti tudo menos um adepto do Portimonense....