quarta-feira, 25 de julho de 2007

Luciano

Luciano disputa um lance com Lothar Mathaus numa vitória do F.C.Homburg sobre o Bayern de Munique por 3-2

Nome
: Luciano Luís Turconi Martins
Nacionalidade: Brasileira
Nascimento: 3/3/1963 (44 anos)
Naturalidade: Porto Alegre (Brasil)
Posição: Avançado


Tenho tentado trazer até todos os Portimonenses informações e notícias sobre antigas glórias do clube e havia um nome que por ser um dos ídolos da minha juventude há muito que era minha intenção fazer um artigo sobre ele. Duma forma casual tive acesso a um e-mail de um tal Luciano Martins através de um site de um clube finlandês, o F.C.Lahti. Apesar de ter a certeza que se tratava de quem eu procurava levantava-se a possibilidade de já não pertencer aos quadros do clube, de não obter resposta, etc. O mais incrível é que ontem à noite enviei um e-mail para o Luciano dizendo quem era e o que pretendia. Hoje de manhã, passadas pouco mais de 9 horas vou consultar o correio electrónico e vejo que me responderam, o Luciano cerca de duas horas após lhe ter enviado o meu mail já me havia respondido!

Luciano chegou a Portimão proveniente da Finlândia, do F.C..Reipas de Lahti e já havia jogado na Tailândia. Um percurso bem original que o trouxe ao Portimonense onde chegou no decorrer da época de 1986/1987, era Vítor Oliveira o treinador. Estreou-se na 8ª Jornada precisamente contra o Varzim numa partida disputada em casa e logo aos 10 minutos marcaria o único golo da partida. Que estreia!
Duas jornadas depois e novamente em Portimão faz o 3-2 decisivo no derby ante o Farense. Começava a nascer mais um dos jogadores que marcou uma geração, a sua forma de jogar onde a força e o empenho se tornaram uma imagem de marca. Parecia tudo menos brasileiro, até por ser loiro, mais parecia nórdico.
Nessa mesma época e já com Paulo Roberto (que entretanto tinha rendido Vítor Oliveira) como treinador, o tal que tinha vindo a Portugal para vir ao dentista e acabou contratado para treinar o Portimonense, assinaria mais três golos importantíssimos.
Em Portimão contra o Sporting faz 1-0, que só seria desfeito perto do final, aos 84 minutos, por Peter Houtmann (lembram-se deste holandês?).
Também em casa e frente ao F.C.Porto marca o único golo da partida. E depois o jogo no Estádio da Luz...
Eu estava lá sentado entre os adeptos do Benfica (era atleta do clube) e nunca mais esquecerei esse dia. Que grande exibição fizemos! Quando o Luciano marcou ainda na primeira parte nem queria acreditar. Saltei e gritei golo entre aquele mar de vermelho. Por ironia do destino Paulo Roberto resolve aos 52 minutos substituir Luciano por Alain (nem foi para defender o resultado como podem constatar) e dois minutos depois Diamantino (outra coincidência) na transformação de um livre directo faz um golo monumental. O Estádio da Luz veio abaixo e eu devia ser o único que não conseguia travar as lágrimas. Até hoje não me conformo por nunca termos conseguido levar de vencida a equipa do Benfica em jogos oficiais e naquele dia estivemos tão perto de o conseguir e logo no Estádio da Luz!
Uma semana depois voltámos à Luz para disputar um jogo da Taça de Portugal e perdemos senão me engano por quatro bolas a zero! E o que gozaram com o Paulo Roberto! Lampiões do caraças!!!
Isto tudo para falar do Luciano, grande Luciano!!!
Após esta magnífica temporada ingressou no F.C.Homburg da Alemanha mas regressaria ao Portimonense onde permaneceria mais três temporadas.

Percurso:

1976/1981: Categorias de Base do Grémio Porto Alegrense (Brasil)
1982: C.E.R. Caxias do Sul (Juniores) (Brasil)
1983: Futsal Grémio Náutico Gaúcho (Brasil)
1984/1985: Tailândia
1985/1986: F.C.Reipas Lahti (Finlândia)
1986/1987: Portimonense (Iª Divisão)
1987/1988: F.C.Homburg (Alemanha)
1988/1989: Portimonense (Iª Divisão)
1989/1990: Portimonense (Iª Divisão)
1990/1991: Portimonense (Liga de Honra)
1991/1992: Rio Ave (Liga de Honra)
1992/1993: F.C.Ilves Tampere (Finlândia)
1993: Papeis presos na Alemanha
6/1994: Lei Bosman (liberação)
1994: F.C.Kuusysi Lahti (Finlândia)
1995: F.C.Kuusysi Lahti (Finlândia)
1996: F.C.Lahti (Finlândia)
1997: F.C.Lahti (Finlândia)
1998: F.C.Lahti (Finlândia)
1999: F.C.Lahti (Finlândia) e F.C.Hämeenliinä (Finlândia)
2000: FC Hämeenliinä (Finlândia)
2001: FC Hämeenliinä (Finlândia)
2002: FC Hämeenliinä (Finlândia)

Para além de toda esta informação deixo ficar aqui algumas palavras de Luciano em exclusivo para o Blog do Portimonense, para além de desde já informar os nossos leitores que em breve ficará disponível uma entrevista que de certeza será do agrado de todos os Portimonenses!
Algumas palavras que não deixarão ninguém indiferente...
"Olá Pedro, fico muito feliz em ajudar e em saber que alguém se recorda da minha passagem por Portimão.
Tenho sempre em meu coracão um espaco guardado ao Barlavento. Era sempre uma felicidade quando retornava-mos de viagem dormindo no banco do autocarro, sentir o cheiro das sardinhas cruzando a ponte-velha. Se pudesse escolher uma cidade onde gostaria de passar o resto de minha vida esta seria certamente PORTIMÃO, PÁ!
Lembro de todas essas partidas e outras mais...o gol contra o Porto do falecido Zé Beto foi muito importante... o Skoda tentou cruzar a bola bate no barra superior e engana Zé Beto eu que sempre sigo as bolas até o fim empurrei para dentro para dar aqueles pontos tão importante aos MARAFADOS! Lembro do Alain vir me abracar no final do jogo e de chorar-mos de alegria.
Tenho recortes do jornais daquela época e posso fazer scaners para voces. Tenho a foto da equipe que empatou na LUZ... E também seria muito bom saber onde anda o BULGAROV (Guetov) assim nós o chamava-mos no balneário.
Em 2003 assumi o cargo de treinador adjunto do FC Lahti e no momento desempenho a mesma funcão, primeiro com Harry Kampaman e agora Antti Muurinen (ex treinador nacional Finlandez), treino também a Academia sub 88 de Lahti e no final deste ano acabo o curso universitário para treinador profissional PAJULAHTI/ 2006-2008. Tenho muitos convites para treinar outros clubes aqui e fora da Finlandia, mas no momento meu coracão habita em Lahti, e mesmo por que possuo um Restaurante no Centro de Lahti, Mamma Maria de cozinha Italiana.

Nomes da minha época:
Vitor de Oliveira, Paulo Roberto, Zé Torres, Manuel de Oliveira, Carlos Alhinho, Joubert, Quinito... (treinadores), lá no escritorio o Mario Hélder, Rebelo, seu Mira, Zé Grande...
Zé Manoel (chinês) massagista. Tinha o Rui fisioterapeuta, fizemos uma festa para a despedida de solteiro dele que foi uma coisa de louco!
Nivaldo, Barão, Dinis, Teixeirinha, Zé Alhinho, Alain, Salomão, Pacheco, Augusto, Sérgio, Forbs, Guetov, Cesar Brito, Cadorin, Balacó, Leonardo, Simões, Bezinski, Karim, Diop, Skoda, Mendes, Kashmerov, Simeonov, Caldeira, Vadinho, Adalberto, Paulinho... "

Aguardem então a entrevista que será publicada em breve com Luciano, um brasileiro que levou bem alto o nome do Portimonense e a quem agradeço desde já a sua colaboração e simpatia! Para que conste, as palavras que surgem no texto em maiúsculas são da autoria do próprio Luciano.

12 comentários:

Unknown disse...

Olá Pedro
COmo descobris-te o Luciano?
Luciano tem restaurante em Lahti.COmo vai o amigo argentino ANdrés?

guetov disse...

Alguma pesquisa e alguma sorte também...
Referes-te ao Andrés Madrid?

Hydroxy disse...

grande trabalho guetov !

um dos maiores jogadores que passou pelo nosso clube...

João disse...

parabéns pelo trabalho!

P. disse...

Guetov,
Trabalho num grande órgão de comunicação social e fiquei com inveja do teu notável trabalho para conseguires estas informações. Magnífico artigo!

Recordo-me perfeitamente do jogo de estreia do Luciano em Portimão. Com ele estreou-se outro brasileiro que permaneceu menos tempo em Portimão: o Salomão.
A estreia foi contra o Varzim cujo gurda redes era, na altura, o Lúcio.

Lembro-me também de numa manhã de Sábado ter estado num treino das camadas jovens. Nessa manhã treinavam igualmente os séniores que deixavam o carro estacionado no parque atrás dos balneários. Nessa manhã encontrei o Luciano a "chupar" gasolina através de um tubo para abastecer o seu Citroen 2 cavalos que tinha ficado seco! Memorável :)

Obrigado! A ti ti pelo trabalho; ao Luciano pelos golos e por se lembrar tão bem do nosso clube!

Pedro Simões

Offshore disse...

Não tenho nenhuma ligação ao Portimonense no entanto gosto de visitar este blog pela sua qualidade.

Este trabalho sobre o Luciano, de quem não tinha nenhuma referência, é uma prova dessa mesma qualidade.

As suas palavras devem encher de orgulhos os adeptos do Portimonense !

Parabéns

Anónimo disse...

Brilhante !

este é o verdadeiro objectivo do nosso blog , parabens e continua .

és grande.

sem nome disse...

Muito, muito, muito bom trabalho :)

Anónimo disse...

Enorme! :)

Anónimo disse...

Parabéns, grandíssimo trabalho!!! Lembro-me perfeitamente do Luciano, grande jogador que deixou saudades em Portimão. Aquele golo que ele marcou na Luz.....se não me engano deu o unico ponto que o Portimonense consegui roubar ao Benfica em jogos oficiais.

Unknown disse...

Andres era amigo meu e do Luciano

Anónimo disse...

Será que não existe fotos ou comentários sobre o clube e seus jogadores num passado mais longínquo, na época do Guarda redes Daniel, do Semedo, dos defesas Rebelo,Lino, Afonso,Celestino,avançados Ramos,Mateus,Pacheco etc... dos anos 50, 60 gostsva de ver alguma coisa sobre isso.