sexta-feira, 13 de julho de 2007

Brasileiros que passaram pelo Portimonense

Nivaldo aqui ainda no Brasil e com cabelo


Duílio com as cores do Fluminense

Edmilson


"Roberto Coração de Leão" aparece aqui no lado esquerdo da foto.


Por onde andam alguns brasileiros que passaram pelo Portimonense?

Após uma árdua pesquisa consegui encontrar alguns deles:

Roberto "Coração de Leão": Treinador das escolas de futebol do Sport Recife.

Este brasileiro que chegou a representar a Seleção brasileira por 4 vezes representou o Portimonense já numa fase derradeira da sua carreira, isto após passar pelo Rio Ave.

Edmilson: Treinador das Escolinhas do Guilhabreu (freguesia do Concelho de Vila do Conde)

Pertenceu ao Portimonense na época de 2003/2004 onde cumpriu 1921 minutos. Lesionou-se quando faltavam oito jornadas para terminar o Campeonato o que o levou a pedir a rescisão do contrato pois sabia que já não poderia voltar a alinhar em nenhum jogo, demonstrando assim um grande carácter.Em Setembro último, o jogador integrou o plantel do Guilhabreu, clube da 1.ª Divisão da AF Porto, depois de ter estado a treinar em Pedrouços. Não chegaria a terminar a época onde teve como companheiro de equipa Fernando Almeida com quem jogou no Salgueiros. A O NORTE DESPORTIVO, Edmilson sublinhou na altura que “não pensava voltar a jogar”, mas depois de ser «aliciado» pelo presidente e restante Direcção decidiu “ajudar o clube”. “Vou tentar ajudar o Guilhabreu a alcançar os objectivos”, garante, acrescentando que se trata de uma “experiência nova” à qual ainda se está a adaptar: “Ainda estou a habituar-me ao pelado. É muito diferente, porque a bola salta mais, mas está tudo a correr bem. O grupo tem jogadores de grande qualidade”. O presidente do Guilhabreu, José Carlos, recorda, ao ND, como conheceu Edmilson: “Ele apareceu cá por intermédio de um amigo porque queria abrir uma escola de futebol. Conversámos, chegámos a acordo e a escolinha já funciona com mais de trinta miúdos. Depois com a convivência surgiu também a amizade e convidamo-lo para jogar. Algo que inicialmente recusou, mas que depois decidiu aceitar”. José Carlos admite que até “custa a acreditar que o Edmilson” vá jogar no Guilhabreu, mas ressalva que o atleta “é uma pessoa como outra qualquer” e que tem feito “tudo para ajudar o clube”. “Ele tem treinado bem e quer estar a cem por cento para ajudar o clube. É uma satisfação para nós poder contar com um avançado como ele… Acredito que quer o Edmilson, quer o Guilhabreu, só têm a ganhar”, frisa.

Duílio: Converteu-se à vida religiosa, na Igreja de Nova Vida e nos Atletas de Cristo, onde coordena uma equipa de futebolistas desempregados.

Depois de ter passado pelo Curitiba, Fluminense, Sporting, Estrela de Amadora, entre outros, Duílio acabaria aos 38 anos a sua carreira ao serviço do Portimonense onde permaneceu durante três temporadas (1992/1993, 1993/1994 e 1994/1995) sempre como titular. Completou no passado dia 13 de Março, 50 anos de vida.

Nivaldo: Empresário de jogadores, com ligações ao Pernambuco.

Quatro temporadas ao serviço do Portimonense e todas elas na Iª Divisão (1985/1986, 1986/1987, 1987/1988 e 198871989). Excelente médio proveniente do Vitória de Guimarães e do Benfica, curiosamente empresário do jogador Raphael que chegou esta época ao Portimonense proveniente do Botafogo da Paraíba.

Pires: Vive em Sorocaba, onde foi recentemente homenageado com o prémio 'Cadeira de Craque' por um clube local.

Actuou no Portimonense nas temporadas de 1987/1988 e 1988/1989. Consta que foi ele num treino que provocou propositadamente a lesão que impediria Simeonov de singrar no nosso clube. Simeonov para quem não sabe chegou a Portimão acompanhado de outro compatriota seu chamado G(u)etov...

1 comentário:

Anónimo disse...

há muitos mais jogadores brasileiros que brilharam alto no portimonense , casos de :

HILTON - pai do Targino do Guimarães .

Jailson - pai do Ermerson