quarta-feira, 4 de julho de 2007

Plamen G(u)etov

Plamen Tzvetanov G(u)etov nasceu a 4/3/1959 (48 anos) em Pleven, na Bulgária.
Há muito que desejava escrever este post porque G(u)etov é uma das minhas maiores referências no que toca ao Futebol.

Posso dizer que a razão que me levou a ser do Portimonense tinha eu 9 anos de idade foi o facto da ter prestado pela primeira vez atenção a um relato que estava a dar na rádio. Disputava-se o jogo que ditaria o Campeão da IIª Divisão. Na altura a IIª Divisão estava dividida em Norte e Sul e o Varzim bateu o Portimonense senão me engano por duas bolas a uma. Podia ter escolhido o Varzim (até porque o meu pai é natural da Póvoa) mas optei pelo Portimonense. Não sei explicar a razão para naquele dia ter decidido ser do Portimonense mas já lá vão trinta anos e não me estou a ver agora a mudar. Não é o meu segundo clube mas sim o primeiro, aquele que me faz gritar, chorar, vibrar!

Deixarei para mais tarde o relato de alguns episódios que vivi ao longo da vida e que permitirão a todos conhecer-me melhor.
Anos mais tarde li uma notícia a dizer que o Portimonense, visando a fuga à despromoção, iria reforçar-se com dois búlgaros: Simeonov e G(u)etov.

Na altura os desportistas só podiam abandonar a Bulgária após os 28 anos, o que levou a que grandes futebolistas búlgaros tivessem chegado a Portugal e não a outros destinos melhores. Mihailov, Mladenov e Sadkov ao Belenenses (este último era o que mais internacionalizaçõe tinha mas resultou num enorme flop), Radi Zdravkkov ao Desportivo de Chaves, Petrov ao Beira-Mar e G(u)etov ao Portimonense, só para citar os titulares da Seleção Búlgara entre muitos outros de inegável valor (Tenev, Gospodinov, Spassov, Yulian) e mais tarde Bezinsky e Voynov (também ao Portimonense), Kostadinov (F.C.Porto), Balakov (Sporting), etc...
Muita gente não sabe mas Penev esteve com um pé no Portimonense acabando por rumar a Saragoça e mais tarde ao Valência...

G(u)etov foi o futebolista que mais me impressionou, não só pela qualidade dos livres que marcava mas também pelos atributos técnicos que possuia. Era completo apesar de coxear e de não se mexer muito em campo, no fundo, fazia mexer a bola e os colegas... O melhor golo que o vi marcar foi contra o Feirense com o campo enlameado e a fazer passar a bola por cima de dois adversários, um com o pé esquerdo e o outro com o direito para finalizar de primeira e sem deixar a bola bater no chão. Na altura o Domingo Desportivo elegia o melhor golo da jornada, do mês e da época mas por ironia do destino este não seria contabilizado. Isto, porque devido ao mau tempo as imagens só chegaram ao estúdio após o final do programa! Quando passou na televisão, no dia a seguir à hora de almoço já outro tinha sido escolhido na véspera como golo da jornada! Foi sem qualquer dúvida o golo do ano! Um dos melhores de sempre!

G(u)etov começou e acabou a sua carreira no Spartak de Pleven, um modesto clube búlgaro. Passou ainda pelos seguintes clubes: Spartak Varna, F.C.Beloslav, C.S.K.A. de Sófia, Etar Veliko Tarnovo, Levski Sófia, P.F.C. Shumen, P.F.C. Cherno More Varna, Portimonense e sem que eu tenha podido confirmar, surge também referência ao Desportivo de Chaves.

Jogou a sua última época com 39 anos idade, acumulando funções de dirigente no Spartak de Pleven.
Ganhou o prémio para o melhor jogador do Campeonato búlgaro em 1992/93 pelo Levski de Sófia.
Totalizou 286 jogos no Campeonato búlgaro tendo marcado 165 golos! (108 pelo Spartak de Pleven).
Em 1985 foi o melhor marcador do Campeonato Búlgaro com 26 golos, também ao serviço do Spartak de Pleven.
Repetiu o feito em 1993 ao serviço do Levski de Sófia também com 26 golos marcados.
Jogou por 26 vezes pela Seleção Búlgara tendo marcado 4 golos.

Presto desta forma homenagem a um dos melhores futebolistas que já vi jogar e felizmente para mim no clube do meu coração!
Há muito anos que este nick me acompanha, aqueles que me conhecem sabem que sou o Guetov!!!


11 comentários:

Toy Marafado disse...

Amén!!! Craque, um espectáculo tê-lo visto jogar.... E o golo que ele fez ao Benfica no Estádio do Bonfim(D 2-3) no último ano em que o Portimonense andou pelo principal escalão do Futebol português!!?? O Silvino ficou preso ao chão...

Toy Marafado disse...

Uma das melhores coisas que tenho ganho com este Blog, pese embora as muitas ofensas com que tenho sido brindado, é o facto de puder falar com outras pessoas que sentem o clube como eu, o que em Setúbal é muito díficil!!! Boas amizades que tenho conseguido. Guetov se no fds tiveres pelos algarves vamos jantar. Abraço. Obrigado a todos por fazerem deste Blog um enorme sucesso. Obrigado Mário, Ruben, Gonçalo, Guetov, Luís, Rangel, Hidroxy, entre muitos outros que peço desculpa por não mencionar!!!

Fred disse...

Gostei muito do blog!!
visitem tambem perigonaarea.blogspot.com

P. disse...

Guetov e Simeonov estrearam-se num jogo, salvo erro, contra o Marítimo, em que o Portimonense ganhou 2-0. Guetov marcou o primeiro golo desse jogo, na zona da meia lua, num remate de primeira em que a bola entrou na baliza do "peão".

Cada livre que Guetov marcava era meio golo. Recordo-me bem da movimentação na bancada dos sócios cada vez que havia um livre perigoso.

Guetov jogou também no Mundial de 86 e até marcou um golo no empate (1-1) contra a Coreia do Sul.

Dizia-se que era coxo... mas tomara muitos jogadores sem esse défice conseguirem jogar como ele.

Sei no entanto que fumava bastante, daí a pouca resistência física e pouco combate. Era de facto menos um a defender.

Ainda hoje tenho aqui comigo um autógrafo dele, obtido num dia em que nos cruzámos na zona onde os jogadores estacionavam os automóveis.

Quanto a Simeonov... prometeu muito mas lesionou-se com gravidade e desapareceu. Diz-me que terá sido o Pires (médio brasileiro que tinha chegado do Farense) num treino, história que não consegui confirmar.

abraço
Pedro S.

Anónimo disse...

Eu por acaso soube que o Penev, esteve para vir para o Portimonense.Foi uma pena!
E penso que o Kostadinov esteve tb quase para vir, mas na altura decidiram-se pelo Voynov, uma vez que era considerado mais promissor.

Ainda me lembro do 1º treino do Guetov em Portimão. Em 10 Livres que marcou, 8 deram em golo e 2 foram aos postes (e não estou a exagerar). Um gajo muito porreiro que tive o prazer de conhecer e de ser seu amigo, apesar de na altura ainda ser um puto e um acima de tudo um GRANDE JOGADOR!!!

Desse golo contra o Feirense, lembro-me perfeitamente.Chovia que Deus mandava.
Tb marcou um muito parecido na Madeira contra o Maritimo (faz que remata em força com o esquerdo, puxa para o direito e lá vai chapéu). Grande golo!!

Toy Marafado disse...

Simõesonuevo adorava puder contar com a tua colaboração neste blog. Envia-me um mail se estiveres interessado. pedrocustodio11@hotmail.com
Abraço

Anónimo disse...

GRANDE JOGADOR DAQUELES QUE MARCAVA A DIFERENCA E FAZIA ENCHER OS ESTADIOS.

ASSIM COMO :-- DEMA (LEMBRAM-SE??) JAILSON CADORIN RAMOS PACHECO AFONSO E LECAS DANIEL ADVENTINO ETC

Anónimo disse...

Tenho 26 anos e lembro-me de ir ao estadio do Portimonense, embora muito novo, ver um jogo, penso que com o Tirsense (salvo erro), em que Guetov com o seu pontapé fortissimo num livre tombou um jogador da barreira em que ficou no chao um quanto tempo. Nao tenho idade para me lembrar da sua maneira de jogar, mas lembro-me do seu potentissimo remate. Guetov é o unico nome que me lembro aquando o Portimonense estava na 1ª Divisão. Continuem este bom trabalho com o Blog. Alexandre - Albufeira.

Anónimo disse...

olá é a 1ª vez q por aqui passo não sei qual a importância q este blog tem junto do clube em si ,mas se tiver algum gostava q se tivesse a iniciativa de fazermos algo para que o INIGUALÀVEL viesse a portimão ,para que todo os portimonenses podessem agradecer tudo o k fez pelo clube,eu tambem tenho 30 anos e acho k como todos até á minha idade existiram dois colossos q representaram o nosso clube um Deus já o tem....SERGE CADORIN... o outro o INIGUALÀVEL GUETOV merece que em vida o nosso PORTIMONENSE lhe preste a devida homenagem, parabens pelo blog.....ass-PEDRO BEBÈ

Anónimo disse...

para quem viu jogar o magnifico guetov,só se pode lembrar que cada livre em frente á baliza era como se fosse um penalti(golo certo),obrigado a jogadores como estes por terem jogado no nosso clube,é pena que agora nós os portimpnenses só vivamos de recordações,esperemos que o portimonense volte a ser o que era.

Anónimo disse...

Lembro-me de um jogo em que GUETOV foi marcar um livre julgo que com o União da Madeira e marcou um livre fantástico com a bola entrar no lado do peão á esquerda do GR. O arbitro mandou repetir porque não tinha apitado. Os sócios insultaram o arbitro como normal. Guetov olhou para os sócios fez o gesto de terem calma. Pegou na bola, esperou que o arbitro apitasse e marcou outro golo fantástico mas agora do lado direito do GR. Genial