terça-feira, 2 de outubro de 2007

Felicidades Luís, Rui, Joaquim e Gonçalo









Sempre acompanhei o Portimonense como adepto. Vi o clube lutar pelos primeiros lugares nos anos 80, assisti à participação na Taça UEFA, acompanhei a queda na IIª Divisão B e o regresso à Liga de Honra. Tive a oportunidade de ser convidado para escrever neste Blog após ter feito alguns comentários há cerca de seis meses atrás, defendendo um ideal de desenvolvimento do meu clube do coração. Revi-me inteiramente no projecto liderado por Fernando Rocha que permitiu ao Portimonense estar vivo, a competir na Liga de Honra, com um plantel formado por jovens jogadores de grande futuro e que tinha o Prof. Luís Martins como técnico principal. Aprecio o trabalho de treinadores como Carlos Queirós, José Mourinho, José Peseiro, Nelo Vingada, Rui Caçador, Manuel Machado, Agostinho Oliveira, entre outros. Luís Martins, na minha opinião, segue uma linha que me agrada e apesar de alguns pensarem que a sua passagem por Portimão deixou muito a desejar, eu não partilho dessa opinião. Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Luís Martins, juntamente com o Toy, e conforme qualquer um deles pode confirmar, criou-se logo entre nós uma forte empatia. O anterior treinador do Portimonense é não só alguém entendido na sua profissão como uma pessoa extraordinária, simples, bom conversador, um exemplo para muita gente que anda no Futebol de nariz empinado. Com o passar do tempo não mudei de opinião, muito antes pelo contrário. Aqueles que o conhecem e que com ele trabalharam sabem bem o que estou a dizer. Aqueles que não tiveram a felicidade de conhecer Luís Martins não calculam aquilo que perderam. Lamento a sua saída porque sempre acreditei e continuo a acreditar no seu valor e que como o David Caiado afirmou há tempos, não interessa como se começa mas sim como se acaba... Os resultados na Liga Vitalis precipitaram a sua saída mas não apagam aquilo que assisti nos últimos meses: um grupo unido, coeso, trabalhador, alegre, liderado por alguém que é um exemplo no Futebol e na vida!
Muito obrigado a toda esta equipa técnica, ao Rui, ao Joaquim, ao Gonçalo, sem esquecer o Prof. Vítor Maçãs e claro ao Luís por terem desenvolvido sempre com profissionalismo e seriedade o seu trabalho, o qual, não tenho a mínima dúvida, teria dado frutos no futuro.
Como te confidenciei uma vez: Luís, onde quer que estejas no futuro, estarei sempre a torcer pelo teu sucesso e pelo sucesso daqueles que te acompanham.
Um grande abraço, votos de felicidades e até breve...




15 comentários:

Toy Marafado disse...

Foi um prazer conhecer este grande homem!!!
Muito obrigado Luís por tudo o que deste ao Portimonense. És grande e vais ter muito sucesso ao longo da tua carreira. Abraço.

Anónimo disse...

Um grande homem que nem as boas tardes dava aos socios nos treinos .Não tens lá no bairro um clube para ele treinar.E podes ficar avisado se o treinador for o Vitor Oliveira ele nem vai ver o blog .

Anónimo disse...

Peca por tardia a sua saida,conseguiu minar o trabalho do proximo com o plantel por si constituido

Toy Marafado disse...

Anónimo, ou para facilitar a identificação vou-te tratar por bosta, espero mesmo que seja o Vítor Oliveira o novo treinador. E acredita que independentemente de quem for o treinador ele aparecerá no Blog!
Agora espero é que não seja o Balela...

Anónimo disse...

Pois é meus meninos, o que foi que eu disse muito antes do inicio da época?

Chamaram-me de tudo menos de santo, pois agora engoliram a seco.

Em conversa com amigos disse sempre que este treinador não durava até à 10ª jornada, foi logo à 6ª.

O grande problema aqui não acho que esteja no Luís Martins a treinar, embora também acho que ele tem pouco de líder.

Penso mesmo que ele colocou os melhores 11 possíveis nos jogos(não tinha muito por onde escolher) embora no meu ponto de vista não colocava um ou outro jogador em certos jogos, mas cada um têm a sua maneira de ver o futebol, e têm que saber mais que eu, é o seu trabalho.

O grande problema foi a sua falta de experiência e quero mesmo acreditar que seja isso, pois formou um plantel fraco para uma liga de Honra. Já vi n jogos do Portimonense e tanto jogador por cá passou, pois mal comecei a ver as contratações que estavam a ser feitas, pensei logo "isto vai dar merda", ou então "isto é um trunfo do martins, e está aqui jogadores excelentes", infelizmente para o Portimonense aconteceu a 1º hipótese.

Não gostei do despedimento do Diamantino, mas até concordei com a vinda deste treinador, um gajo novo, com novas ideias, podia fazer um bom trabalho, mas comecei logo a desconfiar com o 5-2 em Braga, com uns arranjos tácticos, num abrir e fechar de olhos passamos de um 3-2, para um 5-2 e nunca mais rematamos à baliza, mas como é o Braga, vá lá um gajo desculpa...

Agora quem vier(já li um nome aí dum gajo...oh meu deus...)tem muito que fazer. Na reabertura do mercado tentar equilibrar este plantel principalmente do meio campo para à frente.

A culpa do mister Martins não morre sozinha. Tudo bem que a direcção optou por dar liberdade ao treinador na formação do plantel, por um lado concordo para depois não haver desculpas, mas já deixavam de ser anjinhos, é que parece que quem toma ou os que tomam as decisões no futebol sénior do clube, não percebe nada disto, são demasiados erros...é que com este andamento a 2ªB está muito perto. E se for verdade os rumores aqui ditos do alto vencimento deste plantel, um dos mais bem pagos da Liga, então aí é gravíssimo, fazia-se uma equipa excelente.

Vamos ver quem vem agora, é melhor pensar 2x ou mesmo 3, porque se for à primeira vão fazer merda, já estou a ver...

Desejo felicidades ao Martins, para os seus novos projectos, infelizmente para ele e principalmente para o Portimonense não deu certo.

Anónimo disse...

toy... tem calma :|

Anónimo disse...

Guetov, sei que gostas de discutir futebol, e gostava que me explicasses esta parte do teu comentário:

"e apesar de alguns pensarem que a sua passagem por Portimão deixou muito a desejar, eu não partilho dessa opinião."

Queria que colocasses de parte o factor humano, e que me dissesses em termos práticos, o que achas que fez bem o Luís Martins enquanto treinador, e quais foram os resultados práticos do seu trabalho que pudeste dar nota positiva.

Eu da minha parte não me importava de continuar com Luís Martins, se o nosso projecto fosse descer À II B e daí reestruturar completamente o futebol do Portimonense desde as escolinhas aos seniores, deixar de gastar rios de dinheiro com o futebol profissional, deixar de extorquir a Câmara e os seus munícipes respectivamente, e formar uma escola de atletas da zona, e com quem as pessoas de cá se identificassem. Depois aí sim, com essa estrutura montada, partir para outros voos.

Assim, arrisco-me a dizer que este projecto está dependente da politica e de quem for eleito ter vontade ou não de ajudar o Portimonense.

Por outro lado, se este projecto é o tal projecto Europeu de que tanto se fala, e se o clube quer deixar de ser de bairro, e passar a ser gerido profissionalmente, como uma empresa, acho que nunca se poderia manter um treinador com tão poucos resultados apresentados, ainda que fosse uma excelente pessoa e com grandes conhecimentos sobre o futebol.

Toy Marafado disse...

Espero que o novo treinador seja o Vítor Oliveira!!! Vítor Pontes e Balela não!!!!!
Se despediram um professor para se ir buscar outro, é preferível ser o Amílcar o treinador!

Anónimo disse...

Os jornais desportivos dizem que é Vítor Pontes. Agora é esperar pela conferencia de imprensa para ter a confirmação.

guetov disse...

Ruben, com um bocadinho de tempo responderei à tua questão.Quanto ao futuro técnico apoiarei a 100% aquele que for escolhido. Aprecio o trabalho de Manuel Machado, por exemplo, mas aquele que for escolhido será o meu treinador.

Anónimo disse...

Agora ficamos melhor: pode ser q nao nos aconteça o mesmo q aconteceu ao guimarães!!!!

guetov disse...

Respondendo ao Ruben:

Talvez por trabalhar na área desportiva e por estar à frente dum projecto na área do fitness possa estar mais sensibilizado e mais atento a pormenores que à primeira vista não sejam assim tão evidentes aos olhos da maioria. Tal como noutras áreas, defendo cada vez mais a qualificação e a formação, um treinador de futebol não deve fugir a esta regra e Luís Martins enquadra-se perfeitamente neste contexto. Não conhecia pessoalmente Luís Martins mas tive a oportunidade de ouvir da parte de amigos bastante qualificados o melhor sobre ele, tanto em termos profissionais como humanos. Pessoas ligadas ao Futebol, à Faculdade de Motricidade Humana, algumas das quais o conhecem há largos anos, teceram dele os mais rasgados elogios. Não vou separar o técnico do homem, pois para mim uma coisa implica a outra. Não me parece que seja fundamental o treinador ser valorizado por ter um comportamento e uma atitude grosseira, rude e até ordinária. Se assim fosse não haveria lugar para Carlos Queirós, Arsene Wenger, Sven Goran Eriksson, Manuel Machado, entre muitos outros. Não fugindo da questão, Luís Martins organizou, planeou, periodizou, como nenhum treinador o fez antes dele um trabalho, digo antes, um projecto que a médio, longo prazo daria frutos. Toda a organização do Futebol Jovem foi levada a efeito com a supervisão do Prof. Vítor Maçãs e por Luís Martins. Os técnicos que trabalham no clube com os nossos jovens são indivíduos qualificados e seria curioso perguntar aos nossos jogadores, inclusive dos séniores, que opinião têm daqueles que os lideravam. Para quem está atento a tudo aquilo que tem passado aqui no Blog, sobretudo às entrevistas, pode concluir que havia uma forte união entre todos e de certeza que é com pena que vêm Luís Martins abandonar o Portimonense. Vários jogadores confidenciaram-me que Luís Martins foi o melhor treinador com que trabalharam até hoje. Os resultados desportivos na Liga Vitalis levaram ao seu afastamento, apesar de na Taça da Liga serem muito positivos. O maior defeito centra-se na finalização mas estou em crer que com este plantel, sem qualquer mexida, os resultados acabarão por surgir. Quem afirma que estes jogadores não têm valor não sabe o que diz, basta atestar no seu curriculum e apesar de muito jovens, vários são os jogadores a terem já representado as Seleções Jovens de Portugal. Se quiserem discutir métodos de treino, penso não ser eu nem nenhum de nós habilitado para o fazer. Deixo essa opinião para alguém mais creditado...
Tive a oportunidade de ouvir Luís Martins falar de e sobre Futebol e acreditem que vale a pena ouvi-lo falar.

Anónimo disse...

"um projecto que a médio, longo prazo daria frutos"

para completar a frase " a curto prazo é descer à 2ªB..."

Anónimo disse...

Guetov, gostei da tua explicação, aceito o teu ponto de vista, mas discordo. Não do que afirmas, mas da leitura que fazes de algumas dessas afirmações.
Primeiro, apesar de concordar que a formação é essencial para um treinador nos dias de hoje, não é o único factor necessário para alcançar o sucesso, pelo menos a nível sénior. Senão todos os alunos com boas notas nas faculdades destas áreas dariam bons treinadores. Isso está mais que provado, basta analisares equipas grandes e pequenas de todos os campeonatos do mundo para perceberes isso. Aliás, pensando agora rapidamente lembro-me de mais treinadores com sucesso sem a tal formação académica (ex-jogadores por exemplo) do que ao contrário.
O facto de o Prof. Luís Martins ser boa pessoa, de criar bom ambiente no balneário e de ser bom pedagogo não é suficiente, e a prova é que mesmo com o bom trabalho a nível de treinos, a nível táctico e suponho que a nível teórico, a equipa apresenta um futebol muito pouco consistente.
A direcção viu isso mesmo, e foi por isso que a solução foi esta. Acho que ao Prof. Luís Martins para o sucesso faltará (hipoteticamente) um pouco de jogo fora do campo. Criar o ambiente para um jogo, "picar" os jogadores, fazer-lhes despertar emoções fortes, arranjar inimigos virtuais que possam servir de factor de motivação. A alternativa será (hipoteticamente) ter um adjunto que faça este trabalho.
Quanto às caras das equipas que estão agora à frente das camadas jovens, eram todos pessoas que eu já conhecia, à excepção de um ou outro. Mas sei que a organização e condições são agora totalmente diferentes, muito por culpa da direcção.
Também concordo contigo que temos um grave problema na finalização, mas também acho que foi um problema ter começado uma equipa praticamente do zero, e talvez preferisse que esta mudança tivesse sido gradual (até porque acho que havia valores na equipa do ano passado que se podiam ter aproveitado). O impacto da mudança foi muito grande e foi mais um factor para o insucesso.
Outra coisa que eu, que já assisti a muitos jogos da Liga de Honra me apercebo, é que há jogadores que pela sua experiência, e mesmo pela sua forma de jogar se adaptam melhor a este campeonato. Há muitos jogadores jovens e de muito valor, mas falta a mistura certa de juventude e experiência. Não me lembro de um único jogador no nosso plantel que tenha actuado durante anos numa equipa da Honra a titular, e na minha opinião este é outro factor que pesa nestes resultados.

Mas gosto deste tipo de debate saudável, onde podemos trocar opiniões, apesar de eu ser um leigo nesta matéria. :)

Anónimo disse...

Já agora acrescento alguns treinadores que subiram nos últimos anos à primeira divisão:
- vitor oliveira
- cajuda
- rogerio gonçalves
- carlos brito
- josé mota
- joão alves
- antonio conceiçao
- inácio

Na minha opinião não há segredos na escolha do perfil para subir de divisão, é só olhar para os nomes acima.
Em termos de métodos de treino, acho que já não há tanta diferença. Treina-se bem em quase todas as equipas.
Em qualquer equipa existe um adjunto, ou um preparador físico com qualificações a este nível