domingo, 18 de novembro de 2007

Amílcar Fonseca

O Blog do Portimonense e Amílcar Fonseca, um dos nomes mais queridos para todos os Portimonenses.


O Clube Oriental de Lisboa foi fundado em 8 de Agosto de 1946 pela fusão de três clubes: Grupo Desportivo "Os Fósforos", Marvilense Futebol Clube e Chelas Futebol.


Amílcar quando representava o Estoril Praia.


Nome: Amílcar Lopes da Fonseca
Nacionalidade: Portuguesa
Data de Nascimento: 15/2/1954 (53 anos)
Naturalidade: Olivais Sul
Posição: Defesa Central



Amílcar Fonseca nasceu em Lisboa, nos Olivais Sul. Morou durante a sua juventude na Rua Cidade de Benguela e iniciou-se no Futebol no Clube Oriental de Lisboa.
Foi por uma vez Internacional "A", num jogo particular disputado no antigo Estádio das Antas frente à Espanha, no dia 20/6/1981 (vitória de Portugal por duas bolas a zero). Na altura representava o Clube de Futebol "Os Belenenses" mas poucos meses depois rumaria a Portimão.
Amílcar Fonseca estreou-se na Primeira Divisão com apenas dezanove anos ao serviço do Oriental e permaneceu na divisão máxima do nosso Futebol durante onze épocas, tendo alinhado ainda no Estoril Praia, Clube de Futebol "Os Belenenses", Portimonense e de novo no Estoril Praia. Em todas estas temporadas fez o pleno por três vezes (30 jornadas) e nunca alinhou menos do que 22 jogos em 30 possíveis, o que atesta da sua qualidade, regularidade e confiança por parte dos cerca de vinte técnicos que o orientaram nos quatro clubes por si representados. Foi capitão de equipa no Portimonense nas duas temporadas que alinhou no nosso clube e no Estoril Praia depois de se ter transferido de Portimão.
Era um defesa central muito completo que deixou marcas no Futebol Nacional dos anos 70/80.
Percurso:

1973/1974: Oriental (23 jogos)
1974/1975: Oriental (26 jogos)
1975/1976: Estoril (22 jogos)
1976/1977: Estoril (23 jogos)
1977/1978: Estoril (22 jogos)
1978/1979: Estoril (26 jogos)
1979/1980: Belenenses (30 jogos)
1980/1981: Belenenses (28 jogos)
1981/1982: Portimonense (30 jogos)
1982/1983: Portimonense (26 jogos)
1983/1984: Estoril (30 jogos)

Foi treinado pelos seguintes técnicos:
Pedro Gomes, Carlos Silva, Ludgero Ramalho e José Cordeiro (Oriental); António Medeiros, José Torres, José Bastos, Pedro Gomes, Luís Agrela, Fernando Vaz e Mário Wilson (Estoril); Juca, Peres Bandeira e Jimmy Hagan (Belenenses) e Manuel de Oliveira, Elísio Gouveia e Artur Jorge (Portimonense).
Foi colega de equipa entre muitos outros dos seguintes jogadores: Quim (capitão de equipa e excelente jogador do Oriental), Móia (treinador) e Sapinho (que alinhou também no Portimonense), todos no Oriental. Fernando Santos (sobejamente conhecido), José Torres (idem aspas), Norton de Matos (também no Portimonense), Teixeirinha e Tião (que também estiveram no Portimonense) no Estoril. Delgado (guarda-redes que para além do Belenenses seria também seu colega em Portimão), Luís Horta (excelente defesa central) e Gonzalez no Belenenses. Coelho, Carlos Alhinho e Raúl Águas, só para citar três no Portimonense.
Prestamos desta forma homenagem a alguém que não foi só como técnico que representou ao mais alto nível as cores do Portimonense. Como atleta teve uma excelente carreira, não só em Portimão mas também noutros clubes do primeiro escalão do Futebol Nacional.
Mais informações poderão ser acrescentadas bem como outras fotos.
Obrigado Amílcar por tudo aquilo que representas para nós!

9 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem amilcar! já percebemos todos que és um grande PSC!

P. disse...

Por acaso vou daqui a pouco à Blockbuster dos Olivais trocar uns filmes. Vai uma boleia, Amílcar? :)
Abraço

Anónimo disse...

Tás quase amilcar! força

Anónimo disse...

LEMBRO-ME TÃO BEM DELE QUE NO ULTIMO ANO QUE CÁ ESTEVE PODIAMOS TER SUBIDO DE DIVISÃO NÃO FOSSE A SUA BURRICE EM ALGUNS JOGOS.
REALMENTE FOI UM BOM TREINADOR.

Anónimo disse...

burro o Amilcar? não! nem pensar! já ides ver!

Anónimo disse...

está na hora de trocar o vitor pontes pelo amilcar com urgencia.

Anónimo disse...

tudo treinadores de casa inglesa.
so prejudicam o trabalho dos rapazes.
onde esta a alma do antigamente.
o povo sempreu deu cabo da equipa

Anónimo disse...

quanto ao Amilcar sim ele pertenceu a umas equipas de Portimão com Alma e espirito nem muitos souberam que foi capitão mas a que lembrar outros e que são igualmente da terra ou abraçaram esta terra como deles .
a que mostrar a rapaziada o que foi o Portimonense

São Lopes disse...

"A estreia no Belenenses e no BM 2002 nos Olivais." Beijo São