quarta-feira, 21 de novembro de 2007

TORRALTA E PORTIMONENSE



No final dos anos 80 a Torralta extinguiu-se enquanto equipa de futebol. Este clube dos arredores de Portimão chegou a jogar na segunda divisão - Zona Sul, que na época era um dos campeonatos que davam acesso à divisão principal - onde jogava o Portimonense.
Já nesta época a Torralta (empreendimento) sufocava em dívidas e a crise atingiu o futebol. A solução passou por anexar o clube ao Portimonense que passou a dispôr de mais jogadores e de outro estádio.
No grupo de jogadores que transitaram para o Portimonense destacaram-se Vado e Pacheco. Recordo-me também de Fonseca, que anos mais tarde foi lateral esquerdo do Benfica mas que nunca representou o Portimonense.
Quanto ao estádio (Dois Irmãos, perto dos Três Bicos) foi, na minha opinião, sub aproveitado. Existia igualmente um pelado, paralelo ao relvado, que servia às camadas jovens, mas que durou poucos anos. Aquela zona limítrofe de Portimão era servida apenas pela velhinha Estrada de Alvor, os acessos não eram os melhores, mas posso atestar que se tratava de um óptimo relvado que chegou a ser usado pelas grandes equipas estrangeiras que estagiavam no algarve durante o Inverno.
Com a instalação do Campo Major David Neto perto da Praia da Rocha, o Estádio Dois Irmãos caíu em desuso e, até há poucos meses, esteve praticamente em ruína. As paredes ameaçavam caír e no lugar do relvado existiam... ervas daninhas! - o Blog do Portimonense mostrou em reportagem o antes e o depois.
Recuperado sob a Direcção do Presidente Fernando Rocha, voltou a ficar ao dispôr do nosso clube, quer para treinos da equipa principal, quer para jogos das camadas jovens. Uma mais valia para a dinâmica de um clube que, para além da equipa principal, tem centenas de jovens a praticar desporto.
Dos velhinhos tempos da Torralta deixo-vos uma relíquia que eu próprio não sei datar. Talvez início dos anos 80. À direita, em baixo, estará o Pacheco nesta equipa de camadas jovens. Descubram os restantes... eu tenho um palpite!

Cumprimentos
Pedro S.

p.s. - agradecimento ao blog "made in algarve" que disponibilizou esta imagem.

16 comentários:

P. disse...

Este artigo foi escrito pelo que me recordo daquela época e não com base em dados oficiais do clube, pelo que peço desculpa por alguma imprecisão.

Da mesma forma também vocês poderão corrigir ou acrescentar dados.

Cumps

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

O Estádio 2 Irmãos ainda foi utilizado pelas camadas jovens do Alvorense antes de ser deixado ao abandono, e o tal campo pelado que foi referenciado, fica situado como parte do que hoje é uma urbanização enorme que foi erigida ao lado do Estádio 2 Irmãos, e que se dá pelo nome de Urb.Vale de França. Actualmente, em cima do antigo pelado, estão construídas algumas vivendas. Desconhço o teor das negociações que levaram a isso.

Anónimo disse...

Penso também que o estádio 2 Irmãos na altura em que a Torralta se extiguiu, não passou para o Portimonense. Penso que só mesmo recentemente é que isso aconteceu. Talvez por isso o estádio tenha chegado ao estado que chegou.

Joca

Anónimo disse...

o estadio Dois Irmãos foi utilizado pelo Alvorense enquanto o estadio da restiga estava a ser relvado, os terrenos do pelado pertencem a uma familia de Portimão que na altura tinha cedido os terrenos para o referido pelado , mais tarde forma vendidos por lotes.

Anónimo disse...

o treinador é o Daniel Granadeiro .

Anónimo disse...

Os meus sinceros parabéns por esta lembrança que faz justiça a um clube que nasceu e floresceu antes de tempo e por isso mesmo acabou e foi votado ao completo esquecimento...

Num tempo onde o futebol juvenil era os 3 grandes e o resto era paisagem a Torralta foi um caso sério no futebol português... e continuo a pensar que o PSC - o meu clube - não soube na devida altura tirar o devido partido do que de ( muito ) bom se fazia na Torralta!

Eu joguei na Torralta no último ano em que este clube existiu continuando depois a minha "carreira" no PSC ... mas verdade seja dita no que diz respeito ao futebol juvenil na nossa cidade nunca mais estivemos ao nível da Torralta!

Que o trabalho agora lançado no futebol juvenil por esta direcção do PSC venha a dar frutos mas para tal é necessário muita paciência e uma equipa senior estabilizada e em crescendo... vamos todos fazer figas para que esta última condicionante venha a acontecer!

Anónimo disse...

O estádio 2 Irmãos foi utilizado pelas camadas jovens do PSC durante pelo menos 3 anos inclusive os seniores lá treinavam... o Alvorense só apareceu muito depois.

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Lá atrás quando referi Urb.Vale de França, queria referir Urb.Vale de Lagar.

Sim, é verdade. O Portimonense ainda usou as infra-estruturas do Estádio 2 Irmãos para as suas camadas jovens. Isto há cerca de uns 15 anos...

Anónimo disse...

Foi aqui a malta do Blog do Esperança que desencantou esta foto.

Anónimo disse...

I am looking for Rui Manuel. I met him during the summer around 1985/86 (if I remember correctly) and we stayed in touch untill I moved from Holland to the middle-east and Switzerland. therefor we lost track of eachother. I hope some who reads this can bring us back in touch after all these years.

Greatings,
Jorga

jorga34@yahoo.com

Anónimo disse...

I am looking for Rui Manuel. I met him in the summer of 1985/1986 in Portimao. We stayed in touch for a while but since I moved around a lot we lost track of eachother. I hope some who reads thiswill be able to get us back in touch.

Regards, Jorga den Ouden

Jorga34@yahoo.com

Anónimo disse...

I am looking for Rui Manuel. I met him in Portimao in the summer of 1985/1986. We kept in touch for a while but due to my moving around to other countries (home country:Holland) we lost track. I hope some who reads this can get us back in touch.

Kind regards, Jorga den Ouden

Jorga34@yahoo.com

Anónimo disse...

I am looking for Rui Manuel. I met him in Portimao in the summer of 1985/1986. We kept in touch for a while but due to a couple of movements from me to other countries we lost track. I hope some one who reads this will be able to get us back in touch.

Kind regards, Jorga den Ouden (Holland)

Jorga34@yahoo.com

rovit disse...

daniel granadeiro,schuster,camilo,malveiro,to luis,vitor campos,rui jorge e tony..em baixo,ze paulo ,manuel,luis,vieirinha,pacheco...melhor resultado de uma equipa de iniciados de portimao

rovit disse...

caso queiram mais algumas fotos dos tempos da torralta e so dizer..

Anónimo disse...

Procuro quem me saiba dizer o paradeiro de Norberto Rodrigues, jogador do torralta (angolano), muito gostava de o encontrar.