quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Portimonense 1983/1984

Em cima: Norton de Matos, João Gouveia, Freitas, Barão, Nelsinho e Damas.
Em baixo: Vítor Oliveira, Coelho, Fernando Martins, Balacó e Cadorin.


Em cima: Freitas, José Armando, Pedroto, Niromar, Fernando Martins, Barão I, Coelho, Gaspar e Luís Saura.No meio: Dr. Malha Gregório (médico), José Manuel Proença (massagista), Dérinho, Fernando, Valdemar Custódio (treinador adjunto), Manuel José (treinador pricipal), João Gouveia, Cabral, Simões, Coelho (dirigente) e Chico (roupeiro)
Em baixo: Norton de Matos, Lúcio, Vítor Oliveira, Cadorin, Tavares, Damas, Barão II, Balacó, Luciano, Nelsinho e Rui Águas.


Manuel José chegava a Portimão para construir as bases do melhor Portimonense de todos os tempos. Para ele vai uma palavra de grande agradecimento por ter conseguido colocar-nos onde nunca havíamos estado e onde não tão cedo voltaremos a estar.
O plantel era constituído pelos seguintes elementos:

Guarda-redes:

Vítor Damas; dispensa apresentações, foi Internacional A e guarda-redes do Sporting, Santander, Vitória de Guimarães e Portimonense. É considerado por muita gente o melhor guarda-redes português de todos os tempos ou pelo menos um dos melhores. Infelizmente já não está entre nós.

Tavares; jogou no Farense e senão me engano é algarvio. Por razões óbvias estava tapado por Vítor Damas e confinado ao banco de suplentes.

Barão II; pouco sei sobre este jogador, penso ter subido dos júniores ou então ter sido contratado ao Lusitano de Vila Real de Stº António. Era o terceiro guardião.

Defesas:

Coelho, lateral-direito de grande nível, Internacional A pelo Portimonense e proveniente do Sporting de Espinho. No seu posto talvez o melhor que passou pelo Portimonense lado a lado com José Carlos.

Balacó: central de baixa estatura mas com uma entrega ao jogo louvável. Chegou a ser equacionada a sua transferência para o Sporting mas acabou por não se concretizar o negócio. Também chegou ao Portimonense proveniente do Sporting de Espinho.

Freitas; central que chegou a Portimão no final de carreira proveniente do F.C.Porto. Internacional A e jogador ao estilo de um Oceano da época. Era considerado o defesa mais "duro de roer" e que mais faltas coleccionava. Antes do F.C.Porto brilhou no Belenenses.

Barão I; outro "tanque" que jogava nos limites da dureza. Penso que também chegou a ser Internacional A e transferiu-se do Sporting para o Portimonense. Nunca me hei-de esquecer de uma marcação impiedosa que fez a Paulo Futre em Alvalade que lhe valeu por parte dos adeptos leoninos um enorme coro de assobios e de protestos pela forma como marcou na altura o jovem talento sportinguista.

Derinho; jovem jogador feito nas escolas do Portimonense que raramente foi chamado à primeira equipa e mesmo ao lote de convocados.

João Gouveia; lateral esquerdo proveniente do Vitória de Guimarães e feito nas escolas do F.C.Porto. Era um belíssimo jogador que terá passado ao lado de uma grande carreira.

Simões; central contratado ao F.C.Porto e Internacional A. Jogador elegante e de grande qualidade que com Freitas fez uma excelente dupla de centrais durante várias épocas no F.C.Porto.

Médios:

Nelsinho; brasileiro que impunha alguma criatividade no meio campo e que alternava a titularidade com o banco. Em todas as fotos apresentava um rasgado sorriso nos lábios. Ainda jovem, na casa dos trinta, viria a falecer no Brasil devido a um enfarte.

Vítor Oliveira; médio que mais tarde viria a substituir Manuel José no comando do Portimonense, precisamente no ano das Competições Europeias. Grande profissional que tinha passado como jogador pelo Sporting de Espinho e pelo Sporting de Braga.

Fernando Martins; extremo esquerdo injustamente esquecido por muitos mas que rubricou grandes exibições com as cores do Portimonense. Passou ainda pelo Estoril e pelo Marítimo. Também já não está entre nós.

Luís Saura; pequeno na estatura mas grande na atitude. Chegou ainda muito jovem ao Portimonense proveniente do Rio Ave. Era irmão de Paquito que brilhou no Vitória de Guimarães e que mais tarde ingressaria no F.C.Porto.

Pedroto; médio que dizem ter herdado a alcunha ao seu pai, o grande José Maria Pedroto. Nunca se provou tal facto mas a história faz parte dos meandros do Futebol Nacional. Jogou várias temporadas no Vitória de Guimarães e também era um jogador de grandes recursos.

Luciano D'Onofrio; médio italo-belga indicado por Norton de Matos ao Portimonense mas que se viria a constatar ser um verdadeiro flop. Mais tarde e como todos devem saber tornou-se um empresário de reconhecidos préstimos.

Abreu; médio organizador de jogo e também ele Internacional A. Durante muitas épocas foi capitão do Vitória de Guimarães. No Portimonense passou despercebido mas lembro-me dele como um jogador de elevada qualidade, como existem poucos. Um líder dentro do campo e um exemplo fora dele. Gostava de saber o que é feito dele, pois admirava muito a sua forma de jogar. Não consta na foto acima apresentada.

Fernando; outro produto das escolas do Portimonense, na altura médio. Mais tarde, já na IIª Divisão, seria capitão e afirmar-se-ia como defesa direito.

Robertus; médio dos júniores natural da Holanda e que alinhou apenas numa partida e durante 8 minutos. Era a figura da equipa dos júniores e teve a sua oportunidade. Sairia para um pequeno clube do Algarve do qual não sei precisar e provavelmente terá regressado à Holanda com os seus pais, na altura a trabalharem em Portimão. Também não consta na foto da equipa.

Avançados:

Norton de Matos; avançado que se tornaria no primeiro Internacional A da história do Portimonense. Chegou a Portimão proveniente do Standard de Liége e afirmou-se como um fantástico avançado, tanto em termos técnicos como físicos. Tinha saído muito jovem de Portugal para a Bélgica e quando regressou tinha-se tornado um jogador muito mais forte em todos os capítulos. Foi formado nas escolas do Benfica e teve passagens pelo Belenenses, antes do Standard e após o Portimonense e mais tarde acabaria a carreira ao serviço do Estrela da Amadora. Tinha fama de "playboy" mas ninguém pode negar a sua enorme qualidade enquanto jogador.

Rui Àguas; descoberto por Manuel José no Atlético onde formava dupla atacante com Cabral. Vivia à sombra de um apelido e apenas lhe chamavam o "filho do Zè Àguas". Graças à sua afirmação no Portimonense conquistou por direito próprio um lugar na História do Futebol Nacional, tanto em termos de Seleção como ao serviço do Benfica e do F.C.Porto. Outro enorme jogador.

Serge Cadorin; Norton de Matos conhecia-o de Liège. Cadorin alinhava pelo F.C.Liège e Norton de Matos pelo Standard de Liége. Referenciou-o à Direção do Portimonense e chegava ao nosso clube um dos melhores e mais fortes avançados que pisaram os relvados nacionais. Todos admiravam os seus recursos e a forma como discutia cada lance. Vi o seu primeiro jogo oficial pelo Portimonense frente ao Farense onde marcaria o seu primeiro golo prestes a terminar o encontro fazendo o 2-2 final. Na baliza do Farense estava Meszaros e na nossa Vítor Damas! Que jogo! Um adepto do Portimonense antes de se iniciar a partida fez uma volta ao campo empunhando um cartaz onde se podia ler "Portimão também é do Algarve" em alusão à palavra que Fernando Barata tinha mandado colocar nas camisolas do Farense ("Algarve"). Ao passar pela baliza onde Meszaros aquecia foi "presenteado" com um sapato arremessado por um adepto do Farense e continuou a sua volta de honra empunhando o objecto! Curiosamente os autores dos dois golos do Portimonense nessa partida já não estão entre nós, precisamente, Nélson e Cadorin, falecido no decorrer deste ano. Os dois golos do Farense foram apontados por um algarvio que brilhou no Boavista e que teve uma passagem pelo nosso clube: José Rafael, outro belíssimo e perigoso ponta de lança. Cadorin foi grande, muito grande mesmo! Deu-me muitas alegrias e até à chegada anos mais tarde de Guetov, foi o meu jogador preferido e um ídolo da minha infancia.

Niromar; outro bom jogador oriundo do Brasil que acabou por ficar tapado pelos nomes atrás mencionados. Deu nas vista no Beira-Mar e chegou ao F.C.Porto sem se conseguir afirmar. Após ter saído do Portimonense representaria o Sporting da Covilhã.

Lúcio; deste lembro-me pouco ou nada. Foi contratado ao Vitória de Guimarães e também devido às mesmas razões apresentadas para Niromar acabou por não ser muito utilizado.

José Armando; mais um natural de Portimão e pai de Roberto, que tem sido emprestado ao Lagoa. Era pouco utilizado mas permaneceu ao serviço do Portimonense durante algumas temporadas. Não é só de hoje que os "filhos da terra" acabam por ser pouco utilizados.

Cabral; consta que quando Manuel José foi buscar Rui Àguas ao Atlético o principal objectivo seria contratar este jogador. Acabou por ser emprestado no decorrer dessa temporada, por falta de oportunidades, ao Cova da Piedade senão me falha a memória mas mais tarde voltaria ao Portimonense. Acabou por muitos anos depois de ter chegado a Portimão afirmar-se como lateral esquerdo. Jogou praticamente toda a carreira alternando o Portimonense com o Beira-Mar. Este passou mesmo ao lado de uma grande carreira, várias pessoas já me confessaram o mesmo, tinha um enorme potencial....
O único jogador que faltava identificar e que se encontra na foto do plantel é o ex-junior Gaspar que contudo não efectuaria nenhuma partida e que sairia emprestado ao Lusitano de Évora e não mais regressaria.

Apesar de todos estes grandes nomes que constituiam o nosso plantel, acabámos a temporada em 10º lugar com 10 vitórias, 6 empates e 14 derrotas. 27 golos marcados e 37 sofridos. Totalizámos 26 pontos. Na altura a vitória dava apenas 2 pontos. O Campeonato seria ganho pelo Benfica de Eriksson e nas posições seguintes surgiriam à nossa frente e por ordem: F.C.Porto (Pedroto e Morais), Sporting (Venglos), Sporting de Braga (Quinito), Vitória de Setúbal (Manuel de Oliveira), Vitória de Guimarães (Stessl/João Fortes/Djunga/Alfredo Murça), Boavista (Henrique Calisto), Varzim (José Torres) e Rio Ave (Félix Mourinho). Atrás do Portimonense ficaram: Salgueiros (Octávio Machado/António Fidalgo/António Jesus/António Fidalgo), Farense (Hristo Mladenov/Manuel Cajuda), Penafiel (Fernando Tomé/Luís Miguel/Ferreira da Costa), Estoril (António Medeiros/Mário Wilson), Recreio de Àgueda (José Carlos/Albano Soares) e Sporting de Espinho (Àlvaro Carolino/Hernâni Gonçalves).

Espero ter conseguido despertar algumas memórias.

10º lugar (16 equipas) no Campeonato Nanional da 1ª Divisão.
10 vitórias, 6 empates, 14 derrotas, 27 golos marcados-37 golos sofridos, 26 pontos.

Treinador:
Manuel José

Guarda-redes:
Vítor Manuel Afonso DAMAS de Oliveira "cap." (29 jogos)
José Manuel Jesus TAVARES Santos (1 jogo)
LUÍS Manuel Coelho BARÃO da Silva (0 jogos)

Defesas:
Carlos João Pinto COELHO (27 jogos)
Carlos Manuel Picado da Silva Ribeiro (BALACÓ) (26 jogos)
Fernando José António FREITAS Alexandrino (25 jogos)
Francisco da Cruz BARÃO (25 jogos)
Desidério Manuel da Costa Cabrita (DERINHO) (2 jogos)
JOÃO Ribeiro GOUVEIA (14 jogos)
Carlos António Fonseca SIMÕES (19 jogos)

Médios:
Nélson Dutra da Silva (NELSINHO) (26 jogos)
VÍTOR Manuel OLIVEIRA (24 jogos)
FERNANDO Aurélio Reis MARTINS (26 jogos)
LUÍS Ernesto da Costa SAURA (23 jogos)
António Carlos Bernardino (PEDROTO) (16 jogos)
LUCIANO D’Onofrio (1 jogo)
José Carlos Gonçalves ABREU (11 jogos)
FERNANDO Manuel da Costa Cabrita (2 jogos)
ROBERTUS Franciscus Van Berkel (1 jogo)

Avançados:
Luís Maria NORTON DE MATOS (30 jogos)
José RUI Lopes ÁGUAS (26 jogos)
NIROMAR Martins Campos (10 jogos)
Serge Henry Helene CADORIN (12 jogos)
LÚCIO Mota Matos (10 jogos)
JOSÉ ARMANDO Marcelo Alberto (3 jogos)
Manuel Jorge Ferreira Delgado CABRAL (0 jogos)
Golos:
Norton de Matos 6
Cadorin 5
Pedroto 4
Vítor Oliveira 3
Rui Águas 3
Fernando Martins 2
Nelsinho 1
Abreu 1
Niromar 1
José Armando 1

19 comentários:

Toy Marafado disse...

Grandes recordações que nos fazem lembrar e orgulhar da história do nosso clube!!!

Toy Marafado disse...

Para quando o grande Vítor Oliveira a treinar o Portimonense!!! Ele que tantas equipas já subiu à Liga principal quando vem para Portimão promover o Portimonense????

Anónimo disse...

o ultimo do meio é o Chico dos gelados foi roupeiro no nosso Clube.

Anónimo disse...

Tenho pena de não ter "vivido ao vivo" esta época...

NC disse...

Grande Post

Anónimo disse...

já agora fica aqui um artigo que faz menção a Cadorin e D'Onofrio e a tentativa de corrupção de PC :)

http://dn.sapo.pt/2007/06/30/dnsport/os_problemas_luciano.html

P. disse...

Na fila do meio, os dois "pontos de interrogação" são:

-Dr. Malha Gregório (médico) à esquerda, com barba.

-Sr. Coelho à direita. Lembro-me que era ele quem abria a porta do rinque atrás do estádio quando a malta se juntava para uma futebolada. Portanto deveria ter um cargo relacionado com as instalações do clube.

Cumps
Pedro S.

NC disse...

"Entre as polémicas protagonizadas por D'Onofrio no nosso país, o destaque vai provavelmente para a acusação de corrupção e suborno subscrita por outro belga, o jogador Cadorin. Em 1986, o avançado do Portimonense revelou que D'Onofrio lhe prometera 500 contos e uma transferência para o FC Porto ou um clube da Itália ou da Suíça se Cadorin provocasse um penálti no início do jogo Portimonense-FC Porto (o FC Porto, cu-riosamente, acabaria por per- der esse jogo - com um golo marcado por Cadorin)."

Grande Candorin, assim é que é, infelizmente este tipo de coisas ainda acontece.

Anónimo disse...

Estas e outra situações deviam levar a que o Portimonense nunca mais tivesse qualquer tipo de relações institucionais com o FC Porto, pelo menos enquanto lá estivesse o mesmo presidente.

Mas pelos vistos é preferível perder a honra e dignidade para ganhar uns quantos recambiados emprestados.

sem nome disse...

Enorme post :)

Unknown disse...

Obrigado Guetov !
Excelente trabalho.Fizeste-me recuar 23 anos, ou seja, aos meus 14 anos, quando aos domingos de manhã ainda dava pontapés na bola com a camisola do nosso Portimonense vestida e à tarde vibrava com estes magnos que acabaste de citar.E foram esses momentos, que me fizeram ser um verdadeiro PORTIMONENSE.
Um abraço a todos os PORTIMONENSES.

Anónimo disse...

ah grande guetov!!!

Anónimo disse...

muito bom post...trabalho enorme. Cmprs a todos

Anónimo disse...

PARABÉNS GUETOV!SOU FISIOTERAPEUTA DO RIO AVE,CHAMO-ME PIMENTA E NADA TENHO A VER COM O PORTIMONENSE,MAS ADORO VIR A ESTE BLOGUE!GRANDE TRABALHO!FAZES FALTA AO FUTEBOL!
1 ABRAÇO PIMENTA

Anónimo disse...

Antes de mais parabens pelo vosso excelente blog. Relativamente ao Abreu, poderão consultar um pouco mais sobre a sua carreira no blog Glorias do Passado.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++
http://gloriasdopassado.blogspot.com/2007/03/abreu.html
+++++++++++++++++++++++++++++++++++

Unknown disse...

Olá Amigos
O Blog está optimo
Só é pena que não seja para todos,é par um grupo de vós,que muitas vezes não quer ajuda e trocas!
Não falo só por mim pois já tenho ouvidos varias opiniões.
Lanço um desafio,que nada tem a have r com o comentário,editar um dvd com os resumos dos jogos de cada epoca,a partir de agora claro,assim como foto de todos os jogos em casa,uma revista.
Para o marketing,venda de camisolas,postais ou cromos de cada jogador,etc
Abraço

Anónimo disse...

Futebol total és um iluminado...como é que não se lembraram disso antes??? boa ideia!!

Anónimo disse...

Ó Toy, antes do Vítor Oliveira tem de ser o nosso Amilcar! esse é que nos safava disto certo? AMILCAR, AMILCAR, AMILCAR! CORRIA COM OS CANCROS TODOS DO FUTEBOL E IA O AMILCAR FONSECA!

Anónimo disse...

Guetov os filhos da terra jogavam pouco mas foi no tempo dos ricos quando o dinheiro sujo estava osaco no tempo do Manuel João que dizia que não queria saber do futebol juvenil e ia buscar jogadores feitos mas muitos deles poudres e cheios de vicios porque antigamento até subir a 1ª divisão as equipas eram formadas na maioria por filhos da TERRA e bons mas eu desculpe porque deves ser muito menino não conheces a historia do portimonense jogadores como o MATEUS,AFONSO,PACHECO,LECAS,ARQUIMINIO,SOTA só para te falar de alguns devias era estar calado porque és GRANDE TÓ-TÓ.