domingo, 16 de dezembro de 2007

ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DO PORTIMONENSE SPORTING CLUBE, FERNANDO ROCHA
por Pedro Azevedo "Guetov" e Pedro Custódio "Toy Marafado"


“O Portimonense é, neste momento, o maior desafio da minha vida!”


O nº 1 da actual Direcção do Portimonense, Fernando Rocha.


José Fernando Teixeira da Rocha
, nasceu a 24 de Julho de 1955 (52 anos), em Lisboa. É o sócio nº 653 do Portimonense Sporting Clube, clube do qual é Presidente desde 9 de Outubro de 2006.
Empresário de sucesso, começou a trabalhar com 17 anos nas Férias. Foi o início de uma carreira de grande sucesso!
Recebeu a visita do Blog do Portimonense na manhã de domingo, dia 2 de Dezembro de 2007, poucas horas antes do derby algarvio entre Portimonense e Olhanense, que o Portimonense viria a vencer por 2-1.
Fomos recebidos pelo actual líder do Portimonense de uma forma muito simpática no seu escritório, naquele que foi o seu primeiro empreendimento em Portimão, o Hotel Amarilis, concedendo-nos algum do seu precioso tempo onde foram percorridas temáticas pertinentes relativamente ao passado, presente e, sobretudo, ao futuro do Portimonense.
A conversa foi animada e fluiu a um bom ritmo, tendo o Presidente Fernando Rocha respondido a todas as questões que lhe foram colocadas, abordando mesmo os assuntos mais melindrosos, nomeadamente a situação complicada da equipa sénior na presente temporada.
Um agradecimento especial ao Presidente do Portimonense por ter acedido a ser entrevistado pelo Blog do Portimonense após ter declinado solicitações por parte de alguns órgãos de comunicação social.

Mais um EXCLUSIVO do Blog de Todos os Portimonenses!



BdP: Como foi o seu primeiro contacto com o fenómeno desportivo? Foi praticante de alguma modalidade?
FR: "O desporto sempre me acompanhou ao longo da vida. Joguei Futebol nas categorias de juvenis e juniores no Cova da Piedade. Na passagem para os seniores acabei por trocar o Futebol pelo Andebol e o Cova da Piedade pelo Ginásio Clube do Sul. Troquei assim os treinos num pelado e à chuva pelo interior de um pavilhão, bem mais confortável (risos)."


BdP: Natural de Lisboa, adepto e mais tarde dirigente do F.C.Porto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Portimão e do Portimonense e actualmente Presidente deste último. Percurso no mínimo curioso. No fundo explique-nos o seu percurso até aos dias de hoje.
FR: "Tenho família no Norte, mais concretamente em Amarante, onde cheguei a residir durante dois anos, enquanto era estudante, surgindo aí o gosto pelo F.C.Porto, clube do qual me tornei sócio. Voltei ao Sul onde comecei a trabalhar na área imobiliária, ainda muito novo. Face aos bons resultados obtidos fui subindo na carreira, passando por várias funções até em 1989 ter chegado a Portimão para construir o edifício onde estamos neste momento a ter esta conversa (Edifício Amarilis). E aqui fiquei até hoje. Costumo dizer que Portimão é a melhor terra do Mundo para se viver. Nunca perdi a minha ligação ao F.C.Porto e acabei por ficar ligado á fundação da Casa dos Dragões em Portimão, que continua em plena actividade. Fui convidado para dirigente do F.C.Porto por Jorge Nuno Pinto da Costa, pessoa com quem mantenho há longos anos uma relação de amizade, cargo que abandonei para assumir a Presidência do Portimonense. Estive também na Câmara Municipal de Portimão como Vice-Presidente. Por ter uma dívida de gratidão para com esta terra e estas pessoas resolvi aceitar o convite para assumir os destinos do Portimonense."


BdP: Como chegou pela primeira vez a dirigente do Portimonense?
FR:
"Na época de 1994/1995 fui convidado a integrar a Direcção do Portimonense pelo Eng.º. Alberto Estêvão, que teve o grande mérito de sanear a situação deste clube, tarefa que levou dez anos a ser concretizada."


BdP: Como caracteriza a gestão levada a cabo pelo Eng.º Alberto Estêvão?
FR:
"Ao Eng.º Alberto Estêvão devemos estar todos gratos por ter conseguido salvar o clube da falência e ter conseguido ao longo dos anos em que esteve à frente dos desígnios do clube sanear as contas, tarefa que todos devem perceber ter sido muito complicada. O Eng.º Alberto Estêvão contribuiu de uma forma muito positiva na gestão do Portimonense."

BdP: Desde que deixou de ser dirigente até ter sido eleito como Presidente do clube, como assistiu ao percurso do Portimonense nesse período alargado de tempo?
FR: "Fui sempre um espectador atento durante estes últimos anos em que estive afastado da Direcção do Portimonense, mantendo sempre um camarote onde pude assistir à grande maioria dos jogos disputados."

BdP: Que análise faz ao mandato de João Sintra?
FR: "Desde que assumi a Presidência do Portimonense que as pessoas não me ouviram proceder a qualquer comentário negativo em relação a João Sintra e procurei não culpabilizar a, b ou c por tudo aquilo que aconteceu ao clube e que nunca deveria ter acontecido. Sem querer fugir à pergunta, posso dizer que João Sintra foi o grande culpado pela situação pela qual o clube passou (foi na sua Gestão que se viveram situações muito graves do conhecimento de todos os Portimonenses) mas acaba também por ser o menos culpado pois a meu ver esteve mal acompanhado e pouco informado sobre a realidade dos factos."


BdP: Como e quando surgiu o convite para se candidatar à Presidência do Portimonense?
FR: "Em meados do ano passado, aquando de um jantar promovido pela Autarquia, fui convidado por esta e por pessoas ligadas a grupos empresariais da região a candidatar-me à Presidência do Portimonense, para fazer face à muito difícil situação em que o clube se encontrava. Não podia recusar o convite que me foi endereçado e acabei por aceitar aquele que considero ser um dos grandes desafios da minha vida, depois de ter a certeza que as pessoas que eu pretendia para a minha equipa e que hoje são esta Direcção estavam ao meu lado, nomeadamente o Sr. Presidente da Assembleia Geral Dr. António Mergulhão e o Sr. Presidente do Conselho Fiscal Dr. Nuno Abreu."


BdP: Encontrou o Portimonense como efectivamente pensava estar?
FR: "Infelizmente não. Encontrei um clube à deriva, onde faltavam documentos e a dívida que eu pensava estar em 100000 Euros afinal era o dobro, 2000000 Euros! O cenário era muito pior do que aquilo que alguma vez havia pensado. Por isso volto a afirmar que estamos neste momento à frente de um grande desafio. E como tudo aquilo que tenho vindo a desenvolver ao longo da minha carreira, pretendo também no Portimonense ser bem sucedido. Acredito que se todas as condições acordadas aquando da minha decisão em assumir a Presidência do Portimonense não falharem, este projecto será bem sucedido e os objectivos serão atingidos."


BdP: Antes de vencer as eleições com 79.5% dos votos, as primeiras na vida do clube onde concorreram duas listas, Fernando Rocha afirmou: "Estou consciente que a tarefa que acabo de aceitar formalmente exigirá muito empenho e dedicação. Candidatamo-nos com um manifesto que tem três eixos fundamentais: Restaurar a credibilidade do Clube; Criar bases para que o mesmo seja estável em todas as vertentes; Criar as condições para que o Portimonense possa regressar à Iª Divisão Nacional." Está satisfeito com o trabalho realizado neste primeiro ano de mandato?
FR:
"Decidimos que a primeira fase do projecto que esta Direcção tem em mente para o Portimonense teria a duração de três anos e neste momento estamos em parte satisfeitos com os resultados obtidos. Neste primeiro ano, aplicando uma gestão em conjunto e não isolada (ou concentrada apenas na minha pessoa), recuperámos o Estádio, agora Municipal, que tem vindo a sofrer melhoramentos que todos podem observar no local. O placar electrónico só não se encontra ainda instalado porque chegou já danificado e terá de se proceder à sua troca. O Estádio 2 Irmãos (cedido pela Câmara) foi recuperado e encontra-se ao serviço dos seniores para treinos e das camadas jovens para treinarem e jogarem. Devido ao muito uso, a relva não se encontra nas melhores condições o que levou a que se acelerasse a remodelação do Major David Neto, procedendo-se neste momento à construção de um sintético e de um relvado, que desta forma constituirão alternativa ao Estádio Dois Irmãos. No entanto as obras nem sempre avançam ao ritmo que desejaríamos porque o dinheiro é pouco e não dá para tudo. A Sede do clube na Casa Inglesa foi remodelada constituindo agora um espaço bem mais agradável. Posso ainda dizer que os ordenados estão todos em dia, tendo esta Direcção vindo a cumprir com tudo aquilo com que se comprometeu. Esta Direcção já pagou de dívidas atrasadas um valor superior a 3oo.ooo.oo Euros. Será em breve marcada uma Assembleia-Geral para serem apresentadas as contas. O que até agora não correu de acordo com o pretendido são os resultados desportivos que nos colocam neste momento no fundo da tabela classificativa. Temos sido muito infelizes e por muitos erros que tenhamos cometido em determinadas alturas, ainda não vi nenhum adversário ser superior ao Portimonense nos jogos efectuados até agora na Liga de Honra. Mais cedo ou mais tarde as coisas acabarão por dar certo e consequentemente colheremos frutos. Acredito firmemente que se melhorarmos a parte desportiva, tudo o resto acabará também por se reflectir nessa melhoria. Tudo isto mantendo sempre os pés bem assentes no chão. Gostava de acrescentar que as verbas que esta Direcção recebe da Câmara são as mesmas que as anteriores Direcções recebiam, em resposta a quem afirma que temos vindo a beneficiar de outro tipo de condições que não existiam no passado."


BdP: Quais os objectivos da actual Direcção? Perdoe-me a inconfidência mas o Professor Rui Lampreia (Conselheiro Clínico do Portimonense e grande amigo de Fernando Rocha) confessou-me no início desta temporada o seguinte: " Eu e o Fernando não descansaremos enquanto não colocarmos o Portimonense na Primeira Divisão!" Revê-se nesta afirmação?
FR:
"(risos) O Professor Rui Lampreia é um dos grandes responsáveis por eu estar neste momento à frente do clube. Posso confirmar que se a Câmara cumprir com o prometido existirão condições para colocar de novo o Portimonense na Divisão Principal do Futebol Nacional. Sou uma pessoa habituada a ter algum sucesso na minha vida profissional e não fazia sentido não ambicionar o melhor para o Portimonense. O regresso à 1ª Divisão é a meta de todos os Portimonenses."


BdP: O Portimonense é actualmente um clube estável?
FR:
"O Portimonense não está estável! A auditoria pedida depois de termos tomado posse mostrou-nos números nada animadores de um clube próximo da insustentabilidade. As dívidas ascendiam a números muito superiores àqueles que estávamos à espera. Neste primeiro ano de mandato, que consideramos o ano zero, quer na parte financeira como na vertente desportiva, o Portimonense deixou de aparecer nas primeiras páginas dos jornais por múltiplas situações que em nada dignificavam o bom-nome do clube. Muitos jogadores voltaram a querer representar o Portimonense, pois sabem que somos um clube digno e cumpridor. Assumimos um compromisso de três anos, em que procuraremos acima de tudo conferir estabilidade ao clube, dotar o clube de infra-estruturas para o futuro e não ficarmos a dever um tostão a ninguém."

BdP: Alguns adeptos parecem associar esta Direcção à Câmara Municipal de Portimão…
FR:
"Repito, as verbas que esta Direcção recebe da autarquia não diferem das que receberam as Direcções anteriores! O Portimonense é muito importante para a cidade de Portimão, uma vez que movimenta cerca de 600 pessoas na prática desportiva. Ninguém desta Direcção é remunerado. Todos têm o seu trabalho independente do clube. Eu, Fernando Rocha, nunca coloquei um litro de gasolina, paguei uma estadia ou uma refeição às custas do Portimonense. Na próxima Assembleia-geral os sócios vão ter acesso a todas as contas do clube."

BdP: Contrariamente a outras Direcções que já passaram pelo Portimonense, esta mantém-se inalterada desde o início do mandato…
FR: "Continuamos todos a partilhar as mesmas ideias e a remar para o mesmo lado. Enquanto os apoios que nos foram prometidos não falharem, daremos continuidade ao nosso projecto. As pessoas e a Autarquia têm que cumprir o que acordaram connosco. Quando eu achar que não tenho condições para desenvolver este projecto, serei o primeiro a assumi-lo e a dizer toda a verdade aos sócios."

BdP: Tem sido rotulado por alguns adeptos como um excelente gestor, mas que de futebol pouco percebe…
FR:
"Se eu percebesse de Futebol era treinador! As contratações de novos jogadores são feitas de acordo com os desejos do treinador e com o dinheiro de que se dispõe. É óbvio que neste momento a vertente desportiva está a falhar pois algumas contratações feitas no início desta temporada não estão a corresponder ao que deles era esperado. Estamos atentos a toda esta situação e vão existir mudanças. Não estou habituado a perder! Vamos dar a volta!"

BdP: Se o Portimonense descer de divisão o projecto é para continuar?
FR: "Claro que é para continuar! Se descermos, o que acredito que não irá acontecer, a aposta é para subir logo no ano seguinte. Desde que as pessoas cumpram com os apoios prometidos esta Direcção honrará todos os seus compromissos e tentará elevar bem alto o Portimonense."

BdP: Mas a tolerância dos adeptos para as derrotas é cada vez menor…
FR: "Ninguém está satisfeito com estes resultados e acreditem que ninguém estará mais insatisfeito do que eu. Não gostava de modo algum estar associado a um eventual insucesso do Portimonense. Os adeptos do Portimonense não são melhores nem piores do que os dos outros clubes. Aplaudem os sucessos do clube assim como é normal mostrarem a sua insatisfação nas derrotas. Teria sido mais aceitável descer na temporada anterior face à situação em que estivemos. E teria sido porventura mais fácil assumir um projecto a partir de uma Divisão inferior, o que implica menores custos e despesas."

BdP: É possível tornar o Portimonense um clube auto-suficiente?
FR: "É esse o nosso objectivo. O Futebol não pode viver de mecenas. Só os clubes que conseguirem gerir receitas que cubram as despesas poderão sobreviver face a este cenário de crise em que está mergulhado o nosso país."

BdP: Na apresentação do plantel para a temporada em curso em Julho último, frisou várias vezes no seu discurso a importância dos jovens e a aposta desta Direcção na Juventude. O facto de ter escolhido o Prof. Luís Martins para responsável máximo do Futebol do Portimonense reflecte-se precisamente nessa aposta na juventude? Que balanço faz da "era Luís Martins"? Foi difícil dispensá-lo?
FR: "O Prof. Luís Martins foi a primeira opção para treinador do Portimonense após a dispensa de Diamantino Miranda e quisemos assim apostar num técnico com experiência na formação e que ao mesmo tempo tivesse a capacidade de evitar a descida de divisão, o que veio a acontecer. Por outro lado pareceu-nos a pessoa certa para ajudar no desenvolvimento do Portimonense. Foi com muita tristeza que após um início de Campeonato abaixo daquilo que tínhamos previsto nos vimos obrigados a dispensá-lo. É importante referir que apesar de Luís Martins ter partido, alguns aspectos do seu trabalho estão bem patentes. O Prof. Vítor Maçãs concluiu o projecto de reestruturação de todo o Futebol Jovem do Portimonense e apesar de já não fazer parte do quadro de funcionários do clube, o projecto por si elaborado é a "Bíblia" do Futebol de Formação, continuando a ser desenvolvido para proporcionar as melhores condições aos jovens Portimonenses. Penso que o que falhou foram os resultados desportivos e essa foi a única razão que nos levou a dispensar alguém que teve sempre um comportamento exemplar e que ficou com as portas abertas do clube para que um dia mais tarde, se assim se justificar, possa regressar. Desejo a Luís Martins as melhores felicidades para o resto da sua carreira."

BdP: Mas os resultados nos escalões de formação também não têm sido os melhores…
FR: "Este é também o ano zero para o Futebol de Formação do Portimonense.
Procurámos numa primeira fase dotar os escalões de formação de infra-estruturas que vão ao encontro das necessidades dos jovens. Chegou-se ao cúmulo de os pais dos miúdos proibirem-nos de jogar no Campo Major David Neto face à precariedade das instalações, que punham em risco a saúde dos jovens jogadores. Também já dotámos o quadro de treinadores com elementos competentes e que possibilitem o desenvolvimento dos jovens numa vertente não somente desportiva mas também social."


BdP: Foi publicada em tempos uma notícia que dava conta que Sporting, Benfica e Portimonense estariam interessados em apostar no mercado brasileiro, estabelecendo parcerias com entidades locais, criando Academias de Futebol, com o intuito de formar jogadores para o mercado Europeu, passando por Portugal. O que nos pode dizer sobre isto? Como chegaram ao Portimonense os três jovens oriundos do Brasil, Diego Vicente, Douglas Codó e Rafael?
FR:
"Nunca ouvi falar sobre essa situação, nem sei como ou porque é que terá vindo a público. A vinda para o Portimonense desses três jovens jogadores deve-se ao bom relacionamento que mantenho com o empresário Jorge Mendes. Com ele e com outros empresários como José Caldeira, Óscar Dias, Baidek, tal como com os Presidentes de outros clubes, como o F.C.Porto, Sporting de Braga ou a Naval 1º de Maio, com os quais mantenho muito boas relações. Posso ainda dizer que acredito que a breve prazo Diego Vicente e Douglas Codó possam vir a ser lançados nos seniores. Quanto ao jovem Rafael, de apenas quinze anos, é um sobredotado que treina com os seniores e faz a diferença, tendo um enorme futuro à sua frente. Hoje em dia quem trabalha com as Camadas Jovens são pessoas devidamente qualificadas que com um investimento que será feito em condições para esses jovens poderem desenvolver as suas capacidades, poderemos a médio prazo recolher dividendos lançando jovens jogadores na equipa principal."

BdP: Após a dispensa de Luís Martins falou-se em vários nomes para o substituir. Para além de Vítor Pontes, mais uma vez foi referido Amílcar Fonseca. Pode-nos explicar o processo da passagem de testemunho entre Luís Martins e Vítor Pontes?
FR: "Muitas pessoas que actualmente não estão ao serviço do clube e que muito já deram ao Portimonense na altura certa serão convidadas para incorporar este projecto. O Amílcar é com certeza uma dessas pessoas. Em primeira-mão gostava de anunciar que gostaria de contar com Amílcar Fonseca para desempenhar um cargo da maior importância dentro da estrutura do clube num futuro próximo. Amílcar pode dar muito ao Portimonense após este período em que pretendemos estabilizar o clube, fazendo um corte com o passado e perspectivando um futuro bem mais radiante. Tenho pelo Amílcar uma profunda admiração e serei eu próprio a convidá-lo para assumir um cargo, que não irei para já revelar, mas que posso confirmar ser bastante relevante. Quanto à entrada de Vítor Pontes, vou contar uma pequena história. Quando fui ao Porto assistir ao jogo frente ao Chelsea, José Mourinho, na altura técnico do clube londrino, convidou-me no final da partida a entrar no autocarro para trocarmos algumas palavras (sempre mantivemos uma óptima relação de amizade ao longo dos tempos) e perguntou-me "Então tens lá agora o Luisinho?" (em tom amigável e não depreciativo entenda-se). Eu respondi afirmativamente enquanto uma terceira pessoa se juntava a nós, precisamente Vítor Pontes, antigo adjunto de José Mourinho na União de Leiria. Houve um momento de pausa como se Mourinho quisesse dizer que estava ali connosco alguém em quem o ex-técnico do Chelsea me sugeriria para estar à frente do Portimonense. De seguida José Mourinho afirmou que confiaria uma equipa sua a Vítor Pontes e poderia com certeza partir descansado fazer outra coisa qualquer pois sabia que estaria muito bem entregue. Quem diria que meses mais tarde, Vítor Pontes estaria à frente do Portimonense? Penso que apostámos no melhor técnico e por aquilo que tenho visto nos treinos e que me têm feito chegar, trabalha-se duma forma muito competente e profissional. Estamos todos crentes que a recuperação na tabela vai ser uma realidade. Acredito e estou seguro que não iremos descer de Divisão!"

BdP: A fraca prestação da equipa sénior não estará associada às inúmeras saídas que ocorreram no final da época passada?
FR: "Era imperativo fazer um corte com um passado de derrotas. Faço-lhes uma pergunta: Em que clubes jogam actualmente esses jogadores? Pois… em clubes de dimensão inferior ao Portimonense ou em Campeonatos de países com pouca visibilidade. Era necessário proceder à construção de um plantel de raiz, procurando criar bases para uma equipa que possa lutar pela subida ao escalão principal num futuro próximo. No entanto alguns jogadores contratados não têm correspondido ao que deles era esperado, o que se tem reflectido nos resultados."

BdP: Os senegaleses Mamadou e Malick fazem parte desses jogadores?
FR: "Mamadou é um jogador jovem de grande qualidade, proveniente de uma equipa da 1ª Liga – o Vitória de Setúbal, onde era titular. Tem sido preterido em detrimento de outros centrais do plantel mas é um jogador muito importante para o grupo, garantindo um bom ambiente no balneário. O Malick é um caso claro de inadaptação. Veio para o Portimonense fruto da amizade que tenho com José Caldeira e estamos a falar de um jogador que representava o clube campeão do Senegal e que foi nos últimos anos um dos melhores marcadores, sendo muito pretendido por alguns clubes franceses. Poderá eventualmente sair em Janeiro, mas os jogadores serão sempre os primeiros a ser informados deste tipo de situações, como devem compreender."

BdP: Estão a ser equacionados alguns reforços/dispensas para Janeiro?
FR:
"Estamos neste momento no mercado à procura de reforços mas como devem calcular não irei revelar nomes. Posso afirmar que estão a ser negociados alguns jogadores. Terão que entrar na equipa jogadores que possam fazer a diferença e que catapultem o Portimonense para a tão desejada recuperação. Para cada jogador que entre, outro terá de sair, como foi o caso de Tchomogo por Thiago Coimbra."

BdP: Em Fevereiro último, Fernando Rocha afirmou num órgão de Comunicação Social, que era importante para o clube "acompanhar a evolução dos tempos e dar uma imagem mais moderna do Portimonense." O que tem sido feito em relação ao marketing e à estratégia adoptada nesse sentido?
FR: "Temos uma nova imagem e um novo logótipo e é normal que as pessoas queiram rapidamente ter acesso a merchandising, o que começa agora a acontecer. As coisas demoram o seu tempo mas temos já disponíveis cachecóis e galhardetes com o novo emblema do Portimonense, que começarão a ser vendidos antes do Portimonense-Olhanense e outros produtos têm já previsto o seu lançamento. O merchandising está previsto arrancar em Janeiro de 2008, estando as camisolas oficiais já encomendadas. O Portimonense é já uma marca, como poderão observar nas etiquetas dos diversos produtos. É interessante saber que o Portimonense é talvez o único clube do Mundo a disputar a 2ª Divisão equipado pela Nike…"


Aposta no Merchandising: Cachecóis já têm o novo emblema do Portimonense.


Na peugada dos grandes clubes: Marca Portimonense já é uma realidade!


BdP: O site oficial do clube é como senão existisse. Sendo nos dias de hoje um importante veículo/ferramenta para qualquer área de desenvolvimento, não pode o Portimonense continuar a dispor de um site que no fundo pouco ou nada informa, pouco ou nada representa. O que pensa relativamente a este assunto?
FR: "Posso-vos dizer que o trabalho que o site devia desenvolver, tem vindo a ser feito pelo Blog do Portimonense! Tenho de vos agradecer por tudo aquilo que têm feito. No fundo vocês são os responsáveis por eu não me ter preocupado com a pouca produtividade do site (risos). Tenho inclusive o Blog nos favoritos no meu computador. Recusei dar uma entrevista a alguns Jornais e rádios e acedi ao convite do Blog do Portimonense como forma de reconhecimento pelo bom trabalho que têm feito em prol do clube."

CURIOSIDADES
BdP: Principal característica?
FR:
"lutador!"

BdP: Principal defeito?
FR:
"Deixo aos outros a resposta."

BdP: Local preferido?
FR:
"Portimão; Praia do Forte (Salvador da Bahia - Brasil)."

BdP: Viagem de sonho?
FR: "Egipto."

BdP: Prato preferido?
FR:
"Tripas à moda do Porto."

BdP: Melhor Jogador de Todos os tempos?
FR: "Teófilo Cubillas, Eusébio, Cruyff, Maradona, Madjer."

BdP: Outros desportos que aprecie?
FR: "Tudo o que tenha a ver com a realidade desportiva interessa-me."



Mensagem especial do Presidente Fernando Rocha para Todos os Portimonenses!


Mais um grande momento do Blog do Portimonense! Foi um prazer enorme termos tido a oportunidade de entrevistar o actual nº 1 da Direcção do Portimonense Sporting Clube.
Obrigado Presidente pela sua disponibilidade. Boa Sorte para o resto do seu mandato e que consiga elevar bem alto o clube de Todos Nós!

17 comentários:

Anónimo disse...

Começei a ler e desisti, isto não me diz nada...a conversa é muito bonita mas a realidade é outra

P. disse...

Parabéns aos colegas do blog pela magnífica entrevista. Deu-nos uma visão "por dentro" do nosso clube.

A mim dá-me razões para continuar a acreditar nesta direcção. O futebol não é um ciencia em que tudo corre segundo normas pré definidas.

Para o nosso Presidente teria sido certamente muito mais fácil não ter que dar a cara por um clube prestes a fechar as portas. Em vez disso deu a cara por nós e ganhou legitimamente o seu lugar.

Só temos que estar com ele, mesmo que uma ou outra decisão não seja a que mais desejamos.

Cumps
Pedro S.

Paulo disse...

Grande entrevista, muito bem elaborada, parabens Guetov.
Quanto ao nosso presidente, acho que temos um homem de pulso firme e que nao se deixa levar por "direitos adquiridos" de algumas pessoas dentro da estrutura do PSC, ainda ha algumas arestas a limar, mas Roma e Pavia nao se fizeram num dia, vamos dar tempo ao tempo e aguardar.
No campo desportivo tem razao, nao sao os melhores, sao os piores dos ultimos anos, vamos ver se melhora.
Força Fernando Rocha...
Força portimonense...

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Foi uma boa entrevista.

A mim, esta entrevista não trouxe muita coisa de novo. Tenho andado mais ou menos informado acerca do meu clube, e como tal, não houve novidades, mas é sempre bom uma entrevista com o nosso presidente para nos manter informados de como é o sentimento dentro do clube, daqueles que o gerem, desde as cúpulas, como é o caso do presidente.

Espero que o trabalho continue a ser realizado, e que as coisas corram como esperado, para que os objectivos sejam cumpridos. O mais importante é dotar o clube das condições necessárias para vir a ser um grande clube. O plano desportivo, actualmente, não é tão importante, mas poderá ser também uma importante alavanca para que cheguemos mais rápido aos parâmetros ambicionados.

O Fernando Rocha tem sido uma figura simpática e de imagem credível e agradável. O Portimonense tem lucrado com essa imagem que transparece do seu presidente.

Para podermos tirar conclusões mais pertinentes acerca da gestão desta direcção, é preciso esperar mais um pouco e ver como correm as coisas. Ainda é muito cedo. Mas para já, o balanço é positivo.

Bem, e a mim só me resta desejar boa sorte ao presidente e à restante direcção na gestão do nosso querido clube, e faço votos para que os seus objectivos sejam cumpridos, e que depois venham outros objectivos, cada vez mais ambiciosos, porque este clube e esta cidade têm potencial para chegar muito longe :)

Como disse o Fernando Rocha, este já é um grande clube. Pelo menos é isso que sinto, é isso que vejo nele :)

Anónimo disse...

Se houvesse uma campeonato de direcções estávamos em primeiro luar isolados, como o campeonato é de futebol ....

Anónimo disse...

José Mourinho, na altura técnico do clube londrino, convidou-me no final da partida a entrar no autocarro para trocarmos algumas palavras (sempre mantivemos uma óptima relação de amizade ao longo dos tempos) e perguntou-me "Então tens lá agora o Luisinho?"

Esta foi linda!!!

Um gajo que trate uma pessoa assim...é querer dizer, "Então tens lá aquela desgraça

e não me venham com (em tom amigável e não depreciativo entenda-se), um gajo aqui na é parvo

Zé de Fare disse...

Tem cuidado pá! Aqui só se pode dizer bem do Rocha. Que o Pontes é tão bom como o Mourinho ninguém tenha dúvidas. Basta ver que o Chelsea sem o Mourinho vai descer de divisão. Depois do Óscar Cruz ter aterrado em Olhão, este é mais um biscate pro Caldeira e Companhia. A máfia Foz-Duriense desembarcou em peso na terra da sardinha.

Anónimo disse...

olha que bem servido ficou com o vitorzinho!!!É DO MELHOR!!!
tristeza!

Anónimo disse...

"cortar um passado de derrotas"

Oh Sr. Rocha, tão foste buscar o martins tavas à espera do quê?

Anónimo disse...

Guetov então? Já abriste a pestana?

Anónimo disse...

" Sem querer fugir à pergunta, posso dizer que João Sintra foi o grande culpado pela situação pela qual o clube passou (foi na sua Gestão que se viveram situações muito graves do conhecimento de todos os Portimonenses) mas acaba também por ser o menos culpado pois a meu ver esteve mal acompanhado e pouco informado sobre a realidade dos factos."

Anónimo disse...

Sr. Fernando Rocha, se o Pontes fosse bom tinha ido com o mourinho para o porto e para o chelsea!!! como n vale nada deu-lho a si. Com amigos destes qm precisa de inimigos????

Paulo disse...

Quanto ao merchandising vai mal, muito mal.
Nao sei quem é o responsavel, mas é triste, muito triste deslocar-me á secretaría do clube perguntar se vendem kits infantis e ouvir:
- Kit infantil?
- Temos 8 e 10 anos só!
- Sao 50€ camisola e calção!
- Mas tem dinheiro trocado?
- É que se nao tem, aqui nao temos troco!
E camisolas oficiais para adultos teem??
- Camisolas oficiais?!
- Mas voce é jogador do clube?
Boqueaberto, paguei o minikit, com dinheiro trocado e voltei costas...
Cortar com o passado?
No estadio existem uns espaços ao lado das entradas da bancada descoberta, pode ser que alguem se lembre de fazer aí uma PORTIMONENSE LITLE STORE em vês de orinois e deposito de lixo.
Exemplos puramente exemplos....

Anónimo disse...

GUETOV SE PRECISARES DE ABRIR A OUTRA PESTANA VAIS CONHECER REALMENTE ESTE PERSONAGEM!

P. disse...

Em relação ao merchandising não tenho razão de queixa. Há cerca de dois anos quis comprar uma camisola oficial mas teria que ser enviada para Lisboa. Poucos dias depois recebi a encomenda e paguei.

Mas concordo com a ideia do Paulo. Uma mini loja junto ao Estádio faz todo o sentido pois é um espaço reconhecido por todos os portimonenses... já para não dizer que em dias de jogo seria uma fonte de receitas extra.

cumps
Pedro S.

Anónimo disse...

E para quando outras modalidades além do futebol. nomeadamente para as camadas jovens?
Por exemplo o Sr. Presidente foi jogador de andebol(modalidade que muito aprecio), porque não começar só com camadas jovens?
Falta de técnicos? Eu disponiblizo-me gratuitamente para treinar camadas jovens de andebol.

Anónimo disse...

ENGRAÇADO TAMBÉM GOSTAVA DE SER PRESIDENTE DO PORTIMONENSE PARA ENRIQUECER RAPIDO.
COMO ELES FAZEM , NÃO SEI , OU SEI.
MAS A VERDADE È QUE TÊM PORTIMÂO NAS MÃOS.
SR FERNANDO ROCHA , UM HOMEM INTELIGENTE, PORTIMÃO AGRADECE, TANTA COISA BOA!!!