domingo, 13 de janeiro de 2008

Entrevista com Nuno Prata Coelho



O Blog do Portimonense resolveu escolher Nuno Prata Coelho como o próximo jogador do actual plantel a ser entrevistado por mais que uma razão. A crítica e pensamos que os adeptos do Portimonense igualmente, partilham da ideia que Nuno Prata Coelho tem sido o jogador mais em destaque na temporada em curso. Apesar de estarmos a viver uma péssima época até à data no que concerne a resultados e a ocuparmos o último lugar na tabela classificativa, Nuno Prata Coelho tem-se revelado um excelente jogador, que dá a impressão de estar muitos furos acima daquilo que a equipa tem exibido nesta primeira metade do Campeonato. Por outro lado, após a presença no Mundial de Sub-20, continua a merecer a confiança dos responsáveis da Selecção de Sub-21, tendo já por mais que uma vez sido convocado para a mesma. Todos os adeptos já assistiram às excelentes exibições do jogador que pertence aos quadros do F.C.Porto e que com muito agrado nosso passamos a apresentar em entrevista.


por Pedro Azevedo "Guetov"


BdP: Sei que começaste a carreira no clube da tua terra natal, o Sporting da Covilhã. Fala-me da forma como chegaste ao Futebol, dos primeiros anos nas Camadas Jovens, dos técnicos que te orientaram e da tua ascensão ao plantel Sénior em 2004/2005, com apenas 17 anos de idade.
NC:
"Em relação à primeira questão vou ter de te emendar num ponto, que é eu ter chegado à equipa principal do Covilhã com 16 anos e não com 17 como perguntaste... Foi de facto uma ascensão fora do normal, pois iniciei-me nas Camadas Jovens do Sporting da Covilhã nos Iniciados e quando era Juvenil fui chamado aos Séniores e a partir daí não mais voltei aos Juniores... Nas Camadas Jovens destaco os meu primeiros treinadores, o sr. Fazenda e o sr. Gaspar, duas pessoas que vão ficar marcadas para sempre na minha formação pois foram eles os meus primeiros treinadores."

BdP: Com apenas 17 anos assinaste pelo F.C.Porto, clube com o qual continuas a manter contrato. Como nasceu o interesse do F.C.Porto na tua contratação e como te sentiste por assinares por este grande clube? Chegaste a integrar os treinos do plantel principal ou foste imediatamente integrado na Equipa "B"?
NC:
"Acho que assinar pelo F.C.Porto é o sonho de qualquer miúdo e quando se trata de um jogador como é o meu caso, do Interior, onde se tem muito menos visibilidade pois o Futebol está bastante menos desenvolvido, melhor ainda... Creio que o que chamou a atenção das pessoas foi o facto de eu ter apenas 16 anos e ser titular de uma equipa que era primeira classificada da 2ª Divisão B, Zona Centro. Penso que foi essa a principal razão para me terem ido observar, depois ficaram satisfeitos pela maneira como eu me comportava em campo e foi aí que nasceu o interesse do F.C.Porto, Sporting, Benfica, Chelsea, etc... Quando ingressei no F.C.Porto integrei logo a equipa B, pois os jovens que eles pensavam que naquela altura poderiam dar o salto para a equipa A nao voltavam aos Juniores pois tinham a oportunidade de jogar pela equipa B no Campeonato Nacional da 2ª Divisao, Zona Norte. Cheguei a treinar várias vezes com os Séniores, principalmente no tempo do Mister Coo Adriansee."

BdP: Quantas Internacionalizações tens nas Camadas Jovens e será que ainda te lembras da primeira? Como te sentiste ao saber que tinhas sido chamado para representar a Selecção Nacional? Foi ainda ao serviço do Sporting da Covilhã ou foi já no F.C.Porto?
NC:
"Tenho cerca de 45 Internacionalizações pelas Selecções Jovens (Sub-18, Sub-19, Sub-20 e Sub-21). Foi uma alegria enorme saber que ia ter a oportunidade de ser Internacional. É uma situação para a qual faltam as palavras para definir aquilo que sentimos. Quanto ao dia da minha primeira Internacionalização, lembro-me perfeitamente, pois foi no dia 23 de Novembro de 2004, no dia em que fiz 17 anos. Na altura ainda jogava no Sporting da Covilhã."

BdP: Surges a época passada na U.Leiria. Como surgiu o convite para representares por emprétimo esse clube onde tiveste poucas hipóteses para jogar? Como analisas o teu ainda curto percurso enquanto Profissional desde que saíste da Covilhã até teres chegado o ano passado ao Portimonense?
NC:
"No ano passado, após ter acabado o Europeu de Sub-19 realizado na Polónia, o meu representante comunicou-me que havia a possibilidade de ir por empréstimo para a U.Leiria. Acertámos todos os pormenores e fui para Leiria. Infelizmente, devido a situações extra Futebol, não me foram dadas oportunidades para jogar, exceptuando um jogo em que entrei e no qual fiz a minha estreia na Superliga. Em relação ao meu percurso como Profissional, penso que não podia pedir muito mais do que aquilo que tenho neste momento. Como disse atrás, foi um percurso um pouco prematuro, pois aos 16 anos alinhava pelos Séniores e a partir daí foi F.C.Porto, Selecçao, U.Leiria e agora o Portimonense. Com 20 anos não posso pedir muito mais."

BdP: Penso que terá sido atravês do anterior técnico do Portimonense, o Prof. Luís Martins, que surgiu o convite para representares o Portimonense. Chegaste a Portimão na companhia de outro jovem proveniente do F.C.Porto, João Pedro e que jogava então no Tourizense. Foi fácil chegares a acordo para representares o Portimonense?
NC:
"Na época passada foi bastante fácil o meu acordo com o Portimonense, pois não estava numa situação muito favorável, como já referi, no U.Leiria e tinha um grande objectivo que era o Mundial de Sub-20 no Canada no final da época. Para isso precisava de jogar e foi por por essa razão que troquei Leiria por Portimão juntamente com o meu amigo e colega de Selecção, João Pedro."

BdP: Na época passada estiveste muito tempo de fora devido a algumas lesões, tendo Luís Martins confessado que nunca estiveste ao teu melhor nível, precisamente devido a essa situação. No início desta temporada o anterior técnico do Portimonense disse-me que esta época Nuno Coelho iria mostrar todo o seu potencial. E não se enganou! Quando partiste para representar Portugal no Mundial de Sub-20 no Canada já tinhas tudo acertado com o Portimonense para esta temporada de 2007/2008? O que te fez querer continuar em Portimão?
NC:
"Não sei quem te disse que eu estive lesionado mas quem te disse isso mentiu, pois ao longo da minha curta carreira nunca tive lesões, provavelmente quiseram inventar que eu estava lesionado para esconder outras situações que não se podiam divulgar, mas isso fica para quem as quiser explicar pois penso que não devo ser eu a fazê-lo... Quando parti para o Mundial do Canadá não tinha nada acordado com nenhuma equipa pois o meu objectivo era fazer um grande Campeonato para poder jogar na Superliga ou então para tentar a minha sorte no estrangeiro. Infelizmente, as coisas no Mundial não correram bem colectivamente apesar de a nível individual ter sido bem sucedido..."

BdP: Tens sido considerado pela crítica o jogador mais em destaque ao longo desta temporada que se está a revelar extremamente frustrante em termos desportivos. Como analisas o teu desempenho e o da equipa também?
NC:
"Mais uma vez obrigado pelo elogio. Em relação ao meu rendimento individual penso que não sou a pessoa mais indicada para o fazer pois aqueles que me rodeiam de certeza que podem dar uma resposta mais acertada, até porque eu não gosto muito de falar de mim. Apenas posso dizer que me tenho sentido muito bem tanto física como psicologicamente ao longo de toda esta época. Em relação à nossa prestação em termos colectivos, toda a gente sabe e os resultados estão à vista, que não tem sido a melhor. Não estamos na melhor situação, mas espero que as coisas com este novo ano melhorem bastante com a entrada de alguns jogadores que venham para nos ajudar..."

BdP: Os adeptos, como é normal, sentem-se extremamente frustrados, por mais uma vez o Portimonense estar a passar por momentos complicadíssimos. Coloca-se em causa a aposta neste plantel constituído por muitos jovens, o mais jovem da Liga Vitalis. O que tem falhado para ti neste Portimonense? Porque razão as exibições e os resultados têm ficado muito aquem daquilo que era esperado? Achas que ainda vamos a tempo de dar a volta?
NC:
"É verdade que o nosso plantel é um plantel jovem, mas como também foi referido, é um plantel com muita qualidade. Em relação a isso tenho de dar razão, que no nosso caso as coisas começaram a correr mal logo desde início. Então o facto de sermos todos bastante jovens pode ter-nos prejudicado um pouco mas penso que não foi esse o principal factor para estarmos tão mal classificados... Em relação às exibições, penso que as pessoas não se podem queixar muito, pois se é verdade que são os resultados que ditam as regras, penso que quem tem ido ao Estádio, se realmente for uma pessoa sincera, vê que na maior parte das vezes somos sempre superiores, falhamos sempre entre cinco a seis golos por jogo, penso que esse tem sido o nosso principal defeito..."

BdP: Poderá a baixa idade do plantel ser a causa do insucesso? Não quero acreditar em quem defende este ponto de vista. Achas que o plantel do Portimonense foi mal escolhido? Ou tudo passou na aposta em jovens por um técnico ligado à formação e em razões de ordem financeira que impedem o nosso clube de poder contratar outro tipo de jogadores?
NC:
"Em relação à escolha do plantel, foi uma escolha feita pelo Mister Luís Martins, por isso, cabe a ele responder a esta pergunta..."

BdP: Chegaste ao Portimonense numa altura de viragem do clube. Com certeza conhecias o passado muito recente do clube e as dificuldades vividas pelo mesmo. Como tem sido este ano zero na vida do Portimonense? Como analisas o clube para lá da questão desportiva, que todos sabemos ser péssima?
NC:
"Sei que este clube viveu momentos muito delicados num passado recente, mas neste momento a única coisa que posso dizer é que tenho a certeza que está aqui um clube onde muita gente irá querer jogar no futuro, pois não falta com nada aos jogadores, paga a horas, tem pessoas muito competentes a gerir tudo e isso só pode levar ao sucesso..."

BdP: Independentemente do futuro do Portimonense, como perpectivas o próximo passo na tua carreira? Pertences aos quadros de um grande clube, és normalmente chamado aos trabalhos da Selecção de Sub-21 e em minha opinião tens atributos mais do que suficientes para jogares na Liga Principal. Tens já equacionado o que vais fazer e onde poderás estar na próxima época?
NC:
"Neste momento o meu principal objectivo é continuar a ser chamado à Selecção de Sub-21 e caso seja possível, no próximo ano poder representar o F.C.Porto. Este é um objectivo bastante difícil de alcançar, mas em princípio espero poder jogar num clube da Primeira liga para o ano ou quem sabe, até no estrangeiro..."

BdP: Pensas poder um dia vir a integrar o plantel do F.C.Porto? Gostavas de alinhar no estrangeiro? Para ti qual é a tua maior ambição em termos desportivos, o teu maior sonho?
NC:
"Pensar, penso todos os dias, que poderei vir a integrar o plantel do F.C.Porto, mas não é fácil... Quanto a jogar no estrangeiro, é um objectivo que eu espero realizar daqui a dois ou três anos no máximo... Em relação ao meu maior objectivo a nivel desportivo, era ser Campeão Nacional pelo F.C.Porto!"

BdP: Gostavas de deixar alguma palavra sobre algum dos teus actuais colegas no Portimonense? Não podemos negar a qualidade de alguns jovens que integram este plantel, casos de Mário Felgueiras, Miguel Ângelo, Nuno André Coelho, Emídio Rafael, Paulo Sérgio, entre outros. Acredito que qualquer um deles poderá chegar bem alto na sua carreira. Não será injusto estarmos em último lugar na tabela classificativa, quando até temos jogadores com um largo futuro à sua frente?
NC:
"É verdade, muitas das pessoas não devem saber, mas na nossa equipa existem cerca de seis ou sete jogadores que já foram Internacionais por Portugal, o que revela a qualidade do plantel. Em relação aos nomes que referiste, penso que têm todos condições para actuarem ao mais alto nível! Basta para isso continuarem a trabalhar com muita humildade e claro, lá está a palavra que é muito importante no mundo do Futebol, ter um pouco de SORTE..."

BdP: Ainda és muito jovem, mas existem jogadores no Portimonense ainda mais novos do que tu. Como analisas Fábio Sapateiro, Douglas Codó, Diego Vicente e Rafa, de quem se diz, ser um prodígio e ainda só tem 15 anos? Achas que poderão em breve ser lançados na primeira equipa? Ou seria um risco apostar em elementos tão jovens? Costumas acompanhar os treinos ou jogos da equipa júnior? Gostavas de deixar uma mensagem para aqueles que estão agora a começar a sua carreira?
NC:
"Em relação aos jovens que citaste, penso que poderão ter um grande futuro pela frente, mas para isso é preciso que tenham um acompanhamento muito cuidadoso para não perderem certas qualidades que um jogador de Futebol tem de ter, como por exemplo, a humildade. Qualidade toda a gente sabe que eles têm pois são jovens e ainda possuem muito tempo para aprender. Mas para que isso aconteça não podem esquecer como eu disse, o acompanhamento de alguém para os poder aconselhar... Em relação à mensagem para os jovens que estão neste momento a começar, apenas posso dizer que se o que gostam de fazer é realmente jogar à bola, nao desistam do sonho, mas preparem-se, pois nao é uma vida fácil..."

BdP: Dos técnicos que te orientaram no percurso enquanto sénior, gostavas de destacar algum? Que treinador mais te marcou pela positiva até hoje?
NC:
"Penso que o treinador que me lançou nos Séniores do Covilhã, Mister Fanã, foi aquele que me marcou mais pela positiva pois acreditou em mim com apenas 16 anos, não tendo medo de me colocar a jogar. Tenho de referir ainda o Mister Guilherme, um treinador que me orientou no F.C.Porto, foi com ele que aprendi a maior parte das coisas que sei, tácticamente ele é muito forte... Em relação ao Mister Vítor Pontes, destaco o forte empenho e intensidade que ele aplica em todos os treinos..."

BdP: Como foi a tua adaptação a Portimão? Nasceste no frio da Serra e agora estás junto ao Sol do Algarve. Preferes o Norte ao Sul, ou é-te indiferente?
NC:
"A adaptação foi muito fácil, é verdade que nasci no frio da Serra e morei algum tempo no Porto, mas neste momento estou no Algarve mas continuo a preferir a cidade do Porto, é uma cidade fantástica, as pessoas do Norte são completamente diferentes das pessoas do Sul... Prefiro o Norte sem dúvida."

BdP: Presumo que a tua família esteja na Covilhã. Costumas falar muitas vezes com eles? Do que tens mais saudades? Como acompanham eles a tua carreira e que conselhos te dão?
NC:
"Falo com os meus pais todos os dias, é um hábito que tenho desde que fui para o Porto e desde o primeiro dia que saí de casa. Ouvem-me nas coisas boas e nas coisas más e claro, como quaisquer pais, dão-me conselhos... Do que sinto mais saudades?, provavelmente é da família, da namorada e claro, do meu grande amigo que é como se fosse o irmão que eu nunca tive, esse definitivamente é o melhor conselheiro que tenho neste momento."

BdP: Estás sózinho em Portimão? O que costumas fazer nos teus tempos livres?
NC:
"Ver dvd's, net, descansar, passear."

BdP: Para além do Futebol, quais são os teus interesses? Senão fosses jogador de Futebol, o que estarias a fazer neste momento?
NC:
"Senão fosse jogador de Futebol, provavelmente seria professor de educação física, pois o desporto é a minha vida"

BdP: Quais são os teus ídolos no futebol, em termos Nacionais e Internacionais? Aprecias igualmente outras modalidades e outros atletas, se sim, quais?
NC:
"Neste momento o jogador que mais gosto de ver actuar em Portugal na minha posição é o Paulo Assunção, a nível internacional, Makelele. Gosto de ténis, desporto que costumo praticar no verão..."

BdP: Costumas consultar o Blog do Portimonense? Se sim, que opinião tens sobre ele e que mensagem gostarias de deixar aos nossos leitores?
NC:
"Costumo visitar o Blog algumas vezes. Acho que tem informação bastante agradável mas possui alguns comentários que são completamente desajustados pois as pessoas comentam alguns assuntos sobre Futebol sem perceberem o mínino do que estão a comentar. Mas cada um tem o direito de escrever aquilo que bem entender..."

BdP: Já agora, uma mensagem para todos os Portimonenses.
NC:
"Acreditem, tal como nós, todas as semanas, dia após dia! Acreditem que vamos dar a volta, vão ao Estádio apoiar em vez de irem assobiar! Só com a ajuda de todos poderemos sair desta situação complicada em que estamos..."


Resta-nos agradecer ao Nuno por ter acedido ao nosso convite, também nós acreditamos que daremos a volta a esta situação! Desejamos ao Nuno muitas felicidades, não só no Portimonense, mas também nas Selecções e que consiga um dia concretizar o seu sonho, de se consagrar Campeão Nacional pelo F.C.Porto!

11 comentários:

Anónimo disse...

"Costumo visitar o Blog algumas vezes. acho que tem informação bastante agradável mas possui alguns comentários que são completamente desajustados pois as pessoas comentam alguns assuntos sobre Futebol sem perceberem o mínino do que estão a comentar. Mas cada um tem o direito de escrever aquilo que bem entender..."

Presunção e agua benta......Este pseudo jogador revela um lado curioso...45 internacionalizações e nada aprendeu de Futebol! Mais um pseudo-profissional!

Anónimo disse...

Boa entrevista - O Nuno parece-me uma pessoa muito inteligente.

Duas coisas que me chamaram à atenção:

1) "Não sei quem te disse que eu estive lesionado mas quem te disse isso mentiu pois ao longo da minha curta carreira nunca tive lesões"
- Eu sei quem te disse - Foi o Luís Martins ... E depois desta, ainda acreditam no Pai Natal? O futebol é muito mais do que o jogo jogado, é um mundo onde há empresários e há negociatas!

2)O Covilhã não teve medo de o colocar a jogar com apenas 16 anos. Apelo que o mesmo aconteça no Portimonense. Não tenham medo de aposta nos jovens. Colocar um miúdo de tenra idade a jogar nos seniores é meio caminho andando para dar nas vistas a clubes de outras dimensões.

Anónimo disse...

O Luís Martins sempre cedeu a pressões extras futebol, é um frouxo.

Anónimo disse...

Sou um apaixonado de futebol e adoro o Portimonense,mas por favor deixem em paz o anterior técnico(LUIS MARTINS)sempre a falar mal do homem.O homem já saiu do Portimonense à 4meses.Sejam realistas o passado é passado,só temos é que agradecer todo o trabalho feito por ele.O futebol vive de vitórias e o LUIS MARTINS nao as teve,mas é um grande técnico.FORÇA PORTIMONENSE.

Anónimo disse...

Em abono da verdade, o Nuno Coelho a epoca passada até esteve no Porto a tratar-se de uma pubalgia! faltava pouco para a selecção e ele não jogou aqui no PSC para se recuperar! essa é que é a verdade! portanto, quem lhe disse que não teve lesões enganou-o ao Nuno, ou ele se "enganou" á gente!

Anónimo disse...

Não gosttei que o Nuno nos dissese que como o MUndialnão correu bem, teve de vir para nós! não á direito! se não querias vir para aqui, que te pagamos a tempo e horas, querias ir para onde? Não gostei!

guetov disse...

O Nuno Coelho não afirmou que por não ter corrido bem o Mundial de Sub-20 TEVE de vir para o Portimonense. O que ele disse foi que o Mundial no Canada poderia ter servido para o lançar na Liga ou no Estrangeiro. Como isso não aconteceu, regressou ao Portimonense.
Quanto à ou às supostas lesões, o Nuno negou ter estado alguma vez lesionado. Penso que foi muito explícito no que se refere a este ponto.

Anónimo disse...

jogador fraco este nuno! mas enfim ...é nosso temos de o aguentar!

Anónimo disse...

merdaaaaaaaaaaa pa voces todos.
viva o nuno coelho.

Anónimo disse...

Viva... Concordo com isso que tu disseste... "MERDA MESMO PA VCS TODOS" Não sabem mesmo o que dizem. Enfim... Força Nuno es um guerreiro, tu vais longe..

Anónimo disse...

Qual é o 11 titular do portimonense