domingo, 20 de abril de 2008

LIGA VITALIS - 27ª Jornada: Olhanense 0-1 Portimonense

GO(NZA)LO DECIDE DERBY ALGARVIO


O PORTIMONENSE VENCEU PELA 4ª VEZ CONSECUTIVA O OLHANENSE.
A INEFICÁCIA ATACANTE DO PORTIMONENSE IMPEDIU UMA VITÓRIA MAIS DILATADA.

O PORTIMONENSE TEM AGORA 4 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE OS LUGARES DE DESPROMOÇÃO, QUANDO FALTAM 3 JOGOS PARA O FINAL DA LIGA.



Hoje, ao final da manhã, o Portimonense venceu o Olhanense pela margem mínima, num jogo crucial para as aspirações de ambos os conjuntos.
Depois de na temporada passada o Portimonense ter feito o pleno frente ao seu rival algarvio Olhanense (1-0, em Portimão; 4-1, em Olhão), esta época voltou a repetir a proeza (2-1, em Portimão; 1-0, em Olhão).
Foi uma vitória justa que aproxima o Portimonense da manutenção, afastando definitivamente o Olhanense de qualquer aspiração à subida ao escalão principal. No final da partida, Diamantino Miranda, Treinador do Olhanense, reconheceu a superioridade do Portimonense nesta partida, no entanto justificou alguma apatia da sua equipa com castigos e pseudo-lesões... Justificar o fraco rendimento da sua equipa com as ausências, quando teve pela frente o Portimonense que tem o plantel mais curto da Liga Vitalis (21 jogadores; 3 guarda-redes; Pimenta lesionado!). Enfim...
Pese o mau tempo que se fez sentir, os adeptos Portimonenses não deixaram de se deslocar a Olhão em número considerável, apoiando a sua equipa desde o primeiro minuto da partida.
Vítor Pontes surpreendeu ao fazer algumas alterações na equipa inicial. Nuno André voltou ao centro da defesa, tendo feito dupla com Miguel Ângelo. Wellington avançou para o centro do terreno, tendo sido Nuno Prata o preterido. Raphael, depois de ter sido suplente frente ao Penafiel, voltou à equipa em vez de Tchomogo.
A primeira metade da partida não foi muito bem jogada. O Portimonense, fruto do esquema montado por Vítor Pontes, controlou o adversário, não dando muito espaço aos homens mais avançados do Olhanense. O quarteto defensivo do Portimonense, onde gostaria de destacar a grande exibição do regressado Nuno André, anulou por completo Toy, Fumo e Djalmir.
As ocasiões de golo escassearam, no entanto os lances de maior perigo pertenceram ao Portimonense. Aos 28 minutos, Tarantini viu Bruno Veríssimo evitar o golo, e Gonzalo abriu o marcador perto do intervalo, na recarga a uma defesa do guardião "rubro-negro", após remate de Diogo.
O Olhanense surgiu na segunda metade com novo sistema táctico, onde o jovem senegalês Gomis parecia ser o mais inconformado, intensificando a pressão sobre a baliza contrária sem quaisquer efeitos práticos, acabando por desiludir num jogo decisivo para as suas aspirações.
A equipa de Vítor Pontes, à altura dos acontecimentos na defensiva, apostou no contra-ataque e podia ter aumentado a vantagem, mas Gonzalo (63'), Carlitos (73') e Diogo (79') falharam.


FICHA DE JOGO

Estádio: José Arcanjo, em Olhão.
Assistência: Cerca de 2.500 espectadores.
Árbitro: Artur Soares Dias (AF. Porto).


Olhanense: Bruno Veríssimo; Javier Cohene, Paulo Vinicius, Steven Vitória, Pedro Correia, Marco Couto (Gomis, 46'), Rui Duarte "capitão", Fumo, Fellipe Cardoso (Jaime, 67'), Toy e Djalmir (Ricardo Silva, 64').
Suplentes não utilizados: Paulo Ribeiro; e Loukima.
Treinador: Diamantino Miranda.

Portimonense: Mário Felgueiras; Ricardo Pessoa "capitão", Nuno André Coelho, Miguel Ângelo e Emídio Rafael; Wellington, Diogo Melo e Tarantini (Nuno Prata Coelho, 81'); Raphael Freitas (Vouho, 76'), Gonzalo (Carlitos, 68') e Paulo Sérgio.
Suplentes não utilizados: Nuno Ricardo; Vladimir Volkov, Solimar e Tchomogo. (João Vítor foi o jogador preterido dos 19 convocados)
Treinador: Vítor Pontes.


Ao intervalo: 0-1.
Marcador: 0-1, Gonzalo, 43 minutos.

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Steven Vitória (37'), Wellington (38'), Pedro Correia (40'), Paulo Sérgio (67'), Fumo (69'), Miguel Ângelo (71') e Mário Felgueiras (88').
(PAULO SÉRGIO FICA DE FORA NA PRÓXIMA JORNADA POR TER COMPLETADO UMA SÉRIE DE 5 CARTÕES AMARELOS)


OS TÉCNICOS

"Era um jogo em que teríamos que estar na máxima força, mas tudo nos aconteceu… Além das ausências que nos obrigaram a não poder formar um conjunto de 16 jogadores, dois jogadores acusaram dores antes do jogo, um por indisposição e outro devido a lesão antiga. Mas tinham de jogar, não havia mais opções… Foi a nossa pior exibição da época, num jogo pobre em que ganhou a equipa menos má. A derrota e tudo o que possa acontecer no futuro não apaga esta excelente época, por isso quero dar os parabéns aos jogadores e à Direcção."
Diamantino Miranda, Treinador do Olhanense

"Felicito os meus jogadores pela excelente exibição. O que se passou não deixa dúvidas. Foi uma vitória justa perante um adversário difícil. Fizemos uma grande primeira parte, na segunda parte defendemos bem e optámos pelo contra-ataque, podíamos ter marcado mais um golo mas isso seria injusto para o Olhanense, pelo que trabalhou e lutou. Foi um resultado justo, frente a uma boa equipa e bem orientada."
Vítor Pontes ,Treinador do Portimonense

12 comentários:

Anónimo disse...

Grande exibiçao da nossa equipa!Destaco a nossa dupla de centrais q tiveram a um nivel soberbo!No proximo domingo mais uma vtoria rumo a manutençao.Força Portimonense

Anónimo disse...

Hoje até a águia saiu do poleiro.
VIVAAAAAA O PORTIMONENSE

guetov disse...

Excelente resultado e uma exibição que não sendo perfeita, pode ser considerada muito boa.
Adefesa esteve muito segura, só exitando num lance em que Mário Felgueiras não conseguiu segurar a bola e aquando do golo anulado ao Olhanense. O meio campo superiorizou-se totalmente ao adversário e o ataque teve em Gonzalo e Paulo Sérgio duas unidades que não fosse a complacência do árbitro poderiam ter resultado em duas expulsões para os homens de Olhão...
Parabéns a todos, eu sempre acreditei que dariam a volta!
Nunca tive dúvidas sobre o vosso valor!

Anónimo disse...

Sou um amante de futebol.Descobri
este blog a alguns meses atras e a
partir dai começei a visita-lo com
frequencia.
Apesar de ser Viseense e socio do
Académico de Viseu, nao me impede
de vos felicitar pela importante
vitoria alcançada hoje em Olhao
e desejar-vos as maiores felicidades
para as 3 ultimas jornadas, na certeza de que o Portimonense conseguira alcançar a tao almejada
permanencia.

Um abraço,

José Cravo

P. disse...

GONZALO
EL MATADORRRRRRRRRRR

guetov disse...

Saudações a Viseu e ao Académico local.
Lembro-me deste clube na Iª Divisão nos anos 80.
Alguns jogadores que passaram pelo Portimonense também alinharam no Académico, como Chico Nikita por exemplo.

P. disse...

Saudações desportivas ao André Cravo e ao Académico de Viseu.

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

O Portimonense esteve muito bem taticamente, irrepreensível a defender e trabalhou muito bem como conjunto.

É verdade que o Olhanense não conseguiu produzir nenhum ou quase nenhum futebol ofensivo e eles justificam-se com as tão badaladas limitações, mas tal aconteceu sobretudo porque o Portimonense não permitiu grandes valeidades ao seu opositor.

Esse é, aliás, um dos pontos fortes desta equipa. A forma competitiva com que se bate no plano defensivo, funcionando toda a equipa no mesmo sentido.

Daí sofrermos sempre tão poucos golos...

Estão de parabens, mas não obstante, há que ter cautelas, porque as outras equipas também têm vindo a ganhar e as coisas ainda estão complicadas...

No entanto, tudo pode vir a ficar resolvido já na próxima jornada :)

Paulo disse...

José cravo, grande história tem esse clube, pena que não milite numa divisão mais acima.
Apesar de estar radicado em Portimão, tambem eu sou Viseense.
Saudações Portimonenses, e manda lá o Academico subir, assim ja tenho mais uma desculpa para ir aí.
Cumprimentos
Paulo Henriques

Paulo disse...

O Portimonense não fez um jogo muito diferente dos que tem feito ao longo desta época, a diferensa é que marcou e não sofreu.
Estou de acordo com o comentário do Miguel, vamos ter cautelas, não pensar que são favas contadas.
Mas vamos consueguir, garantidamente.

Força Portimonense

Anónimo disse...

Um abraço para ti, Paulo Henriques
e para voçes todos.

Força PORTIMONENSE.

José Cravo

Anónimo disse...

GUETOV dou uma ajuda no Ac. VISEU jogaram CHICO SANTOS,JOSÉ FERNANDES,NUNES,FERNANDO PRUDÊNCIO ,DELGADO,CHICO NIKITA, OS 3 primeiros são de PORTIMÃO.