sexta-feira, 1 de agosto de 2008

ENTREVISTA COM FRANCISCO BARÃO - "VELHA GLÓRIA" DO PORTIMONENSE






Não era jogador que se distinguia pelos golos marcados nem pelas fintas, era sim jogador de muito trabalho no terço mais recuado do terreno. Por Francisco Barão passava muita da segurança defensiva que o Portimonense demonstrou nas melhores épocas da sua existência. Jogador polivalente, transmitia segurança aos companheiros que atacavam. Duro, bastante regular e difícil de ultrapassar. Suas intervenções decididas eram sublinhadas por aplausos da massa associativa do Portimonense, por quem sempre foi muito acarinhado. Esteve 5 anos em Portimão como jogador tendo disputado (pelo registos do Blog do Portimonense) 74 jogos. Números difíceis de atingir na actualidade…

Foi companheiro de equipa dos saudosos Vítor Damas e Serge Cadorin. Lutou pela nossa camisola também com Norton de Matos, Vítor Oliveira, Skoda, Rui Águas, Balacó, Nivaldo, Freire, Pacheco, entre outros…
Barão regressa ao contacto com os nossos adeptos 20 anos depois do seu último jogo em Portimão!




ENTREVISTA COM FRANCISCO BARÃO
por Pedro Simões "


ANTES DO PORTIMONENSE

BdP: O Barão nasceu em Moreanes, uma pequena terra no interior do Alentejo. Como tomou contacto com o Futebol?
FB: "Mesmo sendo um alentejano assumido, fui muito novo para Lisboa. A partir dos 4\5 anos vivi na zona de Sacavém, mais concretamente no Prior Velho. Com muito espaço e muitos amigos começámos a fazer os nossos campeonatos de rua. Aos 13\14, já organizados num clube "OS GUADIANAS" (o nome tem a ver com o Rio Guadiana), e treinados pelo sr. Barão (meu pai), faziamos jogos com outros bairros. Num desses jogos um olheiro do Sporting convidou-me para ir treinar. Assim começou a minha carreira".

BdP: A profissionalização surgiu através do Sporting. A formação de futebolistas era muito diferente do que se faz actualmente?
FB: "Sim, sem dúvida! Hoje as condições de trabalho que alguns clubes (nomeadamente o Sporting) já têm para os jovens da formaçao são excelentes. Nos meus 15/16/17 anos, quando fiz juvenis e juniores, treinávamos num campo pelado às 19.00h e com pouca luz. Hoje os jovens conseguem ter outras condições... e ainda bem".

BdP: Barão chegou a ser Campeão nacional pelo clube de Alvalade. Como se sente por fazer parte da restrita lista de Campeões?
FB: "Posso dizer-vos que na minha carreira de jogador tenho 3 títulos de Campeão Nacional (73/74 júnior, 78/79 sénior, 81/82 sénior) no Sporting, fui finalista da Taça de Portugal 4 vezes, mas uma das maiores alegrias e conquistas que me dá mais prazer recordar é o apuramento do Portimonense para a Taça UEFA, logicamente que todos estes títulos fazem parte do meu álbum de recordações, do qual muito me orgulho".

BdP: Chegou a ser Internacional?
FB: "Sim. Fui Internacional Esperança por 12 vezes. Fiz o torneio de Toulon e mais 4/5 jogos para o apuramento do Campeonato Europeu de Esperanças".


NO PORTIMONENSE

BdP: Como surgiu o interesse do Portimonense?
FB: "Com a entrada do Manuel José como Treinador o Portimonense foi elaborada uma lista de jogadores como possíveis reforços, dessa lista constava o meu nome. Após várias reuniões chegámos a acordo".

BdP: Sempre foi um elemento bastante regular durante os 5 anos que jogou em Portimão. No entanto, segundo os nossos registos, não disputou qualquer jogo da época 84/85. Fala-se de uma lesão grave. O que aconteceu?
FB: "Pois é, a vida de jogador não são só coisas boas também temos alguns contratempos. No final da época 83/84 no jogo Setúbal -Portimonense tive uma lesão nos ligamentos cruzados anteriores (lesão gravíssima e de longa recuperação) que me obrigou a uma paragem de 7/8 meses. Quando me encontrava recuperado e pronto para jogar sofri de novo no mesmo joelho uma lesão do menisco o que fez com que não tenha jogado nessa época".

BdP: Era por vezes acusado de dureza. Há inclusivamente testemunhos de um jogo em que uma marcação impiedosa ao Futre (em Alvalade) valeu-lhe um coro de assobios. Recorda-se deste jogo?
FB: "Sinceramente não me recordo, mas era natural os adeptos das outras equipas assobiarem, porque a minha forma de defender a camisola que representava era de uma forma muitíssimo profissional e isso de certeza que não lhes agradava".

BdP: Outro célebre jogo foi o que o Portimonense disputou em casa, frente ao FC. Porto, em que teria havido um suposto aliciamento ao Cadorin. O plantel tomou conhecimento desta situação? Como lidaram com a pressão existente?
FB: "Em todo historial do Futebol português houve e há histórias de aliciamento de jogadores, de árbitros, de promessas de grandes contratos para as épocas seguintes. O importante era entrarmos em campo unidos e defendermos os interesses da equipa de forma séria e cumprirmos com as indicações do Treinador".

BdP: Barão foi peça fundamental na temporada que permitiu o apuramento para a Taça UEFA. Alguma vez se pensou que o Portimonense poderia chegar ainda mais longe?
FB: "Nessa época fizemos um Campeonato extraordinário. A nível europeu alguma falta de experiência não nos deixou ir mais longe, mas o apuramento para a UEFA é sem dúvida o ponto mais alto na História desse grande clube que é o PORTIMONENSE".

BdP: Contabilizámos 74 jogos oficiais pelo Portimonense. Qual o que se mantém mais fresco na sua memória?
FB: "Cinco épocas, 74 jogos como jogador, mais dois anos e meio como Treinador-adjunto (e Treinador principal uma semana, o que muito me honra!). Todo o tempo que representei o Portimonense senti um grande orgulho".

BdP: Que recordações tem da massa associativa que apoiava o Portimonense?
FB: "Recordações muito boas. Primeiro porque fui sempre muito apoiado depois porque com a minha forma de defender a camisola do Portimonense era lógico que os associados gostassem".

BdP: Qual o treinador que mais o marcou no Portimonense?
FB: "Todos os Treinadores com que trabalhei me deixaram marcas, uns boas outros menos boas. No Portimonense aquele que mais me marcou foi Manuel José".

BdP: E quais os jogadores que, na sua opinião, mais se destacavam?
FB: "Nos anos que representei o Portimonense convivi com grandes jogadores (Nivaldo, Vítor Oliveira, Cadorin, Balacó, Freitas, Simões etc... etc....) mas sem dúvida o melhor, o maior foi o SR. VíTOR DAMAS".

BdP: Diz-se que o nosso clube chegava a oferecer melhores contratos que os clubes grandes. Pode confirmar-nos este facto?
FB: "Em parte era verdade. Alguns jogadores que vinham dos clubes chamados grandes nesses mesmos clubes não eram os ""craques"" mas sendo grandes jogadores e também porque mudavam de clube eram recompensados financeiramente".

BdP: Como era viajar de Portimão para várias cidades do Norte, sendo que as autoestradas eram praticamente inexistentes? Este factor teria influência no rendimento da equipa?
FB: "As estradas não eram grande coisa, mas como viajávamos na antevéspera dos jogos não havia grande influência no rendimento".

BdP: Que recordações mantém vivas da nossa cidade?
FB: "Vivas e boas, MUITAS. Não posso esquecer que foi nos sete anos de Portimão que os meus filhos tiveram os primeiros anos de escolaridade (NDR - O filho de Barão, Ricardo, foi colega de escola do Simõesonov). Nesse tempo vi crescer uma cidade virada para o futuro em termos de infraestruturas turísticas e em termos desportivos a conquista de classificações nos campeonatos nacionais que muito fizeram para o engrandecimento da cidade de PORTIMÃO".

BdP: Porque saiu do Portimonense?
FB: "Deixei a situação de jogador devido a lesões graves. Passei para adjunto durante dois anos e meio e quando pensei que o Presidente (Manuel João) ia cumprir com a promessa que tinha feito no balneário que eu seria o Treinador principal até ao final da época (depois da saída do José Torres) ele não cumpriu e apresentou outro Treinador. Eu como homem que me prezo ser, vim embora e comecei a minha carreira de Treinador principal".


APÓS O PORTIMONENSE

BdP: Sempre teve em mente enveredar pela carreira de Treinador quando "pendurásse as botas"?
FB: "Sim. Tanto que nos últimos anos de jogador já tinha curso de Treinador".

BdP: O Barão já treinou vários clubes de divisões secundárias. Tem inclusivamente subidas de escalão no curriculum
FB: "É verdade. Os clubes por onde passei nestes 20 anos de Treinador são imensos, MUITAS subidas, algumas descidas (poucas), algumas "chicotadas psicológicas" mas um ORGULHO ENORME de toda a minha carreira. Só com uma mágoa: não ter voltado a Portimão como Treinador Principal".

BdP: Voltou a Portimão desde que saiu do nosso clube?
FB: "Claro, algumas vezes de férias e uma duas vezes em trabalho".

BdP: Tem acompanhado o percurso do Portimonense nos últimos anos?
FB: "Logicamente, primeiro como Treinador de Futebol sempre atento à evolução dos Campeonatos e das classificações, depois também porque o Portimonense é sem dúvida um dos clubes que mais mexe comigo e de que eu mais eu gosto".

BdP: Como viu a descida do clube para as divisões secundárias?
FB: "Com alguma apreensão e com um desgosto muito grande. Por todo o historial e mais ainda agora pelas pessoas que comandam o clube (Presidente e Responsável pelo Futebol são meus grandes amigos). É lógico que gostaria que o Portimonense voltasse rapidamente ao escalão máximo".

BdP: Para terminar, uma mensagem aos nossos adeptos e amigos.
-Primeiro, que APOIEM SEMPRE
-Segundo, que sejam tolerantes
-Terceiro, que respeitem sempre o EMBLEMA, a DIRECÇÃO, o TREINADOR e os JOGADORES. "A GRANDEZA DOS CLUBES É REPRESENTADA PELO COMPORTAMENTO DOS SEUS ADEPTOS E AMIGOS".

»»»»««««

O Blog do Portimonense agradece ao Barão a disponibilidade. Desejamos-lhe as maiores felicidades profissionais, actualmente ao serviço do Eléctrico de Ponte de Sôr. Como adepto do Portimonense agradeço-lhe as magníficas tardes de Futebol, o espírito guerreiro e a entrega em cada jogo com a nossa camisola.

7 comentários:

footscout disse...

Grande Simões!Excelente entrevista!Retrata bem os tempos passados pelo Barão em PORTIMÃO.Destaque para o facto da ida à TAÇA UEFA,envergando a camisola do nosso PORTIMONENSE,ter sido o título mais importante da sua carreira desportiva e o carinho com que fala do nosso clube e das nossas gentes...

Toy Marafado disse...

Grande entrevista amigo Simões!
O Barão é indiscutivelmente um dos melhores de sempre do nosso Portimonense!

Anónimo disse...

Indiscutivelmente um dos melhores de sempre ou ele não fosse Barão, não é verdade Sr. Simoesonov??.
Por coincidencia o pai também Barão treinava-o. Ainda por cima nascido no Alentejo penso que perto das minas de S. Domingos.
Os Barões têm o futebol na massa do sangue sem duvida :)

guetov disse...

Mais um momento alto deste Blog, desta vez atravês do Grande Simões!

O Barão era de uma entrega excepcional!

Eu assisti em Alvalade à tal marcação impiedosa a Futre que lhe valeu um monumental coro de assobios, mas podem ter a certeza que tal não afectou Barão, nem pouco mais ou menos!

Anónimo disse...

Como se pode contactar o sr Barão????

Anónimo disse...

Amigos portimonenses o meus contactos:

barao.francisco@gmail.com

francisco-barao@hotmail.com

telem 966833893 telem 919337771


amigos sempre que desejem estou a vossa disposição um grande abraço

P. disse...

Ena, já trazemos o grande Barão aqui ao blog! :)
Um abraço ao Barão e a toda a família. Temos que combinar esse café para dar um abraço ao Ricardo!
Cumps
Pedro Simões