segunda-feira, 11 de agosto de 2008

ARTIGO DE OPINIÃO PESSOAL: "Relvados: Uma Questão de (In)competência!?"

A relva do Municipal não está nada famosa...



A do Dois Irmãos também não!




Por esta altura, e numa situação normal, não estaria a escrever este artigo sobre os relvados em Portimão. Acontece que, a escassos dias de começarem as competições oficiais onde o Portimonense vai participar nos diferentes escalões, nos deparamos com um grave problema nos palcos que os Alvinegros dispõem para o espectáculo do Futebol.
Após várias intervenções de profissionais da área, constata-se facilmente que talvez as
opções tomadas não fossem as mais correctas!
Pelo que conseguimos perceber, com um breve olhar sobre a relva natural existente, quer no Estádio Municipal, quer no Campo dos Dois Irmãos, foram várias as intervenções efectuadas neste período sem competições.
Começando com o escariamento, passando pela carga de areia, que supostamente preencheria os buracos existentes, com os responsáveis pela intervenção a não conseguirem os resultados pretendidos, ou melhor, nenhuns resultados, passa-se então para o Plano B. Este plano passaria por extrair relva em tapetes dos viveiros, se assim se podem chamar, e colocar nos referidos buracos dos campos. Obteve-se então este resultado, mais parecido com uma manta de retalhos do tempo da outra senhora, que se rasga a cada pisadela dos atletas, aliás estes, até em jeito de cautela, evitam pisar esses remendos de relva "podre" e visivelmente em fim de vida, e recorde-se que essa mesma relva ainda há três semanas estava verdinha nos viveiros, não sendo por isso da idade que morreu... Talvez fosse do transplante, areias incompatíveis, vírus também não me parece, a vizinha velhinha está firme e hirta, do que sofrerão então os relvados?!

Sem resposta aparente, especula-se então se o concerto de Julio Iglesias foi o responsável por esta catástrofe, ao que os mais atentos responderão não, pois antes de alguém mesmo da organização olhar para o relvado, este já se encontrava com esta malaqueca!
Voltando novamente aos meandros especulativos, será que os profissionais que trataram esta relva não passarão de jardineiros, nobre profissão que tanta beleza proporciona aos olhos do Mundo, mas porventura não será um jardineiro comum o mais indicado para cuidar de um relvado para competição, e este facto não será certamente novidade para ninguém.
Não podemos esperar para rolar cabeças, é preciso antecipar, e aí sim os dirigentes do Portimonense são os culpados por esta situação, deixando arrastar um problema que dia após dia se vai complicando cada vez mais.
Com o aproximar do início dos Campeonatos, com os relvados em tão péssimo estado, uma questão se coloca... e agora? Ao invés de muitas coisas positivas realizadas com mérito por esta Direcção, este assunto é de facto um ponto negativo a ser avaliado por quem de direito e deverão ser tomadas as providências para que outra situação deste tipo não volte a ser motivo de reparo.
O Blog do Portimonense está atento a todos os pontos em torno do Portimonense SC, procurando avaliar imparcialmente todas as situações. Não podemos deixar situações deste tipo passar em claro aos olhos dos nossos leitores...

15 comentários:

Anónimo disse...

Não é só no tratamento dos relvados que existe amadorismo incompetente no Portimonense...incrivelmente alguns deles muito bem pagos

Anónimo disse...

O senhor Helder é o grande culpado!!!!!Conseguio correr com quem realmente gostava do PORTIMONENSE por ser ciumento e envejoso.Gostava de saber se ele ainda é socio do LOULETANO.
ASS.DEUS

Anónimo disse...

Engenheiro Santana tem que tirar um curso de jardinagem!!!

Anónimo disse...

Talvez a marcação de uma assembleia para nós Portimonenses sabermos os motivos da relva do municipal ,da torralta e do major estarem no estado que estão.
ASS.DEUS

Anónimo disse...

O BRAZILEIRO gosta mais de cerveja do que de relva.

Anónimo disse...

wellington e vouho no santa clara!!!!!como é possivel terem deixado estes dois sairem para outro clube da vitalis.

Toy Marafado disse...

Entristece-me toda esta situação, pois demonstra um grande amadorismo da parte de quem gere o clube... É impossível jogar nestes relvados míseros!!!

Anónimo disse...

Toda a gente a comentar sobre os relvados mas ninguem a comentar a razão dos mesmos se encontrarem em tão mal estado ,meus amigos ja pensaram quantos anos tem o revado do MUNICIPAL(antigo estadio do Portimonense)então dos DOIS IRMÃOS nem se fala isto não vai com engenheiros nem jardineiros mas sim com relvados novos.

Anónimo disse...

o dos dois irmãos é novo, aquilo quando andaram a fazer obras lá no ano passado já tinha "mato" à altura da cabeça de uma pessoa. agora o do municipal sim, é bem antigo.

P. disse...

O Dois Irmãos é bastante recente e não deveria estar assim.

O Municipal pode ser antigo mas no ano passado estava óptimo! Basta verem as fotos de jogos da temporada passada. Se perdeu tanta qualidade em 3 meses foi por descuido.

Anónimo disse...

a equipa que tratava a relva quando estava em bom estado a epoca passada nada tem a ver com a actual situção

P. disse...

Então quem tem a ver com a situação actual?

Anónimo disse...

desculpem a minha ignorância, mas o que é malaqueca?

Anónimo disse...

O mal dos Relvados que o Portimonense orienta é que todos criticam e falam mal, mas ninguem, nem o Srº Engºs Agrario e outros que dizem ser filhos da terra trabalhar em conjunto. Há falta de um estudo sobre o mal da relva(bicho, adubo etc). Estamos todos a esquecer que estadio é MUNICIPAl, dá para os jogos como para festas e esta ao serviço da cidade, mas não se ve nenhum funcionario do municipio a verificar a situação só o DEUS a mandar Bocas para estabilizar a situação porque não sabes fazer mais nada.

Anónimo disse...

Uma Duvida .... o Estádio dos 2 irmãos ja tem relva nova ?