quarta-feira, 29 de outubro de 2008

APELO À UNIÃO NO APOIO AO PORTIMONENSE NO TOPO SUL, NO DERBY CONTRA O OLHANENSE

Depois de um primeiro POST onde foi noticiado o aparecimento de um grupo de apoio ao Portimonense, e, naquele que supostamente teria tudo para ser um POST consensual, mas que acabaria, no entanto, por se ver envolto em polémicas, decidi escrever este novo texto com o intuito de exortar todos os Portimonenses à união e ao apoio no dia 1 de Novembro, dia em que iremos defrontar o Olhanense, na nossa casa, o Estádio Municipal de Portimão, naquele que é o grande derby algarvio da actualidade.

Presto-me, não obstante, a alguns esclarecimentos adicionais, na esperança que estes possam gerar uma maior consensualidade, porque tendo sido, a meu ver, devido à não-compreensão exacta da questão, que tantos comentários despropositados surgiram aquando do ultimo POST.

Com efeito, se alguma nomeclatura há a dar àquilo que decidimos provisoriamente para o nosso grupo apoio, é a de "casuals". Chega-nos um bom exemplo de Inglaterra, onde os adeptos dos clubes se juntam no Estádio e apoiam a sua equipa, sem no entanto, estarem filiados a qualquer tipo de grupo organizado. São simplesmente "casuals".

Precisamente por ser essa uma mentalidade de apoio que não é normal por cá, é que decidimos não envergar qualquer tipo de faixas ou material identificativo. Só por curiosidade, até o logotipo dos ULTRAS-MARAFADOS que estava afixado no tambor, foi tapado.

A própria designação "grupo de adeptos" só é expressada, dada a necessidade de termos de usar uma qualquer expressão quando nos referimos a nós, porque na realidade, somos apenas individuos que têm em comum o facto de sermos Portimonense e termos vontade de o apoiar.

Assim a expressão "grupo de adeptos" é usada porque foi considerada como sendo talvez a menos vinculativa.

Por tudo isto é que fiz apelo a que todos vós, que amais o Portimonense e tendes o desejo de o apoiar, que se juntem no TOPO SUL, no dia 1, para que todos possamos juntar as nossas vozes e apoiar o nosso clube!

Polémicas à parte, acho que isso é o essencial.

E por falar em polémicas, outro dos aspectos que me esqueci de referir no ultimo comentário acerca do assunto das faixas, foi que, mesmo que quisessemos faixas, enquanto não estivessemos registados como claque organizada, não poderiamos envergar qualquer tipo de material identificativo. Isto corta qualquer discussão pela base.


P.S.: Sendo este um tema que me parece completamente actual (até ao dia do derby), e que notoriamente gera interesse em quem nos visita, pedia que o mantivessem, dentro do possivel, no topo do BLOG. Não precisa estar sempre no topo, mas pelo menos próximo. Não se esqueçam que há pessoas que não nos visitam com muita frequência, embora possam ser regulares.

38 comentários:

Anónimo disse...

assim é que é miglão! sempre a exortar, sempre a exportar!
não obstante de me fartar de rir com a nomenclatura :D

Anónimo disse...

Estamos presente nesse derbi como Portimonenses, gostaia-mos de saber se podemos ir para o topo sul e se pagamos bilhete.
por motivos profissionais não nos é possivel estar presente em gondomar.

Mas desejamos a vitória

força Potimonense

Toy Marafado disse...

O post do Miglão veio elucidar alguns aspectos que poderiam suscitar dúvidas.
O entitulado "Grupo de adeptos" poderá apresentar um aspecto muito inovador e que será uma mais valia para o clube. Os "casuals", como o Miglão descreve, são, na minha opinião, o futuro no apoio aos clubes. Demarcam-se de um conceito de claque claramente ultrapassado, que aparece muitas vezes associado a um estereótipo de violência, e que afasta o público dos Estádios.
a questão da faixa foi uma falsa questão,pois nunca em momento algum, quer o recém criado grupo, quer os colaboradores do Blog, quiseram ostentar qualquer tipo de faixa.
Relativamente ao que o Mário afirmou,acho que não é motivo de crítica. Futebol, sexo e cervejas... epah são 3 coisas que adoro! Vocês não?
Espero que no dia 1 consigamos dar uma resposta muito positiva e que abafemos literalmente qualquer grupo de adeptos olhanenses.
Estes "casuals" do Portimonense deixam-me expectante e prometem aglutinar várias franjas de adeptos, desde que obedecendo aos principios aqui publicitados pelo Miglão. Apoiar sem violência,mas também não permitir episódios tristes como os ocorridos com o Trofense, no final da época passada, e com o Boavista, já esta temporada!
Por último apenas referir que nós, Blog do Portimonense, não nos achamos superiores a ninguém. Somos Portimonenses como muitos outros!
Sei que não é possível agradar a toda a gente e muitas vezes podemos ter errado, mas compreendam que não somos perfeitos! Muitas vezes não temos areia nos olhos como alguns nos acusam de ter, não podemos é publicitar tudo arriscando-nos a dar trunfos aos nossos adversários.
FORÇA PORTIMONENSE!

Toy Marafado disse...

Família Freitas, vamos tentar arranjar uma camisola para vocês. Contactem henriques.usa@gmail.com

Anónimo disse...

vejo uma evoluçao no discurso do toy e pela deixa-me ca ver 2 ª vez vou falar bem de ti assino por baixo tudo o que disseste e acrescento tou farto de ser enrrabado na nossa propria casa qualquer merda de 2 o 3 que vem de fora fazem mais barulho grupos maiores fazem o que querem mas isso vai acabar e Dia 1 é a viragem
agora so um aparte para o toy se continuares assim vais no bom caminho pode ser que mudes a opiniao de muita gente por isso nao deites tudo a perder em comentários futuros que possas fazer como a grande parte dos que fizeste ate aqui

Em Portimão manda-mos nos

Ruben disse...

toy: cumprimento-te pelo comentário que escreveste. concordei com o que disseste a 100%. espero que continues nesse diapasão e nessa toada e vais ver que o blog vai crescer ainda mais.

Anónimo disse...

Amén, Toy. Tu quando queres ser imparcial até dizes umas coisinhas. Já agora, e tu? Vais estar no topo?

Supporter1984 disse...

Assim é que é! É bem Toy! Até os comemos caralho!

PELO PORTIMONENSE!
SUPPORT YOUR LOCAL FOOTBALL TEAM!

Anónimo disse...

Leram bem o discurso do TOY MARAFADO????
" Não podemos é publicitar tudo, arriscando-nos a dar trunfos aos nossos adversários".
Há muito que eu entendia e sabia que o pessoal do blog estava a agir correctamente que não "tem areia nos olhos" como são acusados, mas não me competia ser eu como adepto a desvendar esta verdade.
Mas se já falaste TOY deixa-me acrescentar ao teu comentário outra verdade.
"Também não se pode dizer tudo para não desmotivar nossos jogadores que também consultam este blog que precisam de todo o apoio e toda a energia fisico-psicológica".
Passa-se aqui tudo o se tem que se passar...mas muitas coisas penso que não é da conta do blog e tem que haver uma certa contenção de palavras.
O que aqui digo não é da responsabilidade do blog apenas sinto as coisas, portanto apoio estes rapazes do blog incondicionalmemte pois eles são O LADO BOM DO NOSSO PORTIMONENSE.
Força a todos pessoal e mais união.

Anónimo disse...

Bem...não apanhámos com uma derrota contra Gondomar....ufff foi por pouco pelo que ouvi no relato.
Vamos dizer presente no proximo jogo...eu lá estarei com vocês

Anónimo disse...

ai ai... eu nao vou de certeza cantar sem abanar nada, como fazem os ingleses, estamos em portugal, se e para formar um tipo de ''claque'' eu vou mas se for so para cantar nao vou, mariquices..

Anónimo disse...

oh rapazinho então cantar é mariquices? e abanar já e´de machão fica mas é em casa a brincar com as bonecas!

Anónimo disse...

ainda voces aceitam comentarios de gente que nao é de ca...

Supporter1984 disse...

Agora pelo que o anónimo das 09:05 disse.. existe em Portugal um grupo que funciona como o grupo de apoio vai funcionar. Por razões óbvias não vou dizer qual é porque senão começam a discutir que o grupo A não presta e o B é que é bom como tem sido até aqui.

Mas acreditem, visto a fundo é a melhor claque em Portugal. E os próximos somos nós! =D

PORTIMOOOOOOOOOOOOOONENSE!

Anónimo disse...

SUPPORTER1984
Eu já não te "SUPPORTO" com tua forma de falar ordinária.
Para um colaborador do blog como foste deverias ter mais nível a falar.

guetov disse...

Ainda bem que o supporter1984 não utilizou outra célebre frase que ainda se tornaria mais polémica:

"SEX, DRUGS AND ROCK'ROLL!"

LOL

O pessoal aqui é todo Straight Edge ou então é mentiroso lol!

Venham as críticas agora para o meu lado lol!

Anónimo disse...

Estás a exortar para te criticarem, guetov?

guetov disse...

Não amigo, mas aqui no Blog prezamos a igualdade e a boa disposição, sendo assim, gostamos de ser todos crticados e elogiados da mesma forma lol.

No fundo pretendemos que reine um ambiente de fraternidade e boa disposição.

Capice?

Anónimo disse...

tristeza só atrasasdos!!!

Anónimo disse...

eh pah, vocês tão a exortá-las ... depois admiram-se

Anónimo disse...

Portimonense Allez
Portimonense Allez
Aconteça o que acontecer
Sou Portimonense até morrer...
la la la la la la
la la la la la la
la la la la la la
la la la la la la


Nova música pra sabado. A original é do Vitória Guimaraes ;)

VIVÓ PSC !!

Supporter1984 disse...

Isso é grande som! Ver se encontro por ai na net.

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Muito gostaram vocês da expressão "exortar". :)

Eu também me divirto muito ao escrever estas palavras do arco da velha :D

Anónimo disse...

Façem um colective maravilhas.
Vams mazé a eles moçes!!

Miguel Menezes "miGLã0" disse...

Fico contente por constatar que realmente neste POST já se conseguiu um maior consenso entre o pessoal...

Familia Freitas, se estiverem disponiveis para ir para o TOPO SUL, assim como todos os que estejam interessados, volto a frisar que o encontro será perto da entrada dos sócios, onde entraremos pelo portão que normalmente dá acesso às camionetas, e a entrada será gratuíta.

Seremos posteriormente encaminhados até ao TOPO SUL, onde marcaremos a nossa presença e o nosso apoio.

:)

Anónimo disse...

nao imitem os outros tenham imaginaçao e façam letras novas para canticos ja existntes
dá muito mais gosto serem os outros a copiarem-nos

P. disse...

É mm assim Miglão, toca a exortar a malta :) Oxalá este movimento cresça. O Portimonense merece.
Este blog tb começou do zero e cá está, já somos uns quantos, capazes de ir com o Portimonense a todo o lado.
Força!
Abraço

Anónimo disse...

Anónimo disse...
nao imitem os outros tenham imaginaçao e façam letras novas para canticos ja existntes
dá muito mais gosto serem os outros a copiarem-nos

Fala menos e junta-te ao grupo de adeptos e quando começares a cantar essa música já não queres outra coisa ;)

Anónimo disse...

ola amigos portimonenses.
ando ha muito pra escrever o seguinte, sou socio com lugar cativo, o meu lugar é na bancada por cima do banco de suplentes do nosso portimonense junto aos camarotes, nao sei se ha aqui leitores do blog que ficam tambem nesta zona da bancada? por cima desta zona esta 1 senhor , esta pessoa fica num camarote e é impossivel de aturar nao dá pra ver o jogo perto deste homem, deve ser o pior adepto do portimonense ( ainda nao sei o seu nºde socio pra lhe chamar de socio aqui) quem ja ficou na bancada ou fica naquela zona sabe de quem estou a falar possivelmente? Mas cada vez é pior, nao sei o que este sr. vai la fazer aos domingos? se nao gosta da equipa ou dos jogadores fique em casa ou porque nao segue a carreira de treinador e vem treinar o clube?
criticar esta no direito de qualquer socio ou adepto, mas de domingo pra domingo esta a piorar, no jogo da taça quando começamos a perder foi demais; e em vez de apoiar mais a equipa este sr. so mandava os jogadores abaixo e ofendia a equipa em voz alta que se ouve na bancada toda (podia guardar os seus comentarios so pro seu camarote e nao chater que gosta do clube e gosta de ir apoiar a equipa) ja irrita porque as criticas á equipa passaram a ofensas muito baixas aos jogadores e em especial ao nosso treinador ofendendo diretamente o treinador e a sua familia e ao raphael freitas tambem.
criticar qualquer socio pode e deve mas ser malcriado para o treinador e jogadores nao pode ser! os outros socios nao têm que aturar o mau fietio e a malcriaçao de outros.
alguem na direçao do clube devia ter 1 conversa com esta pessoa porque tudo tem limites.
peço ao blog que inicie 1 movimento para resolver esta situaçao que nao é bonita para o nosso clube e para quem gosta de ir ao estadio ver futebol e apioar o nosso portimonense.

obrigado a todos deste blog pelo vosso trabalho aqui desenvolvido

força portimonense
as: socio835

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Anónimo disse...
nao imitem os outros tenham imaginaçao e façam letras novas para canticos ja existntes
dá muito mais gosto serem os outros a copiarem-nos

Fala menos e junta-te ao grupo de adeptos e quando começares a cantar essa música já não queres outra coisa ;)


era apenas uma mini critica se é que assim se pode chamar construtiva quanto ao juntar-me é provavel que la esteja

Anónimo disse...

sr socio 835 tambem ja tinha reparado nesse socio que esta no dito lugar a mandar as ditas "bocas" e "palavroes" mas isso acontece em todo lado (até na liga dos ultimos),agora apelar ao blog que resolva o assunto por favor sr socio....! então não ficou aborrecido e apelou ao blog para resolver a vergonha da festa do trofense na nossa/sua casa?deixe as pessoas se manifestarem a vontade e quando ele ofender alguem comece voce a gritar pelo PORTIMONENSE QUE A MALTA VAI ATRAS DE SI. SOCIO 49

Anónimo disse...

Esse sócio que tá sempre a mandar vir não é o gajo do mané ?

Anónimo disse...

socio 49. tens toda a razao mas a minha ideia nao era que o blog resolvesse a situaçao , mas sim trazer a situaçao aqui é conversa , porque gostava de saber o que mais socios pensam do assunto. ou se era so eu que pensava assim.

* ja pensei ate mudar de lugar , mas felizmente este ano ja nao ha muito lugares vagos :)

1 abraço
ass: socio835

P. disse...

Sócios desses existem em todo o lado e só têm que ser "abafados" pelos restantes.
Para a próxima paguem-lhe um pacote de amendoins para ver se ocupam a boca do homem :)
Cumps

Anónimo disse...

Com muita pena minha não vou puder ir á bola neste sábado. Tenho alguma curiosidade em ver a postura deste novo grupo...daqui a 15 dias irei prestar atenção...
Espero que seja o 1º de muitos jogos em que o Portimonense tenha apoio no seu próprio estádio.

Em relação ao que foi dito pelo Toy,concordo quando diz que o futuro do apoio aos clubes é a cena casual mas já não concordo quando diz que os casuals demarcam-se da violência pois não sendo a violência a principal caracteristica de um casual posso dizer por experiência própria que muita malta tem aderido à cena casual como forma de fugir ás constantes repressões de que são alvo pela bófia (A.C.A.B) por esses estádios fora.
Tem um estilo muito próprio de se identificar quer seja pela roupa,música,maneira de estar no futebol etc etc, e esse estilo aproxima-se mais do hooliganismo que da cena ultra.

Deixo aqui alguns links pra quem quiser se informar melhor sobre a cultura casual:

http://en.wikipedia.org/wiki/Casuals

http://www.countylads.com/

http://www.footballcasual.com/


Força malta de Portimão!
Em casa mandamos nós!!

Ass: "Alemão"

Anónimo disse...

lol, agora é que já estragaste tudo.

tinham vindo com a cantiga do bandido que os casuais é que eram, e toda a gente mamou. quando perceberem que é só mais um forma gratuita de gerar violência no estádio, logo vêem no que se estão a meter.

acho que o q este grupo vai fazer n se vai aproximar nem de perto nem de longe à cena casual. vai ser uma cena completamente popular ... mas depois também duvido que tenha muita gente a aderir à causa.

ps. eu quero ver se houver merda quem vai identificar esta cambada de pessoas nao identificadas q vao entrar ah borla (sendo que os socios, esses pagam)

Anónimo disse...

Anónimo ds 12.43
Sou uma adepta e sócia com lugar cativo na bancada central.
Vou para o topo sul porque acredito que ninguem irá ter qualquer atitudede de violência ou agressevidade.
Gostaria de não ser chamada de "cambada".
Mas se algo acontecr saberei o que fazer futuramente.

Anónimo disse...

não querendo entrar nessa guerra entre adeptos casuais e adeptos identificados com as cores do clube,o que me preocupa por vezes é eu como socio apanhar com pessoas na bancada que entram á borla e ainda por cima afectos ao clube visitante e outros até socios do PSC com camisolas de outros clubes.....não estou a falar de miudos mas sim se graudos! socio 49