quarta-feira, 8 de abril de 2009

HOMENAGEM A 12 DOS NOSSOS




8 de Abril de 1989

Passam hoje 20 anos sobre a data mais triste da história do Portimonense.
À época a palavra “Internet” era desconhecida. Os telemóveis, praticamente inexistentes, não serviam como meio de comunicação para transmitir informações em tempo real numa sociedade onde as notícias circulavam mais devagar.
Nesse Sábado, 8 de abril, bem cedo, grupos de adeptos integraram-se em várias excursões que iriam acompanhar o Portimonense ao Porto onde, no dia seguinte, o nosso clube iria defrontar o Boavista em jogo a contar para 33ª Jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
Seria mais um fim-de-semana de convívio, igual a tantos outros, mas algo não correu como previsto. À saída do Algarve, entre Albufeira e S. Bartolomeu de Messines, um autocarro teve um acidente com graves consequências numa das antigas estradas que ligavam ao IP2, a velhinha estrada para Lisboa. Sim, o Algarve era uma zona quase remota de Portugal e ainda não era servido por auto-estradas.
A informação chegou a Portimão nessa manhã, sem grandes pormenores por vivermos numa época de pré-globalização. Sem telemóveis, em cada canto da cidade a notícia circulava “boca a boca” e era confirmada horas mais tarde nos noticiários da RTP, único operador televisivo existente. O rádio servia como alternativa e ia acrescentando detalhes. Vários adeptos do nosso clube tinham perdido a vida, outros estavam feridos e, definitivamente, a cidade ficou diferente.
Nome após nome, familiares, amigos, ou simples conhecidos dos adeptos que viajaram, constataram que o Portimonense estava de luto. Poderíamos referir os nomes de todos os que tragicamente nos deixaram. Preferimos deixar as famílias anónimas, por respeito.
Nos dias seguintes a cidade parou para se despedir de 12 pessoas que sentiam a mesma paixão que nós: o Portimonense!

10 de Abril (Segunda-Feira) a Igreja do Colégio foi pequena para tanta gente. Em Portimão, cidade onde todos se conheciam que o futebol uniu, não existia uma única pessoa que, de forma directa ou indirecta, tivesse como fugir para bem longe daquele pesadelo. Pessoas vagueavam nas ruas à procura de vizinhos e amigos que soubessem mais que eles próprios.
O comércio encerrou. A cidade recebeu as mais altas figuras desportivas e políticas da altura. Os adeptos do Portimonense compareceram em peso. Anónimos e amigos juntaram-se na mesma dôr. Aí percebeu-se que não era só o Portimonense que estava de luto. O país, pequeno mas distante pelos precários meios de comunicação existentes, mostrou-se solidário.
Por curiosidade, o jogo do Bessa terminou com uma vitória do Boavista por 1-0 perante um Portimonense digno, que bem se esforçou para conseguir outro resultado, homenageando os seus adeptos. O Portimonense alinhou com Sérgio; José Carlos, Aurélio, Floris, Justiniano (Guetov, 75m); Augusto, Vado, Nivaldo, Skoda; José Pedro e César Brito. O treinador era José Torres.
É esta a explicação para o drástico decréscimo de excursões que se verificou desde então. Feridas difíceis de sarar que afectaram toda uma geração e que, pouco a pouco, vão cicatrizando à custa de pessoas como o Sr. Catarino que, teimosamente, continuam a empolgar adeptos para palmilhar o País, acompanhando sempre o nosso clube. Ao pé de quem, qualquer um de nós será sempre demasiado pequeno.
Ainda hoje, há várias famílias para quem o Portimonense só pode significar tristeza. A elas dirigimo-nos dizendo que, apesar de terem passado 20 anos, não esquecemos aqueles que, de uma forma precipitada, deixaram a nossa grande Família que veste de preto e branco. Compreendemo-vos e, de uma forma diferente, sentimos um pouco do que vocês sentem.
Gostaríamos de ter mais 12 pessoas a cantar connosco em cada vitória. Esperamos ser dignos do legado que nos deixaram.
Lamentamos serem obrigados a reviverem tudo isto. No entanto temos a certeza que, hoje, muitas pessoas querem agradecer-vos por serem Portimonenses como nós e isso tem que ser superior ao resto pois o caminho tem que ser em frente.

Passam hoje precisamente 20 anos sobre o dia mais triste da história do Portimonense, da própria cidade de Portimão, e da história recente do Futebol português. Fôssemos um Benfica, um Sporting ou um Porto e esta efeméride seria recordada de outra forma. Somos Portimonenses por isso choramos entre nós este dia 8 de Abril. Isso chega-nos.

Não perdemos 12. Ganhámos 12 que nos acompanham em cada viagem por esse país, de certa forma cumprindo os quilómetros que Eles não chegaram a cumprir.

Esta é a melhor Homenagem que Vos podemos fazer neste dia. Pequenina demais para tanto que ainda significam.


Agradecemos à equipa do Jornal Barlavento que nos cedeu as imagens da edição original que foi para as bancas a 13 de Abril de 1989.

8 comentários:

Anónimo disse...

A mais bela e simples homenagem está no post que escreveste caro Simoesonov.
Encontraste as palavras que tanto desejariamos saber escrever ou pronunciar.
Bem hajam todos.

Pinto Joaquim disse...

Da minha familia foram 2 pessoas , (Padrinho e Madrinha), homenagem sentida a todos e a todas as familias envolvidas.

Alvaro disse...

OBRIGADO!

P. disse...

Inesquecíveis! Sempre connosco!

footscout disse...

Jamais esquecerei este triste episódio da nossa história. Estarão eternamente na memória da família portimonense. Recordo a cerimónia fúnebre em que o PORTIMONENSE esteve representado pelo presidente Manuel João, o falecido Mira Pacheco, Herminío Rebelo, o sr, Virgílio (secretaria), entre outros, num momento que jamais será esquecido pelos familiares das vitímas e por todos nós PORTIMONENSES.

guetov disse...

Em primeiro lugar felicito o Pedro Simões por este post, estiveste muito bem, parabéns!

Em segundo lugar deixo uma palavra de conforto para as famílias daqueles que faleceram nesse trágico dia.

Em terceiro e último, não posso deixar de referir o facto, de mais uma vez, quando seriam de esperar mais comentários, nem vê-los..., dá que pensar...

Anónimo disse...

Nao nasci nesse ano, mas o meu pai ja me tinha falado nisso. Foi, sem dúvida, uma tragédia. É muito triste sem duvida algum,mas somos o PORTIMONENSE!

PORTIMONENSE SEMPRE!

MegaDesporto disse...

Ainda querem vocês deixar cair o blog!!!
Parabéns por mais um gesto nobre, de dignidade e respeito pelo(s) Portimonense(s).

jornal "barlavento" é aquela máquina. Competente e actual até na História.

Um abraço

Armindo Vicente