terça-feira, 12 de maio de 2009

EMPATE POSITIVO APROXIMA PORTIMONENSE DA MANUTENÇÃO



O ponto conquistado, ontem, em Aveiro, poderá revestir-se de capital importância nas contas finais da Manutenção na Liga Vitalis.
Pese as vitórias de Gondomar (1-0 nas Aves), UD. Oliveirense (2-1 ao candidato União de Leiria), Vizela (1-0 ao Sp. Covilhã) e Freamunde (5-1 no terreno do Feirense), a derrota intramuros do Boavista diante do Gil Vicente permitiu ao Portimonense manter uma distância de 4 pontos dos lugares de despromoção quando faltam apenas duas jornadas para o final da competição.
No próximo domingo, o Portimonense tem mais uma deslocação a Vizela e pode, mesmo em caso de derrota, assegurar matematicamente a Manutenção, desde que os seus adversários directos não consigam nenhum resultado surpreendente…
Ontem, perto do final da partida, Rui Pedro poderia ter selado definitivamente a Manutenção, mas falhou isolado na cara do guarda-redes aveirense.
Noutros campos, as surpresas foram acontecendo, com uma normalidade invulgar. O Gondomar lá venceu nas Aves, o Freamunde goleou em Santa Maria da Feira e a cereja no topo do bolo… o clube do Presidente da Liga derrotou a União de Leiria, numa partida com muita Paixão!
Hermínio Loureiro, arauto de um Futebol Português transparente, deve ter vibrado com a vitória da UD. Oliveirense, clube no qual joga nos Veteranos e pasme-se até se vai candidatar à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. No Bessa, o Boavista perdia perto do final com o Gil Vicente, num golo a tresandar de irregularidades…

Conseguem identificar onde está o Presidente da Liga de Clubes, nesta foto dos Veteranos da UD. Oliveirense?!

Enfim, é o Futebol que temos, pelo que o Portimonense tem que se preocupar, acima de tudo, consigo próprio, procurando não depender de ninguém.


Lito Vidigal assumiu o comando do Portimonense à 18ª Jornada, tendo-se estreado no Bessa com uma vitória. Assumiu um plantel que não tinha o seu cunho pessoal e, com um discurso sempre muito realista, tem conseguido um registo agradável.
Em 11 jogos, venceu 3, empatou 6 e perdeu apenas em duas ocasiões. A simplicidade de processos do Portimonense, muitas vezes exibindo um Futebol pouco atractivo, tem valido pontos e isso sim é a prioridade na competitiva Liga Vitalis. Na condição de visitante, o Portimonense em 14 jogos conseguiu 2 vitórias, 8 empates e 4 derrotas. Denota claras fragilidades ofensivas (4 golos marcados em 14 jogos), no entanto se excluirmos as pesadas derrotas em Olhão (0-4), Açores (0-3) e na Covilhã (1-4), o Portimonense sofreu apenas 2 golos em 11 jogos (9 jogos sem sofrer golos!).
O Portimonense é uma das equipas com menos derrotas da Liga Vitalis, apenas 9 (o líder Olhanense tem 8), no entanto aparece como a 3ª equipa que mais empata – 12 vezes (batido por Vizela com 15 e Gil Vicente com 13).

Comparativamente à época passada, o Portimonense alcançou a Manutenção na 28ª Jornada, com uma vitória por 2-1, em Portimão, diante do Beira-Mar. Na actual temporada, o Portimonense ainda não assegurou a permanência. No entanto, comparando com a época passada, à 28ª Jornada, o Portimonense ocupa a mesma posição, com o mesmo número de pontos – 33 pontos. A diferença reside apenas no goal-average. Em 2007/08 o Portimonense tinha um registo de 23-28 (-5), enquanto esta temporada tem 26 golos marcados-32 golos sofridos (-6).

Classificação à 28ª Jornada (Época 2007/08)


Classificação à 28ª Jornada (Época 2008/09)


A Manutenção está perto e nós não podemos deixar de apoiar os nossos jogadores nesta recta final de Campeonato.
Henrique e Vasco Matos, que estiveram divorciados das boas exibições durante grande parte da temporada, têm sido 2 dos elementos mais importantes neste final de época. Nuno Prata Coelho até com o nariz fracturado não se nega a dar tudo pelo Portimonense. Alê tem sido enorme entre os postes. Heslley assume-se finalmente como o patrão da defesa alvinegra. Roberto Britto, que esteve muito tempo afastado por lesão, também apareceu em Aveiro na equipa titular, dando um contributo importante para a conquista de um empate muito positivo.


FORÇA PORTIMONENSE! ESTAMOS PERTO DA MANUTENÇÃO!

1 comentário:

Aves disse...

Quem é que na Liga não tem clube?
Honra se faça a Hermínio Loureiro que nascido em Oliveira de Azeméis sempre honrou a cidade e lá por ser da U.D.Oliveirense não deixa de ser neutro quando presidente da LCF.