terça-feira, 14 de julho de 2009

BOAVISTA DESPROMOVIDO. FC. PENAFIEL E AD. CARREGADO COMPLETAM LOTE DE 16 EQUIPAS DA LIGA VITALIS



A Comissão Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) despromoveu o Boavista ao Campeonato Nacional da IIª Divisão B, convidando a Federação Portuguesa de Futebol a indicar duas equipas para completar o lote de 16 clubes da Liga de Honra.


Na base da decisão do órgão executivo da LPFP, reunido ontem, está uma dívida de 159.317,94 euros do clube portuense para com a Liga, que deveria ter sido regularizada até 10 de Julho, de acordo com o comunicado publicado no site oficial do organismo de clubes.
"A Comissão Executiva face à não regularização por parte daquela SAD das dívidas da sua responsabilidade para com a Liga PFP, vencidas até 30/06/2009, (...) deliberou (...) a despromoção do Boavista (...) ao Campeonato imediatamente inferior", indica a nota.
Como consequência, a Liga arquivou o processo de candidatura do Boavista à participação na Liga Vitalis em 2009/10 e prepara-se para pedir que a Federação Portuguesa de Futebol indique dois clubes para completar o segundo escalão profissional.
"A Comissão Executiva deliberou, face à segunda vaga aberta pela despromoção do Boavista (...) convidar a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol a indicar duas equipas de entre as que disputaram o Campeonato Nacional da IIª Divisão B na época 2008/09 para o preenchimento das duas vagas actualmente existentes", adianta o comunicado.


A Liga de Honra tem neste momento apenas 14 equipas, depois das despromoções do Boavista e do Gondomar, desportiva e administrativamente, bem como do FC. Vizela, também pela via administrativa, e da manutenção do Belenenses no escalão principal.
O clube do Restelo tinha ficado nos lugares de despromoção na temporada passada, mas foi convidado a participar no primeiro escalão, depois de o Estrela da Amadora não ter conseguido cumprir os pressupostos financeiros.

Assim, FC. Penafiel e Carregado, equipas que foram eliminadas no play-off de subida da 2ª Divisão B por Desp. Chaves e CD. Fátima, respectivamente, deverão participar na edição 2009/10 da Liga Vitalis.


Assim, as 16 equipas que irão participar na edição de 2009/2010 da Liga Vitalis são:
CD. Trofense, Santa Clara, Feirense, Estoril-Praia, Freamunde, Sp. Covilhã, Varzim, Gil Vicente, Desp. Aves, Beira-Mar, Portimonense, UD. Oliveirense, CD. Fátima, Desp. Chaves, FC. Penafiel e AD. Carregado.



3 comentários:

Bruno disse...

Justissimo,alias até é injusto um campeao de serie nao subir directamente,secalhar deviam aumentar para 18 clubes a Liga Vitalis e subiam todos os campeoes de serie e desciam 4 equipas...

Sérgio_alj disse...

LOL!

Ainda à 3 ou 4 anos estava eu no Carregado (terra da minha avó), a ver jogos do clube na III Divisão, frente ao Alcochetense e ao Ouriquense!!

Anónimo disse...

Carregado!?! Excelente!!! Sempre é mais uma possibilidade de haver uma enorme falange de apoio quando o PSC se deslocar lá, visto que o Carregado fica "perto" do Algarve.... XD