segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Opinião: No rescaldo da primeira derrota

Ressalvando que não estou inteirado de vários factores que ocorrem durante os treinos e que levam o treinador a tomar determinadas decisões, aqui fica a minha opinião de treinador de bancada.

A opção de ser Garavano a substituir Pires, parece-me lógica, pois é o avançado que tem características mais semelhantes ao ausente Pires, cimentando o seu jogo no oportunismo e capacidade de luta. E não me parece que tenha sido por aí que se perdeu o jogo.

Já a opção de retirar Aragoney do 11 titular parece-me mais difícil de justificar. A melhor especulação que me ocorre é que Lito pretendeu dar algum apoio defensivo às laterais defensivas, que têm estado "debaixo de fogo", tanto dos adversários como dos adeptos, e que têm cometido algumas falhas comprometedoras.
Neste papel, de ajudar a fechar as laterais, ficaram Moita e Diogo, um de cada lado.
Moita e Diogo, apesar de possuírem algumas qualidades técnicas, têm deixado muito a desejar, não mostrando para já capacidade física para pressionar com agressividade, nem para compensar as subidas de Pessoa e Pedroso. Recuperações de bola também têm sido muito esporádicas durante um jogo de 90 minutos.

Sendo assim, perdeu-se um homem que tem excelente capacidade de transportar a bola entre sectores, com velocidade e segurança, falo de Aragoney, e também não se conseguiu produzir o efeito desejado de ter alguém para compensar e fazer as "dobras". Alguns comentários no blog, têm referido insistentemente uma perda de bola do Aragoney no ataque, que deu um golo ao Chaves no conta-ataque. Ora se um médio ofensivo não pode perder uma bola no meio campo ofensivo, então será melhor voltarmos ao pontapé para a frente, e passamos o jogo à defesa, evitando assim perdas de bola...

Outro comentário muito visto, e que na minha opinião não faz sentido, é a colocação de Balú no meio-campo. Na minha opinião, perder-se-ia, o que tem sido, até agora, o único elemento da linha defensiva que tem mostrado trazer valor acrescentado, e trazido segurança e o mínimo de estabilidade ao sector. Neste momento, não vejo nenhum elemento no banco, com capacidade de o substituir no centro da defesa. Infelizmente, aquele que tradicionalmente é o sector de maior qualidade do Portimonense, este ano precisa de subir alguns furos.
Considero no entanto que o "nosso rapaz", Rúben Fernandes, tem sido um elemento importante e de grande utilidade. Penso que há que trabalhar bem este sector nos treinos, e corrigir as falhas.

Pelos jogos vistos até ao momento, a renovação do plantel, com a entrada de muitos elementos, ao contrário de épocas anteriores trouxe mais qualidade. Os bons exemplos disso são, por ordem de influência na equipa, Adriano, Pires, Balu, Aragoney e Monteiro.

A equipa poderá vir a fazer um bom Campeonato, mas penso que ainda será complicado atingir o nível de exigência necessário para andar nos lugares cimeiros, como tal, considero um erro, o Presidente do Portimonense ter vindo a público, contrariar as suas próprias declarações e subir a fasquia, só porque a equipa se encontrava no primeiro lugar da classificação, e isso poderá ter trazido pressão desnecessária ao grupo.

4 comentários:

Anónimo disse...

concordo plenamente... excelentes colocações

Anónimo disse...

Parece que o BEN vai ser emprestado em dezembro?

Anónimo disse...

O ben ten que jogar nesta equipa do portimonense.Eu vou ver os treinos e o homen é o melhor jogador de um para um não dá hipotese a qualquer defesa.É umas vergonha o homen não jogar.

guetov disse...

Caro anónimo, conte-nos lá como consegue assistir aos treinos, se estes são à porta fechada?