domingo, 13 de setembro de 2009

TAÇA DE PORTUGAL - 2ª ELIMINATÓRIA: Portimonense 1-1 Real SC. (2-2, após prolong.) (4-3, nas grandes penalidades)

"ESTRELINHA DE CAMPEÃO"


O Portimonense só conseguiu carimbar o passaporte para a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal nas grandes penalidades.
O Real SC, equipa de uma Divisão inferior, nunca se atemorizou e poderia ter ganho o jogo se tivesse aproveitado os brindes do estreante Pedro Silva.
Pese a tarde de menor inspiração, o Portimonense não baixou os braços, lutou muito e nunca desistiu de procurar a sorte do jogo, acabando por ser feliz...



FONTE DA FOTO: Site Oficial


O Portimonense apurou-se, esta tarde, para os 32 Avos-de-Final da Taça de Portugal (onde já competem as equipas da Liga Sagres), ao afastar o Real de Massamá, da 2ª Divisão B.
Lito Vidigal já tinha avisado ao longo da semana que não ira ser nada fácil e adivinhou!
A equipa do Real, a competir numa Divisão abaixo do Portimonense, apenas caiu nas grandes penalidades.
O Treinador alvinegro fez apenas 3 alterações na equipa titular, relativamente ao 11 que jogou na última ronda da Liga Vitalis em Chaves (1-1).
Pedro Silva surgiu na baliza no lugar de Alê, Nelson Pedroso, castigado, foi substituído por Nilson no lado esquerdo da defesa e Pedro Moita foi preterido por Vasco Matos.
A 1ª metade da partida foi despida de interesse e levou ao bocejo os cerca de 1500 espectadores que se encontravam nas bancadas do Municipal de Portimão.
O Real limitou-se a defender o nulo, o Portimonense tinha mais iniciativa mas o ritmo lento a que se exibiu não lhe permitiu criar oportunidades de golo.
As excepções foram um remate de Adriano e um livre de Pessoa, que puseram à prova o brasileiro Victor Golas.
Na etapa complementar, pensou-se que o Portimonense iria aumentar o seu ritmo na partida e fazer valer o facto de ser de uma Divisão superior, no entanto foi o Real quem entrou melhor.
Os homens de Massamá dispuseram de inúmeras oportunidades para marcar, com a colaboração do guarda-redes alvinegro Pedro Silva, que acumulou intervenções menos conseguidas.
O Portimonense ia respondendo a espaços. Adriano, o mais inconformado do Portimonense, acertou no poste, depois de Balú ter evitado o golo em cima da linha de baliza, à passagem dos 49 minutos.
Wilson Eduardo, jogador formado no Sporting, foi um autêntico quebra-cabeças para a defesa do Portimonense.
Aos 76 minutos, Wilson Eduardo materializaria a superioridade do Real na partida e bateu o veterano Pedro Silva, que uma vez mais não ficou isento de culpas.
Lito Vidigal lançou Ben na partida, num último esforço para evitar que houvesse um tomba-gigantes em Portimão.
Quando o vencedor parecia estar encontrado, Pires (quem mais havia de ser?!) empatou a partida aos 87' e levou a decisão para o prolongamento.
No prolongamento, pensou-se que o Portimonense conseguiria finalmente arrancar para um registo mais conseguido, até porque o Real poderia ter ficado animicamente mais fragilizado por um golo sofrido a 3 minutos do final dos 90', no entanto uma vez mais as contas saíram furadas.
O Real entrou melhor e continuou a ser a melhor equipa no relvado do Municipal de Portimão.
Contra a corrente de jogo, o Portimonense acabaria por dar a cambalhota no marcador, por intermédio de Vasco Matos, que correspondeu da melhor forma a um cruzamento de Pedro Moita.
Os homens de Massamá não acusaram o golo e continuaram a desperdiçar inúmeras oportunidades de golo.
O empate surgiria já na 2º parte do prolongamento, aos 109 minutos, por intermédio de Pedro Mendes.
Pelo meio, Elves Tavares e Pires receberam ordem de expulsão, aparentemente por agressão mútua.
Seriam os penaltis a decidirem o que 120 minutos de jogo não definiu. O Portimonense acabou por ser o mais feliz!
O Real falhou o primeiro penalti. Rúben na 2º série imitou o homem do Real. No 5 penalti, Dino Pereira atirou por cima e Diogo deu a vitória na eliminatória ao Portimonense.
Resultado injusto para o Real, que poderia ter vencido o jogo nos 90 minutos, face às inúmeras oportunidades de golo desperdiçadas.
O Portimonense acabou por ter estrelinha de Campeão e à semelhança da Taça da Liga, onde afastou o Feirense nas grandes penalidades, hoje acabou por se apurar para a 3ª Eliminatória também nos pontapés da marca dos 9 metros e 15.
Pires, avançado que tem estado em destaque neste início de temporada, viu cartolina vermelha (directa) e deverá falhar, pelo menos, os 2 próximos jogos da Liga. Uma dura baixa, para mais quando o Portimonense joga com Gil Vicente e Trofense nas próximas duas jornadas.
Luís Reforço, árbitro da partida, não teve uma actuação muito feliz, acumulando erros em prejuízo das duas equipas. Na dupla expulsão pecou por excesso.


FICHA DE JOGO


13 de Setembro de 2009 (Domingo); às 16 horas
Estádio: Municipal de Portimão
Assistência: Cerca de 1.500 espectadores.
Árbitro: Luís Reforço (AF. Setúbal).


PORTIMONENSE: Pedro Silva; Ricardo Pessoa "capitão", Balú, Ruben Fernandes e Nilson (Pedro Moita, aos 51'); Adriano, Vasco Matos, Aragoney (Gonzalo Garavano, aos 66') e Diogo Melo; Jorge Monteiro (Ben Traoré, aos 77') e Pires.
Suplentes não utilizados: Fábio Sapateiro; Ivanildo, Bruninho e João Pedro.
Treinador: Lito Vidigal.

REAL SC. (MASSAMÁ): Victor Golas; Miguel Gonçalves, Pedro Mendes, Eduardo Simões, Pedro Tigas, Diogo Rosado (Ailton, aos 45'), Diogo Calheiros, Dino Pereira, André Martins, Hugo Rosa (Elves, aos 74') e Wilson Eduardo (Zé Mário, aos 79').
Suplentes não utilizados: Bruno Fernandes; Guilherme, Diogo Amado e David Rosa.
Treinador: Filipe Ramos.


Ao intervalo: 0-0.
No final do tempo regulamentar: 1-1.
No final da 1ª parte do prolongamento: 2-1.
No final do prolongamento: 2-2.

Marcadores:
0-1 - Wilson, 76 minutos.
1-1 - Pires, 87'.
2-1 - Vasco Matos, 98'.
2-2 - Pedro Mendes, 109'.

Marcadores no desempate por grandes penalidades:
0-0 (Ailton falha).
1-0, Ricardo Pessoa.
1-1, André Martins.
1-1 (Rúben Fernandes falha).
1-2, Pedro Tigas.
2-2, Moita.
2-3, Diogo Calheiros.
3-3, Traoré.
3-3 (Dino Pereira falha).
4-3, Diogo melo.


Acção disciplinar: Cartão amarelo para Dino Pereira (54'); Garavano (90'+2'); Diogo Calheiros (115') e André Martins (120). Cartão vermelho directo para Elves (106') e Pires (106').

15 comentários:

Bruno disse...

Há muito tempo que nao via tantas falhas defensivas no Portimonense,o mister Lito bem que tentou chamar os jogadores a atençao durante o jogo,mas acumularam muitos erros,há muito trabalho a fazer.
Balu faz falta ao meio-campo,Diogo apesar de decisivo neste jogo tem uma produçao fraca.Melhor em campo: Pires,Pior em campo: Diogo

Anónimo disse...

Pior em campo Diogo????? a mim pareceu me mais Vasco Matos k os cruzamentos nao saiam bem. o Diogo fez mts recuperações de bola. Pires o melhor em campo sem dúvida

Tiago disse...

o lito teve falhas hj tira o nilson para meter o moita ke se arrasta o jogo td o vasco matos tb a partir do minut 70 arrebentou tendo um ala n banko kmu ivanildo para dar mais rapidez n jogo pela ala tb nao o fez dps ainda tira o aragoney ke e um jogador k d um momento para o outro pode desikelibrar tira e deixa em kampo o aragoney mt mal o lito hj nota 2 na eskala 0 a 5

Anónimo disse...

Pior em campo...RUBEN não acertou uma vez com a marcação ao wilson eduardo que apareceu nas costas deste sei la quantas vezes e o que vale é que o Balu esteve impecavel nas dobras.

Tiago disse...

e deixa em kampo o diogo

Nuno Miguel disse...

estamos com a estrelinha de campeao... vamos ver se para oproximo jogo contra o gil vicente continuaremos com essa estrelinha... vamos ter um baixa muito importante o pires mas temos que contar com os que estao disponiveis...
so uma pequena duvida o rui pedro que esta a ser fiqura do gil ate ao momento é o mesmo que aqui esteve no no passado certo?

Anónimo disse...

Os resultados são excelentes. Temos uma boa equipa, com destaques para Adriano, Aragoney, Pires e Ricardo Pessoa. Falta acertar a defesa. Lito Vidigal não quer mudar a equipa porque está ganhando, portanto tem suas razões. Mas estamos vendo muitas falhas defensivas. O Balu tem que jogar de médio defensivo no lugar de Diogo, e Mailson deve ser titular. No jogo contra o Feirense, a nossa defesa só foi corrigida com a entrada do Mailson.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o TIAGO, Lito não deveria substituir o Aragoney. Até porque quando diminui a velocidade do jogo em consequencia normal do cansaso dos jogadores, aumenta os espaços para jogadores criativos criarem jogadas, e nós sabemos que nesse momento do jogo Aragoney seria muito importante.

Ruben disse...

Eu acho que há cinco reforços deste ano que trazem valor acrescentado há equipa, até ver.
Por ordem da influência que têm no 11: Adriano, Pires, Balu, Aragoney e Monteiro.
Pela negativa têm estado, na minha opinião, Diogo e Moita.
Penso que no sector ofensivo, apesar de uma ou outra falha na concretização, o processo desenrola-se com muita fluidez, há menos jogo directo que noutras épocas, maior troca e posse de bola a meio campo, e construção racional dos ataques.
Por outro lado, a defesa tem apresentado índices de eficácia muito baixos. As laterais têm acumulado diversos erros, e em especial, muita lentidão. Ressalve-se o facto que quer o capitão Pessoa, quer à primeira impressão, Pedroso, serem jogadores evoluídos táctica e tecnicamente, o que lhes permite integrar-se bem na manobra ofensiva da equipa.
Incógnitas são ainda Ivanildo e Nakamura, que poderão ser boas alternativas a Diogo, Moita e Vasco Matos no meio campo, mas que não resolverão o problema defensivo.
Além de alguma falta de capacidade física na defesa, tem se visto também de forma muito evidente, alguma falta de entrosamento com os guarda-redes - quer Alê, quer no último jogo Pedro Silva - que têm falhado algumas vezes no tempo de saída às bolas, sendo que por vezes estas falhas podem também ser consequência de má articulação com a defesa.
No banco Maílson, mostrou ter argumentos fisicos, mas também alguma inexperiência e impetuosidade excessiva, Calado não tem estado bem, e João Pedro ainda não jogou, mas parece que será a 1.ª opção no caso de alguma alteração no centro da defesa. Com a saída de J. Vitor, só Nilson pode concorrer com Pedroso, mas que ainda precisa de ganhar mais calo.

Anónimo disse...

Concordo com o anonimo das 13:28 horas, acrescentando o Balu, que mesmo fora de sua posição, também vem se destacando.

gerbazio disse...

Pela primeira vez esta epoca tive oportunidade de ver o portimonense ao vivo, e foi logo uum jogo de emoçoes fortes.

Discordo quando dizem que o diogo foi o pior em campo, fez uma primeira parte de grande nivel. Jorge Monteiro tambem foi dos mais influentes e a saida dele ate me surpreendeu. Pires é sem duvida um grande jogador e vai fazer muita falta nos proximos jogos!
Em termos defensivos é que foi pior, os atacantes do real eram super rapidos e so ñ perdeos pq eles com baliza aberta mandavam bolas ao poste/barra. Espero que em termos defensivos nos melhoremos e muito.

Temos sem duvida uma grande equipa. Força grande portimonense e que tenhamos a mesma estrelinha da sorte para os proximos jogos

LuisMiguel disse...

agora chamem-me maluco quando disse que podiamos ter pedido alguns destes miudos emprestados. e ainda faltou o rabiu ibrahim...

Anónimo disse...

A MEU VER OS PIORES JOGADORES DO PORTIMONENSE ATE AGORA E DIOGO,O MOITA E O RUBEN GORDO QUE TA E SO METE AGUA E MAIS AGUA CADA VEZ QUE JOGA NO BANCO E QUE ELE TAVA BEM OU TAO FORA DELE.MAILSON A TITULAR

Anónimo disse...

oh esperto rubem vai tirar o lugar ao lito deves ter a mania que percebes de futebol... coitado..

Anónimo disse...

Gostaria de perguntar a estes senhores que aqui vem fazer criticas de de contrutivas não tem nada se fariam melhor que o Lito ele simplesmente é um BOM CONDUTOR DE HOMENS, acredita na equipa e faz com que a equipa acredite também foi isso que se viu no jogo da taça e como diz Barack Obama "YES WE CAN", foi isto que eu vi mas voçês os que aqui vem dizer mal se conseguissem fazer melhor assim teriam o direito de falar agora falam, falam mas não dizem minimamente nada desculpem a minha franqueza não pertendo ferir susceptibilidades de ninguem apenas estou a manifestar a minha singela opinião.