quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ARTIGO DE OPINIÃO: "Eu não queria o FC. Porto!"

Vital era o guarda-redes do Portimonense que jogou contra o FC. Porto no vídeo colocado em baixo. Apesar dos seus 47 anos continua a demonstrar uma excelente forma física!


Não fiquei particularmente satisfeito com o Sorteio de hoje...
Pese do ponto de vista desportivo o Portimonense ter ficado no grupo mais acessível (FC. Porto, Leixões e Estoril-Praia), do ponto de vista financeiro não foi muito feliz.
Receber o Estoril e o FC. Porto não é do ponto de vista financeiro mais vantajoso do que ser anfitrião de um dos 2 grandes de Lisboa (Sporting ou Benfica) e de uma das equipas mais representativas do Minho (Sp. Braga ou Vitória de Guimarães)!

Embora as relações entre Portimonense e FC. Porto sejam actualmente boas, muito por força de Fernando Rocha, actual Presidente dos alvinegros, ter sido dirigente do FC. Porto, um dos responsáveis pela fundação da Casa dos Dragões em Portimão e ser amigo pessoal de Pinto da Costa, existem feridas que por mais tempo que passe nunca irão sarar...
Foi no longícuo dia 24 de Fevereiro de 1990, que o FC. Porto se deslocou pela última vez a Portimão.
Essa noite, que ainda perdura na memória de muitos Portimonenses, custou mais do que os 3 pontos da injusta derrota com os portistas (0-1), terá valido a despromoção e o afastamento definitivo do Portimonense dos grandes palcos do Futebol português.
José Guímaro orquestrou um roubo em Portimão e o golo de Rui Águas só veio determinar a vitória da corrupção sobre quem procura jogar limpo! O Portimonense nessa noite caiu, mas caiu de pé...
O Presidente portista, o eterno Pinto da Costa, acabou agredido, depois de ter provocado a ira dos adeptos Portimonenses. Na altura terá dito, "jamais o Portimonense voltará a jogar na 1ª Divisão..."
A profecia cumpriu-se e o Portimonense iniciou uma autêntica travessia no deserto, tendo inclusivé jogado várias temporadas na 2ª Divisão "B". As palavras essas não as esqueci, e muitos Portimonenses também não. O FC. Porto continua a representar para mim uma das páginas mais podres do nosso Futebol e continua a ser sinónimo de corrupção e jogo sujo!
É com tristeza que vejo o meu Portimonense cada vez mais ligado a um clube que irá perdurar para sempre num dos episódios mais negros da nossa existência!

A visita do FC. Porto a Portimão poderá ser envolta em muita especulação.
Espero que não procurem vender aos Portimonenses a ideia de que se o Portimonense receber os actuais Campeões no Estádio Algarve a receita será porventura maior. Não vendam ilusões! Para um jogo agendado para meio da semana e porventura diante de uma 2ª linha do FC. Porto, bastarão as bancadas do velhinho Municipal para receber os espectadores...
No entanto, se virar moda e o Treinador dos Dragões achar que a relva do Municipal de Portimão não é digna dos seus jogadores, aí sempre se pode negociar. O FC. Porto traria os seus melhores jogadores, mas o Portimonense teria que jogar a 50 Km's do seu público, no Estádio do Algarve!
Bem, tudo não passa de uma conspiração da minha cabeça, como tal no dia 13 de Janeiro de 2010, lá estarei nas bancadas do Municipal a puxar pelo Portimonense, seja contra o Hulk e seus pares, seja contra a equipa Júnior da Liga intercalar!

O jogo de Portimão irá marcar alguns reencontros. Aragoney reencontra o seu antigo companheiro no Kawasaki Frontale do Japão, Hulk, amigo e cozinheiro de feijoadas. Jorge Monteiro, João Pedro e Ivanildo defrontam o seu antigo clube. Nuno André Coelho regressa a Portimão de azul e branco vestido.

Recordo Cadorin, esse que um dia denunciou a tentativa de corrupção de que foi alvo por parte do FC. Porto, e que para sempre perdurará na memória de Todos os Portimonenses. Cadorin conquistou a eternidade, algo só ao alcance dos melhores...





20 comentários:

Ruben disse...

Grande artigo Toy. Parabens!

Anónimo disse...

ya.soberbo.pareçe q ainda ha pessoas q falam desses fdps como eles devem ser reconhecidos, como um clube baixo e corrupto.

Anónimo disse...

ODEIO-TE PORTO! PORTIMONENSE SEMPRE

Bruno disse...

Grande parte dos adeptos que vao apupar o pinto da costa se este vier ca,provavelmente foram os mesmos que votaram no rocha nas eleições,quando este ainda era dirigente do porto...

João Raposo disse...

Gostei do que escreves!

Parece que hoje em dia a grande supremacia do Porto no últimos anos fez esquecer aquela época em que, todos sabem mas, alguns já nem se lembram, o FC Porto através dos seus malabarismos,manha e poder que ninguém questionava, conseguiu quase matar o nosso clube e matar mesmo o Campomaiorense!
Também não os queria, não são vantajosos em nada mas, já que vieram, adorava que "morressem" em Portimão!!

Um abraço Portimonense

João raposo

Anónimo disse...

grande comment bruno.
nem mais.
PORTIMONENSE AOS PORTIMONENSES!!!

João António disse...

Quando a liga fizer pela primeira vez as contas devido ao recurso da Académica, e vir que afinal o Portimonense tinha uma média etária mais alta e está fora da Taça da Liga, vocês vão apagar este post ou vão deixar ficar?

Hugo disse...

E?? Bruno cada um vota no que quer, se tivessemos votado todos no outro palhaçinho que cá andava, a esta hora nem precisavam do Porto po "trabalhinho sujo" , o proprio presidente em quem votaste(ou nao) faria tudo como andou a fazer o tempo que por cá passou... a esta hora ias jogar a Moura e aos Pescadores da Caparica, como faz o Farense... Andam sempre a falar do caso do Rafa, mas voces tem a memoria muito curta. eu ainda gostaria de saber o que o Sintra fez ao dinheiro da transferencia do Serjao pa Briosa?

Anónimo disse...

queremos é ganhar a esses tripeiros! é a melhor resposta que podemos dar a essa gente!

Anónimo disse...

Acho que o estilo do artigo era francamente escusado, na medida em que acirrar antigos ódios nada favorece o clima de fair-play que este blog, embora clubístico, sempre primou por assegurar!
Em relação ao que escreves só algumas notas:
1-não foste tu próprio que lamentavas há semanas atrás o mau estado do relvado do Portimonense?;
2- achas que o relvado do Oliveirense tinha algumas condições para receber o jogo?ou não viste as imagens da televisão?!;
3-naquela época que referes a vitória não valia 3 pontos, mas apenas 2;
4-será que posso colocar aqui reportagem de um jogo scp x portimonense dessa mesma época, onde, segundo cronica do Publico na altura, o nosso clube só perdeu por erro grosseiro do árbitro? ou achas que acaso o Portimonense foi mais prejudicado contra o FCP do que contra Benfica e Sporting?

É pena que a segunda clubite odiosa de alguns adeptos portimonenses faça da realidade preto e branco como se ao Norte pertença só o Porto e o Sul sejam território de Benfica e Sporting!
Se fosse tudo assim, porque teríamos um clube símbolo, enquanto jogador do FCP, que foi o Jorge Costa, agora venerado no Algarve, por ter levado o Olhanense à I Liga?
Por mim sou democrático: gosto que os "grandes" percam sempre que defrontam um clube mais modesto, pelo menos em competições nacionais!
Mas conheço muitos portimonenses que têm como grande predilecto o FC Porto, que não apenas o Presidente da Direcção...

guetov disse...

Gostava de saber se o adversário do Portimonense fosse o SLB, os comentários mantinham-se?

Se se pode ofender um clube, os seus dirigentes e os seus adeptos desta forma, presumo que também eu tenha a legitimidade de o fazer em relação aos lampiões...

Que grande exemplo são Vale e Azevedo, Manuel Vilarinho, o Orelhas, vários jogadores de baixíssimo nível como Nuno Gomes, Jorge Ribeiro, Luisão, etc, que já proferiram ofensas a colegas de profissão.

E aquele tal de Jesus, um modelo de treinador e de pessoa... Altíssimo nível né?!

Desculpem-me a sinceridade, mas para alguns adeptos anti-tripeiros como lhes chamam, só me apetece gritar bem alto: EM CADA LAMPIÃO HÁ UM C....O!!!

Anónimo disse...

QUEM ERA O GUARDA REDES DO PORTIMONENSE ALGUEM SABE ?

guetov disse...

O guarda-redes que está no video é o Vital, que alinhou também no Sporting.

Trminou a carreira aos 40 anos ao serviço do Esposende. Alinhou também pelo U.Tomar, Rio Maior, Lusitano de Évora, Estrela da Amadora, Tirsense e Gil Vicente.

Actualmente pertence à equipa Técnica do Sporting de Braga onde exerce o lugar de Treinador de Guarda-Redes.

Anónimo disse...

oh Toy tu ouviste ou alguem ouviu o pinto da costa dizer essa frase?
não sou tripeiro mas não alinho nessa politica de acirrar ódios que só são feitos por guerras benfica porto.
sabes quem era o grande amigo do pinto,antes e depois desse jogo?
sabes que o portimonense desceu foi por outras jogadas noutros jogos que sairam furadas?
jogos sujos? árbritos? fala com o Manel joão!!! pergunta ao dr Zé Dias quem armou a confusão no hospital,depois do jogo.
O que sei é que o benfica sempre se cagou para o PSC e o Porto tem ajudado muito nos ultimos anos.
Deixemo-nos de mentalidades bacocas e vejam quantas vezes foi o PSC roubado com os outros grandes
ou lembrem-se de quando o benfica
vinha cá e a bancada de sócios era mais vermelha que preto e branco,aí já podia ser roubado né?
esses assomos de clubite não enganam ninguém APOIEM o PSC e deixem-se de merdas!!!
A Varela

João Raposo disse...

A história da clubite aguda, do ódio lampião e da superioridade do campeão pode servir para desculpar muita coisa, no entanto, por muita vontade que exista, não desculpa as ameaças concretizadas em acabar com alguns clubes, a impunidade pelas acções que desvirtuaram muito daquilo que deveria ser o futebol e, em última análise, do que aconteceu ao PSC após aquele malfadado jogo.


Por muito que se queira ou se ofenda, há merdas inegáveis e que só não vê quem não quer!

Cabrão ou não, era muito mais vantajoso termos um dos de Lisboa em Portimão, espero que me engane e o estádio esteja bem composto para ver o campeão passar por Portimão!!!

Toy Marafado disse...

Caro Varela, Pinto da Costa disse realmente essas palavras.

Se o Carregado e o Gil Vicente jogaram no terreno da Oliveirense, porque não poderia ter jogado o FC. Porto nas mesmas condições?
Talvez porque desse um jeitão descansar para a partida com o Chelsea a contar para a Champions...
Enfim, são pontos de vista diferentes.

Relativamente ao João António, digo-te que a Académica este ano só tem o Campeonato, pois até na Taça de Portugal foi afastado em Coimbra por uma equipa que não recebe um tostão há 3 meses!
Na Taça da Liga, independentemente da questão das idades, a Académica merecia ter perdido com o Beira-Mar e com o Portimonense, pois foi claramente a pior equipa das 3 do grupo.
Preocupa-te com o Campeonato, onde estás em último e tens apenas uma vitória.
Mas bem vistas as coisas têm um Treinador de topo, e isso sim é importante!

Anónimo disse...

Caro TOY,continuo a dizer que ninguém ouviu essas palavras,o próprio pinto quando fez o reencontro com o manel joão repudiou isso e o outro confirmou.
São daquelas coisas que vão ficando no tempo que depois até parecem verdade.Percebo rivalidades mas ódios deste tipo e comentarios como os do Guetov não!!
Varela

byron disse...

Não sei ha quanto tempo o Sr Toy é seguidor do Portimonense mas não se deve lembrar dos roubos com o SLB. Vejam, conseguimos algumas vitorias contra o Sporting e o Porto. Contra o Benfica? Zero, Nada, Nickles. Aquilo que se passou nessa famosa noite arbitrado pleo Sr. Guimaro, ja se tinha passado varias vezes com o Benfica. Quem é que refilava? Ninguem, não interessava porque a maioria dos socios do Portimonense preferem o Benfica. Conheço varios que se o PSC jogasse contra o Benfica e jogava para não descer de divisão e o SLB jogava para ser campeão, preferiam que ganhasse o Benfica. O Porto so começou a ser alguem a seguir ao 25 de Abril. Antes disso, não tinha direito a nada, inclusivamente, o Presidente da FPF era escolhido pelo Benfica, Sporting e pasme-se Belenenses. Estão a ver o que isto era. Claro que agora gritam ó da guarda! Eu posso falar porque sou somente do Portimonense, para mim tanto se faz que percam os 3 grandes mas temos que reconhecer que destes, só o FCP tem ajudado o Portimonense em emprestimo de jogadores e ja veio fazer a apresentação do Portimonense algumas vezes. E o Benfica? Mais uma vez, nada, zero, nickles.
VIVA O PORTIMONENSE!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Vital-o treinador de guarda-redes mais CONFLITUOSO da liga sares! INTRIGUISTA até dizer CHEGA!COMO homem é 0.ASS-:FLORINDO CAGADO.

XicoDasAlcagoitas disse...

Ganda texto senhor Vital. Das palavras mais cruas sinceras verdadeiras e bonitas que já ouvi. Portimonense em Portimão e não Almancil. Porto o eterno inimigo. O presidente corrupto que há 20 anos destroi o futebol nacional e acabou com o futebol profissional a sul de Setubal. 20 anos...20 anos passaram a voar. 15 Campeonatos ganhos depois com muitos guimaros,proenças e irmaos costa depois..veem a portimao? ou será que esse Portimonense de coraçao Fernando Rocha mete o jogo em almancil. Viva Portimão Abaixo a Corrupção