sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

GUETOV - O NASCIMENTO DE UM MITO (VÍDEO)




O mito nasceu em Portimão! Guetov chegava ao Portimonense acompanhado por Simeonov, ambos para reforçar o meio-campo. Se Simeonov pouco jogou por se ter lesionado com gravidade, Guetov acabou por se tornar no grande estandarte do Portimonense nos Estádios de Portugal. Chegou "tarde", mas bem a tempo de deixar o seu nome gravado na galeria dos jogadores mais notáveis que passaram pelo nosso clube. Note-se que nessa altura, por motivos políticos, nenhum jogador poderia abandonar a Bulgária com menos de 28 anos, por mais excepcional que fosse.

A estreia do búlgaro ao serviço do Portimonense aconteceu precisamente no jogo cujo resumo temos hoje o prazer de partilhar, contra o Marítimo, na temporada 1988/1989, que o Portimonense venceu por 2-0. Aliás, Guetov chegou e tudo mudou! É fantástico como em apenas um jogo conseguimos ver muitas das qualidades do jogador que passavam por uma extrema capacidade de marcar livres directos e por aparecer frequentemente em posição de concluír jogadas atrás dos avançados. Colocava a bola onde queria e tinha um poder de passe fora de série com técnica apurada! Fisicamente era fraco, pouco resistente e sem poder de choque, mas sua habilidade superava o défice físico.

Jogou 26 vezes pela Selecção da Bulgária, tendo apontado 4 golos. Um deles numa fase final de um Campeonato do Mundo, frente à Coreia do Sul.

Muitos Portimonenses se recordarão deste extraordinário jogador em acção mas alguns não chegaram a ter o prazer de ver suas exibições. É por isso que este vídeo se trata de um documento raro, de grande valor para todos os amigos Portimonenses.

A título pessoal gostaria de referir que estive no jogo Portimonense-Marítimo, aqui documentado. Já no dia 4 de Julho de 2007, o nosso Pedro Azevedo escreveu um merecidíssimo post dedicado ao Guetov que, da minha parte, mereceu o seguinte comentário:

"Guetov e Simeonov estrearam-se num jogo, salvo erro, contra o Marítimo, em que o Portimonense ganhou 2-0. Guetov marcou o primeiro golo desse jogo, na zona da meia lua, num remate de primeira em que a bola entrou na baliza do "peão". Cada livre que Guetov marcava era meio golo. Recordo-me bem da movimentação na bancada dos sócios cada vez que havia um livre perigoso"...

Hoje, depois de ver este vídeo, notei que a minha memória não me atraiçoou! Serei eu e todos os Portimonenses que conviveram com o grande Guetov! Poucos jogadores conseguem que nos recordemos de jogos que aconteceram há mais de 20 anos. Guetov é um deles! Resta-nos dizer que continuamos por todos os meios à procura de Guetov, tentando obter informações que nos conduzam ao contacto com o craque.


Portimonense 2-0 Marítimo (Golos de Guetov e António Luís)

10 comentários:

marafado disse...

Apenas uma palavra SAUDADES.

footscout disse...

Um grande jogador que tive o prazer de ver jogar. PLAMEN GUETOV foi indiscutivelmente um dos melhores jogadores da nossa História. Dotado de uma técnica impressionante, remate fácil e colocado e uma precisão de passe incrível...já para não falar nos livres directos...simplesmente MÁGICO!!!

footscout disse...

Recordo-me como se fosse hoje, deste jogo contra o Marítimo, o da sua estreia com a camisola do PORTIMONENSE, em que o perfume do seu futebol deixou a massa associativa rendida...Fenomenal!

guetov disse...

Eu sou suspeito e Sandy, desculpa mas para mim este foi o melhor jogador que eu vi jogar pelo Portimonense, logo seguido por Serge Cadorin.

Numa época em que da Bulgária chegaram a Portugal excelentes jogadores como Mladenov e Radi Zdravkov, muito antes de outra geração de ouro constituída por Balakov e Kostadinov, Guetov foi mágico!

Anónimo disse...

GUETOV grande jogador e amigo no seu ultimo jogo aqui pelo portimonense ofereceu-me a sua camisola nº9.......LIVRE A FAVOR DO PORTIMONENSE MARCA GUETOV E GOLO!Belos tempos de grande bairrismo e amor ao clube o ALGARVE estava todo com o PORTIMONENSE

ASS.JADS49

Toy Marafado disse...

Caro JADS49 está interessado em vender essa camisola?

Anónimo disse...

Sem qualquer tipo de dúvida o melhor jogador que vi jogar em Portimão. Vi esse jogo e lembro-me como se fosse hoje. Meu Deus , quem é este jogador? Que maravilha. Podia não correr quase nada, mas quem é o 3º melhor marcador de uma época com 15 golos e sem correr quase nada, imaginem. Classe pura na marcação dos livres, nos passes, mágico.

marafado disse...

Pelo que me recordo dos jogos que vi dele e foram muitos,acho que a eficacia nos livres era pra cima dos 80%,eram quase penaltis. foi pena ter chegado a portimão já com uma idade avançada,mas naquela altura nos paises de leste não deixavam sair os jogadores para o estrangeiro muito novos. mas mesmo assim nós em portimão fomos uns preveligiados por termos visto jogar este grande jogador. já agora qual foi o grande jogador que jogou no olhanense? eu não me lembro de nenhum.

Anónimo disse...

Toy Marafado,

Essa camisola é inegociavel por razões óbvias!

JADS 49

Toy Marafado disse...

Claro, já imaginava que não seria negociável. Mas não me pode criticar por tentar...
Abraço.