Contrariamente às últimas temporadas, o Portimonense assegurou a Manutenção a duas jornadas do término do Campeonato.
A renovação da equipa técnica arrastou-se durante as 3 semanas seguintes, no entanto a vontade em dar continuidade ao conseguido na 2ª metade da época era comum a Vítor Pontes e à Direcção do Portimonense.
A boa campanha do Portimonense na Liga Vitalis fez com que clubes da Liga principal começassem a acompanhar muitos dos jogadores, jovens e com grande potencial.
Com o início dos trabalhos agendado para os primeiros dias de Julho, o defeso adivinha-se difícil.
Fazer melhor, gastando muito menos é imperativo! O Vitória de Setúbal da época finda é o exemplo a seguir.
Com uma médio salarial muito abaixo do que pagam muitos dos clubes da Vitalis, o Portimonense procura seduzir os jogadores com o facto de ser um clube cumpridor, algo raro no panorama actual, e dar todas as condições para os jogadores poderam relançar as suas carreiras.
A aposta numa política de empréstimos é para continuar. FC. Porto, Académica, Sp. Braga e Naval serão porventura parceiros preferenciais fruto das boas relações que mantêm com o Portimonense.
Vítor Pontes gostaria de manter os jogadores mais importantes, no entanto tal não se afigura nada fácil e uma nova reformulação adivinha-se.
Garantidos para a nova época apenas
5 jogadores.
Emídio Rafael, tem mais um ano de contrato,
Ricardo Pessoa (2 temporadas),
Diogo Melo,
Raphael Freitas e
Gonzalo (1 temporada) renovaram. No entanto, continua a ser noticiado o interesse de clubes estrangeiros no
capitão Pessoa.
Mário Felgueiras e
Tarantini poderão continuar. O Portimonense accionou a opção presente no contrato de ambos, no entanto subsistem algumas dúvidas relativamente à validade da mesma à luz da actual lei.
Mário Felgueiras foi dado como provável na Naval, mas a contratação de Jorge Baptista por parte dos homens da Figueira da Foz poderá refrear um eventual interesse no guarda-redes Portimonense.
Tarantini foi apontado como hipótese para o Belenenses e União de Leíria.
A continuidade dos "emprestados" Wellington e Vouho é desejada por Vítor Pontes.
Wellington afirmou que gostaria de permanecer em Portimão se os objectivos fossem mais ambiciosos, no entanto uma proposta mais vantajosa de um clube da liga principal poderá convencer o brasileiro. Com contrato com o Sp. Braga, a sua inclusão no plantel arsenalista está posta de parte.
Vouho, tem muitas hipóteses de continuar por empréstimo no Portimonense, no entanto a falta de avançados ao dispor do Treinador da Académica, Domingos Paciência, aliada aos números bem interessantes que Vouho apresentou no Portimonense (9 jogos incompletos/5 golos marcados), poderão ser decisivos para a integração do marfinense no plantel da briosa ou na realização do Estágio de pré-época. A confirmar-se o regresso de Vouho aos estudantes,
Fofana poderá fazer o caminho contrário e rumar a Portimão.
O Portimonense também tem interesse em manter nas suas fileiras
Paulo Sérgio, no entanto o facto do jogador ter terminado a sua ligação ao Sporting, o que implicará o Portimonense suportar a totalidade do ordenado do jogador, poderá ser um obstáculo intransponível. Para mais Paulo Sérgio é pretendido por clubes da 1ª liga e por clubes estrangeiros.
O central
Miguel Ângelo, votado o Jogador Mais Influente na Liga Vitalis 2007/2008, renovou por uma temporada. O seu desejo de permanecer em Portimão é grande, no entanto a excelente temporada que realizou poderá abrir-lhe as portas da 1ª Liga aos 23 anos. Um regresso ao Trofense é uma forte possibilidade, mas a Académica também poderá estar interessada. Pese ter renovado o contrato, este contempla uma cláusula que lhe possibilitará sair para um clube da 1ª Liga, até ao final do presente mês, sem qualquer verba a pagar pelo seu passe.
O jovem
João Vítor encontra-se a negociar a renovação do seu contrato por mais uma temporada, no entanto este terá que ser melhorado senão poderá acontecer a sua saída do clube.
No que respeita a saídas, vários são os nomes que não irão fazer parte do plantel do Portimonense na próxima campanha.
Solimar e
Pimenta, ambos cedidos pela Naval, não se impuseram na equipa titular, pelo que não existe interesse na sua continuidade.
Os guarda-redes
Michael e
Nuno Ricardo deixam o Portimonense. Para a baliza deverá ser contratado um guarda-redes para rivalizar com Mário Felgueiras e com o júnior Sapateiro.
Tchomogo, um dos jogadores mais caros do actual plantel, também deixa o clube face ao rendimento apresentado, muito abaixo do esperado.
Volkov deixou boa impressão, no entanto o facto de não ter sido muito utilizado, devido à excelente temporada de Emídio, não justifica um investimento do Portimonense, já por sí com os cofres muito debilitados.
Carlitos deixa o clube por motivos pessoais, viajando para junto do seu primo
Nani, em Inglaterra.
Os Internacionais sub-21, pertencentes ao FC. Porto,
Nuno André e
Nuno Prata irão jogar em clubes da 1ª Liga, provavelmente Vitória de Guimarães e Belenenses, respectivamente.
Relativamente aos jovens jogadores brasileiros do Portimonense,
Diego Vicente deixou de fazer parte dos quadros do clube, aparentemente devido a motivos disciplinares.
Douglas Codó, com mais um ano de contrato por cumprir, irá ser emprestado a um outro clube onde possa jogar mais e demonstrar o seu valor. O "caçula"
Rafinha, cuja situação já foi regularizada, devido aos seus 16 anos jogará pelos Juniores, no entanto treinará junto dos seniores podendo integrar a equipa se demonstrar em competição as qualidades que lhe têm sido reconhecidas nos treinos.
Relativamente a entradas tudo permanece em enorme secretismo.
André Gomes, central da equipa Júnior, e uma das grandes revelações da temporada, está confirmado no plantel. Poderá ainda um outro júnior integrar o Estágio de pré-temporada, desconhecendo-se quem será.
Eventualmente poderão chegar por empréstimo do FC. Porto cerca de 5 jogadores. Os guarda-redes
Ventura e
Bruno Vale, o central
Bura,
Rui Pedro,
Castro e o avançado brasileiro
Edgar, que jogou na última época na Académica, têm sido falados com alguma insistência como prováveis no Portimonense.
O defeso é um período de muitos boatos e o que hoje é tido como verdade amanhã poderá não sê-lo. Oportunamente iremos actualizando todas as movimentações do mercado relacionadas com o
nosso Portimonense.
Acompanhe a definição do plantel do Portimonense aqui no Blog de Todos os Portimonense!