sábado, 31 de maio de 2008

Até sempre Carlos Alhinho



Faleceu hoje em Angola, Carlos Alhinho, antigo jogador e Treinador do Portimonense.

Contava 59 anos e foi Internacional pela Selecção de Portugal em 15 ocasiões.

Carlos Alhinho morreu este sábado, em Benguela, Angola, vítima de uma queda acidental num fosso de um elevador de um hotel, informou a agência Lusa. A agência acrescenta que o treinador caiu do sexto piso, por confiar na informação do mostrador do ascensor, que indicava que se encontraria ali, e que ainda foi tentada a reanimação no local.

Carlos Alhinho jogou ainda no Benfica, Sporting e F.C. Porto, algo que muito poucos jogadores se podem gabar. Orientou entre muitos outros clubes para além do Portimonense, as Selecções de Angola e de Cabo Verde.

O seu irmão José Alhinho também alinhou durante a década de 80 no Portimonense, precisamente nos anos de maior glória do nosso clube.

Carlos Alhinho é pai do meu amigo Caíca, que alinhou pelo Barreirense, Académico de Viseu e Penafiel, entre outros, tendo passado também pelo Qatar ,envergando a camisola do Rayyan.

Deixo as minhas condolências a toda a família Alhinho, sobretudo para ti Caíca, neste momento de dor, poderás contar com o meu apoio. Sabes onde me podes encontrar.


Portimonense 1981/82 (1ª Divisão): Carlos Alhinho, o 4º a contar da esquerda, em cima

Futebol Formação/Modalidades: GOLEADA CONFIRMA MANUTENÇÃO!

II Divisão - Juniores "A" - Série D - 2ª Fase/Manutenção - 9ª Jornada
(última jornada):
Portimonense 10-0 Moura
Classificação

sexta-feira, 30 de maio de 2008

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O TREINADOR DO PORTIMONENSE, VÍTOR PONTES

por Pedro Azevedo "Guetov" e Pedro Custódio "Toy Marafado"





No dia 17 de Maio, o Treinador Vítor Pontes, pese a sua pouca disponibilidade, acedeu a receber o Blog do Portimonense, precisamente após o último treino da temporada, um dia antes da partida frente à República da Irlanda (1-1) que marcou o término da época do Portimonense.
Esta entrevista havia sido pedida no Estoril e foi prontamente aceite por Vítor Pontes, que fez um rescaldo da temporada finda e levantou um pouco do véu acerca dos objectivos para a época que se avizinha.
Identificado com a realidade do Portimonense, Vítor Pontes adoptou um discurso pausado, realista, abordando todos os assuntos com frontalidade.
Abordou os fortes laços criados entre jogadores e equipa técnica. Agradeceu o apoio da Direcção, "que esteve sempre junto de nós mesmo nos meses mais difíceis", e de um modo geral de todos os funcionários do clube e da massa associativa.
Depois do Portimonense ter terminado a 1ª volta do Campeonato a 7 pontos dos lugares de Manutenção e tido por muitos como condenado à descida, foi a equipa que mais pontos conquistou na 2ª metade da competição (28 pontos), tendo terminado na 11ª posição.
Vítor Pontes foi um dos grandes responsáveis pelo "milagre" da Manutenção!

O actual Treinador do Portimonense, Vítor Pontes, em discurso directo, em mais um EXCLUSIVO do Blog de Todos os Portimonenses.




"Sempre acreditei que iríamos inverter o rumo dos acontecimentos!"



Blog do Portimonense: Como surgiu o convite para treinar o Portimonense?
Vítor Pontes: "Recebi um telefonema do Presidente Fernando Rocha a convidar-me para treinar o Portimonense. Posteriormente, procurei informar-me junto de pessoas que conheciam melhor a realidade do clube, de forma a estar preparado para a tarefa que me tinham proposto. Acreditar nas pessoas é fundamental e Fernando Rocha é aquilo que costumamos chamar de "gente séria". Quando cheguei a Portimão sabia ao que vinha e desde logo identifiquei-me com a realidade do clube."




BdP: Depois de ter descido no Vitória de Guimarães, porque aceitou treinar uma equipa sem vitórias na Liga Vitalis e aparentemente condenada por muitos à descida de Divisão?
Vítor Pontes: "A vida de treinador é feita de riscos e sabia das dificuldades. Ao serviço do Vitória de Guimarães penso ter-me tornado mais e melhor treinador, apesar dos resultados não terem sido os desejados. Entendo e defendo que a capacidade de trabalho devia ser mais reconhecida e não apenas os resultados. Aquilo que realizámos em Guimarães foi um excelente trabalho, num trajecto muito parecido ao do Portimonense em determinados aspectos, ao que só faltaram os resultados na parte final da temporada, inclusive falhámos o apuramento para a Final da Taça de Portugal no último minuto do prolongamento em Setúbal, o que nos impediu de disputar o acesso à Taça UEFA.
Para além do Presidente Fernando Rocha ter-me sensibilizado para aceitar o convite para treinar o Portimonense, depois de alguns meses no desemprego, tinha a necessidade de voltar ao trabalho. Treinar é aquilo que mais gosto e mais prazer me dá fazer e já estava há muito parado. Estava na hora de voltar a fazer aquilo que mais gosto e em boa hora apareceu e aceitei o convite. Sinto-me bem é no relvado, no balneário, a comandar jogadores..."


BdP: Quando entrevistámos o Presidente Fernando Rocha, ele contou-nos um episódio curioso que se passou no autocarro do... Chelsea.
Vítor Pontes: "Recordo-me vagamente de me ter cruzado com Fernando Rocha no autocarro do Chelsea, no Estádio do Dragão. Fui cumprimentar José Mourinho e recordo-me de ele estar a falar com outra pessoa, que só mais tarde, através de fotos publicadas na Comunicação Social, soube tratar-se do Presidente do Portimonense, Fernando Rocha."


BdP: Vítor Pontes estreou-se com uma vitória frente ao Beira-Mar para a Taça da Liga em Portimão e depois, num período que durou cerca de dois meses, apresentou o seguinte registo:

28/10: Portimonense 1-1 Vizela (Liga Vitalis)
31/10: Beira-Mar 3-1 Portimonense (Taça da Liga) - Eliminação
04/11: Desp. Aves 2-0 Portimonense (Liga)
11/11: Portimonense 0-2 Freamunde (Liga)
25/11: Penafiel 1-0 Portimonense (Liga)
02/12: Portimonense 2-1 Olhanense (Liga)
09/12: Sertanense 2-1 Portimonense (Taça de Portugal) - Eliminação
16/12: Beira-Mar 2-0 Portimonense (Liga)

Que análise faz a este percurso? Manteve-se fiel ao plano por si delineado ou foi necessário alterar de alguma forma a sua estratégia?
Vítor Pontes: "Na véspera do jogo frente ao Olhanense, que ditou a nossa primeira vitória na Liga, afirmei que tinha chegado a hora de vencer. Estávamos em último lugar e lembro-me de ter dado uma Entrevista ao Jornal "A Bola", a 1 de Dezembro, cujo recorte guardo em casa, onde disse convictamente que iriamos vencer. Pese a qualidade do Olhanense, que nunca tinha sido derrotado na condição de visitante até ao jogo de Portimão, fiz esta afirmação em função do que era a nossa evolução e qualidade de jogo. Ao longo deste período em que os resultados não foram os desejados, íamos de jogo em jogo assistindo a melhorias visíveis apesar de uma enorme ineficácia atacante, que atingiu o seu auge na partida em Portimão frente ao Freamunde. Pelo trabalho realizado durante a semana e por aquilo que fomos assistindo ao longo dos jogos, sabíamos que mais cedo ou mais tarde os resultados apareceriam e foi essa a mensagem que sempre procurámos passar para o grupo. É óbvio que não sabíamos que rubricaríamos uma 2ª volta notável."


BdP: Após este período negro o Portimonense realizaria "apenas" a melhor 2ª volta do Campeonato, sendo a equipa que conseguiu amealhar mais pontos. O que originou na sua opinião esta completa metamorfose?
Vítor Pontes: "Sempre acreditei que iríamos inverter o rumo dos acontecimentos. A subida gradual do rendimento da equipa levou à tão desejada recuperação. No jogo frente ao Trofense, disputado na Trofa, realizámos na minha opinião o melhor jogo do Campeonato. Esta exibição levou-me a afirmar após o jogo: "Eu não estou a ver a equipa que nos vai vencer na 2ª volta!". Na jornada seguinte, na Póvoa, fizemos outra boa exibição, num jogo que deveríamos ter vencido. A partir daí tivemos uma sequência de jogos sem derrotas. A confiança em nós próprios aumentou e os resultados começaram a surgir. Apesar de ter sempre acreditado que iríamos ser bem sucedidos e de os resultados comprovarem essa situação, encontrávamo-nos sempre numa situação difícil, pois a diferença pontual para os nossos adversários no final da primeira volta era muita grande."


BdP: Em que momento acreditou que o Portimonense tinha dado finalmente a volta aos acontecimentos e que se manteria na Liga Vitalis?
Vítor Pontes: "A vitória em Olhão frente ao Olhanense, que se encontrava ainda a lutar pela promoção foi para todos nós uma grande sensação de alívio. Nesse momento acreditámos que já não desceríamos de Divisão. Num jogo de grau de dificuldade elevado, ganhámos sem mácula e sem margem para contestação."




BdP: O Portimonense partiu para a 2ª metade da prova a 7 pontos da permanência, com uma equipa jovem e aparentemente em baixo do ponto de vista anímico. Em Dezembro o plantel sofreu muitas alterações, tendo saído mais jogadores do que os que entraram. Dispensou Thiago Coimbra e Osvaldo, dois elementos que não se chegaram a estrear, Rui Ferreira e Carlos Manuel, dois dos elementos mais experientes do plantel, Mamadou, que pouco jogou e viu-se a contas com um processo disciplinar, Malick Cissé, também pouco utilizado e Maxi Bevacqua que partiu para o Liechtenstein. Manteve os jogadores mais jovens e apostou em quatro contratações. Tchomogo, que para além de se ter lesionado, se ausentou algum tempo ao serviço da Selecção do Benim. Solimar e Volkov que raramente foram opção. Finalmente, Vouho que em apenas 283 minutos jogados, fez 5 golos.
Que tem a dizer sobre todo este processo de dispensas/contratações?
Vítor Pontes: "Uma das nossas maiores preocupações era fechar o plantel o mais rapidamente possível, de forma a dar tranquilidade aos jogadores. O rendimento de alguns elementos não era o melhor, o que levou à sua dispensa. Outra preocupação era reduzir o número de jogadores no plantel. Fomos então procurar encontrar jogadores que tornassem o grupo mais equilibrado e competitivo. Quando contratámos Tchomogo, não esperávamos que fosse convocado para a CAN, pois estava afastado das convocatórias havia já algum tempo. Após a participação na CAN, regressa e lesiona-se, tendo voltado novamente a ser seleccionado. No decorrer deste processo, e até porque não havia muito mais a fazer, foram encontradas outras soluções para o seu lugar. Solimar, apesar de ter sido muito pouco utilizado, revelou possuir um grande carácter, foi um elemento muito importante dentro do grupo até por ser muito experiente e, apesar de ter pouco ritmo competitivo, era importante ter mais um médio defensivo. Não nos podemos esquecer que Nuno Prata Coelho realizou um excelente Campeonato e acabou por não dar hipótese aos seus concorrentes. Antes de avançarmos para a contratação do Solimar, recolhemos informações que nos diziam tratar-se de um elemento com um carácter aglutinador no interior do grupo. Volkov foi contratado, não por necessidade, pois na sua posição tínhamos outras opções, mas por poder ser uma aposta de futuro. Acabou por ser uma boa opção para o lugar de Emídio Rafael, mas devido à sua pouca utilização e ao esforço financeiro que o clube teria de fazer para comprá-lo em definitivo, achámos por bem prescindir dos seus serviços. Trata-se de um investimento caro para um lugar onde já estamos bem servidos, não sendo portanto uma prioridade. Vouho foi pouco utilizado, possuía pouco conhecimento do nosso futebol mas revelou-se uma peça fundamental, que gostaríamos de manter para a próxima temporada."


BdP: O Portimonense apresentou muitas das vezes um futebol mais bonito fora de portas do que em Portimão, e com melhores resultados. Como se explica este facto?
Vítor Pontes:
"Esse facto pode ser explicado por diversos factores. A maioria dos nossos adversários quando vinham jogar a Portimão jogavam muito fechados atrás, criando-nos muitas dificuldades. Tivemos muitas dificuldades em jogar em ataque continuado e muitos dos golos que marcámos surgiram em lances de bola parada. Tal facto pode ser explicado pelas reduzidas dimensões do nosso Estádio quer pelas características dos próprios jogadores do plantel. Quando jogávamos no terreno dos adversários, eles tinham que se expor mais.
Outro aspecto que teve influência foi a adaptação quase diária que os jogadores tiveram que fazer aos diferentes pisos. Ora treinávamos na Penina, ou em Estômbar, ou no Dois Irmãos, ou no Municipal..."



BdP: Renovou por duas temporadas, quando tinha outros convites. Como perspectiva a próxima temporada?
Vítor Pontes: "Os objectivos para a próxima temporada passam por conseguir uma classificação melhor que o 11º lugar conseguido este ano. Tencionamos ficar na primeira metade da tabela classificativa e criar condições para lutar por objectivos mais ambiciosos a médio prazo. A renovação traduz o agradecimento pela forma como o nosso trabalho foi reconhecido. Procuraremos evitar as dificuldades que o Portimonense tem atravessado nos últimos anos."




BdP: Que análise faz ao facto do público afecto ao Portimonense acorrer em bom número ao Estádio mas parecer sempre tão amorfo?
Vítor Pontes: "Interessa referir que os adeptos apareceram em bom número e se vieram é porque gostam do Portimonense e acreditavam na equipa, e isso já é muito bom. Gostava que no futuro o público presente no Estádio vivesse os jogos de uma forma mais efusiva, que os adeptos sejam mais impulsionantes no apoio à equipa. O apoio exterior é fundamental tanto nos bons como nos momentos menos bons."


BdP: Que importância tem para si o Futebol Jovem do Portimonense e as suas Camadas Jovens? Para além de André Gomes, mais algum atleta poderá ser promovido ao plantel profissional?
Vítor Pontes: "Nunca tantos jogadores das Camadas Jovens foram integrados nos treinos do plantel profissional como aconteceu desde que estamos em Portimão. Quase todos os dias vários jovens do Portimonense foram integrados nos treinos, para além dos três jovens brasileiros. Diego Vicente continuará o seu trajecto fora do Portimonense, Codó, com mais um ano de contrato, será emprestado para adquirir maior experiência e Rafa ainda é muito novo e será integrado no escalão etário respectivo. Este jovem tem uma margem de progressão muito grande e inegáveis qualidades que o poderão catapultar para a equipa principal se a sua evolução o justificar. Poderá ainda ser promovido mais um elemento dos Juniores mas para já não sabemos quem será o eventual eleito."


BdP: A quem gostaria de deixar uma palavra de agradecimento?
Vítor Pontes: "O sucesso alcançado por este grupo é fruto de um trabalho de conjunto. Agradeço a todos os funcionários do clube, sem excepção. Todos os treinadores estão de parabéns pelo seu contributo. Foram criados laços muito fortes entre todos, um excelente ambiente que possibilitou ao Portimonense fazer uma 2ª volta excepcional. A Direcção foi inexcedível e sempre nos apoiou, mesmo nos períodos mais difíceis. Hà muita gente com responsabilidade nesta conquista. Não posso esquecer os meus colaboradores, o Departamento Médico, os roupeiros, e a massa associativa, sempre presente. Não vencemos o Campeonato mas a 2ª volta notável que fizemos tem o sabor de um título, salvo as devidas distâncias. O sentimento interior, em Todos Nós, disse-nos que fomos uns Campeões!"


Dedicatória especial de Vítor Pontes




Foi um orgulho puder entrevistar Vítor Pontes, que demonstrou grande competência no comando do nosso Portimonense.
Agradecemos a sua simpatia e disponibilidade para nos receber. São atitudes como as de Vítor Pontes que nos motivam a continuar, sempre no apoio ao Portimonense.
Obrigado, Mister!

"CAPITÃO" RICARDO - ORGULHO PORTIMONENSE!

Na edição de hoje do Jornal "A Bola", aparece em destaque o actual capitão do Portimonense, Ricardo Pessoa.
As mexidas que se têm verificado no Portimonense todos os anos, implicam a ausência de jogadores no plantel que se identifiquem com o clube e que tenham uma empatia com a massa associativa alvinegra.
Proveniente do Vitória de Setúbal, Ricardo Pessoa prepara-se para representar o Portimonense pela 4ª época consecutiva. Profissional exemplar, exibe grande regularidade em campo, sendo claramente um dos jogadores mais queridos dos Portimonenses.
Peço desculpa aos leitores pela minha falta de imparcialidade, mas a braçadeira de capitão fica bem no braço de Ricardo Pessoa, pela sua humildade, espirito de sacrifício e por tudo o que deixa em campo.
Ricardo Pessoa é actualmente, a par de João Vítor (se se confirmar a sua renovação), um dos símbolos do Portimonense. Pese o interesse de alguns clubes no seu concurso, Ricardo Pessoa não hesitou em renovar por mais duas épocas, numa clara demonstração do Amor e carinho que nutre por Portimão e pelo Portimonense.
Bonitas e sentidas as palavras do capitão:


"O meu objectivo passa por regressar à Liga com as cores do Portimonense. Não sei quando, mas a verdade é que é um sonho que partilho com as pessoas do clube."


CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTAR

VOTAÇÃO ONLINE: BAPTIZE AS DUAS PERSONAGENS QUE VÃO MARCAR PRESENÇA NO BLOG TODAS AS 6ªs FEIRAS!



Caros leitores, é possível a partir de hoje e até ao próximo dia 5 de Junho, baptizar os dois mais recentes "colaboradores" do Blog do Portimonense.
A curiosidade que estes dois novos colaboradores estão a despertar nos nossos leitores é grande, uma vez que várias foram as sugestões para os nomes a atribuir às mesmas.
Alguns optaram por nomes mais contemporâneos, um pouco à imagem destas personagens, enquanto outros, apelando a um certo regionalismo, utilizaram nomes tipicamente algarvios.
Com estreia marcada para 6 de Junho, serão os nossos leitores a escolher o nome das personagens de uma nova rubrica a publicar às Sextas-Feiras. Nela vamos dar lugar ao humor, à crítica e ao retratar das situações que "mexem" com o clube, no olhar atento das duas personagens acima ilustradas.

PARTICIPE!

VOTAÇÃO ONLINE: "QUAL O MELHOR JOGADOR DO PORTIMONENSE 2007/2008?"

Está a decorrer uma Votação para eleger o Melhor Jogador do Portimonense na temporada finda.
Até ao próximo dia 21 de Junho, iremos promover uma votação entre todos os jogadores que fizeram parte da equipa esta temporada.
Para além dos 23 jogadores que constituem o plantel, consideramos os 7 que abandonaram o grupo em Dezembro, num total de 30. Embora 5 destes jogadores não tenham sido utilizados (Nuno Ricardo, Thiago Coimbra, Osvaldo, Diego Vicente e Douglas Codó), fizeram parte do grupo e chegaram a sentar-se no banco de suplentes, pelo que os incluímos na Votação.
Pretendemos que os nossos leitores escolham o jogador que consideram ter sido o mais influente e decisivo no Portimonense 2007/08.
Os 3 jogadores mais votados nesta 1ª Votação, serão submetidos a uma nova Votação (com igual duração), da qual sairá o MELHOR JOGADOR DO PORTIMONENSE 2007/2008.
O vencedor será agraciado com uma placa do Blog do Portimonense a fazer referência a este feito e para recordar a preferência dos adeptos.
Na temporada passada, o guarda-redes Michael Etulain foi considerado o jogador mais influente, fruto das suas exibições decisivas na Manutenção do Portimonense, orientado por Luís Martins. Rodolfo Lima e Eriverton ocuparam os restantes lugares do pódio.

VOTE NAQUELE QUE CONSIDERA O MELHOR JOGADOR DO PORTIMONENSE 2007/2008

PARTICIPE!

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Liga Vitalis: Beira-Mar em risco de não poder participar!



O Beira-Mar, com um passivo superior a quatro milhões de euros, está em risco de não se poder inscrever na Liga Vitalis, caso não regularize a sua situação contributiva e os respectivos salários em atraso.

Em comunicado oficial do Conselho Geral, o Beira-Mar refere que "o clube não terá condições para inscrever a equipa de Futebol nas competições profissionais".

Para que tal não aconteça, é necessário que seja regularizada a situação até à próxima quarta-feira, dia 4 de Junho.

Esta situação dá que pensar.
Os clubes continuam a viver acima das suas possibilidades, acumulando dívidas e aumentando o passivo.
Neste caso o Beira-Mar resolveu apelar à Câmara Municipal de Aveiro e à empresa responsável pela gestão do Estádio, a EMA, que segundo o comunicado tem com o Beira-Mar uma dívida superior a 1 milhão de euros.

Paulo Renato e Candeias, mais dois potenciais alvos

Mais dois jogadores surgem referenciados como possíveis reforços do Portimonense para a temporada 2008/2009, o defesa central Paulo Renato do Sporting e o avançado Candeias do F.C.Porto e que esteve esta época emprestado ao Varzim.


Paulo Renato tem 21 anos (14/5/1987), não chegou a fazer qualquer jogo oficial esta temporada ao serviço do Sporting, depois de uma excelente época no Real Massamá, onde foi colega de Emídio Rafael. Foi suplente não utilizado em 3 partidas, duas referentes à Bwin Liga e outra na Taça da Liga.


Candeias, 20 anos (25/2/1988), esteve emprestado ao Varzim, tendo disputado 27 jogos na Liga Vitalis onde marcou 2 golos. Jogou ainda uma partida na Taça da Liga e 8 na Liga Intercalar.

TODAS AS SEXTAS (A PARTIR DE 6 DE JUNHO)



O BLOG DO PORTIMONENSE
prepara-se para acrescentar uma nova rubrica a publicar às Sextas-Feiras. Nela vamos dar lugar ao humor, à crítica e ao retratar das situações que "mexem" com o clube, no olhar atento das duas personagens acima ilustradas. Esperamos que ninguém "lhes" leve a mal.

Só falta escolhermos dois nomes originais que, na minha opinião, deveriam ser imediatamente associados à nossa cidade. Essa tarefa iremos deixar a todos os nossos leitores para que este espaço seja ainda mais identificado com cada um de nós.

Até à próxima Sexta-Feira publiquem as vossas sugestões nos comentários. Na próxima semana iremos colocar as melhores propostas em votação para que no dia 6 de Junho possamos estrear um novo espaço no BLOG DO PORTIMONENSE.
Acrescento que os "bonecos" ainda não estão finalizados, embora estejam já muito aproximados da versão final. Falta apenas trabalhar alguns pormenores e "scannar" a imagem para ficar com melhor qualidade. Os créditos pertencem a uma visitante assídua do BLOG DO PORTIMONENSE.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Força Juniores!

Este sábado joga-se a última jornada do Campeonato Nacional de Juniores "A" - 2ª Divisão - Fase Manutenção.
Na ressaca da derrota na sua última deslocação, no Barreiro, joga-se agora em Portimão a última cartada para assegurar a manutenção nesta competição.
O jogo está marcado para o próximo sábado, pelas 17 horas, e será disputado no Estádio Municipal de Portimão, onde também a equipa sénior assegurou a sua manutenção, podendo ser Estádio talismã para este factor que tem o nome de Manutenção.
As entradas são gratuitas, o horário é convidativo, não havendo então desculpas para não ir apoiar estes jovens.
Vamos em peso mostrar a estes Miúdos que contam com o nosso apoio, com o apoio de Portimão.


Aos Juniores:
Rapazes, quero em nome do Blog do Portimonense, e aconteça o que acontecer no sábado, agradecer-vos por esta temporada futebolística que tive o prazer de acompanhar de perto.
Quando tenho de escrever sobre um derrota vossa, escrevo com uma tristeza que ninguém imagina, não porque sei que vou receber comentários negativos, não porque vos vão chamar de "Meninos Mimados", não porque vão criticar os treinadores...
Fico triste sim, por Vós, pois sei que tudo tentam dar em campo, comove-me a "nuvem" que vos sobrevoa no final de um jogo que não conseguiram ganhar, mas quando vos vejo a preparar o jogo seguinte vejo uma força enorme, uma vontade de querer redimir-se do que correu mal na última partida.
Quero escrever o último artigo da época e quero fazê-lo com alegria, por isso façam o favor de ganhar este último encontro, vocês são capazes, acreditem que vão conseguir!
Obrigado.

Força Juniores!
Força Portimonense!

Tranquilidade!

Pese a debandada de muitos dos jovens titulares do Portimonense na época finda, que fazem com que sejamos o clube que mais jogadores tem fornecido à 1ª Liga, Direcção e equipa técnica trabalham com aparente tranquilidade na reformulação do plantel para a época que se avizinha.
Fazer melhor é o objectivo!
A aposta em jogadores emprestados é um dado adquirido. Do FC. Porto, Sp. Braga e Académica deverão vir muitos dos futuros reforços do Portimonense.
O Portimonense irá iniciar os trabalhos mais cedo do que em épocas anteriores. De 3 a 5 de Julho realizam-se os habituais exames médicos. Os treinos começam a 6.
O Jogo de Apresentação aos sócios será, ao que tudo indica, frente aos ingleses do Aston Villa, clube da Premier League. Realizar-se-á, provavelmente, no dia 29 de Julho.
As notícias da saída de muitos jogadores preocupam-nos, é um facto, mas devemos Todos acreditar no trabalho de quem já nos deu provas de competência. O Vítor não nos irá deixar ficar mal...

Pires (Ribeirão): um jogador em foco!



Pires, 27 anos, avançado do Ribeirão da IIª Divisão B é um dos jogadores mais em destaque nos Campeonatos Nacionais.
Já apontou 25 golos no decorrer desta temporada e chegou a ser falado em Dezembro último como possível reforço do Portimonense.
Hoje é pretendido por várias equipas da Bwin Liga tais como o Vitória de Guimarães, o Sporting de Braga ou o Belenenses, para citar só algumas.
Porventura muito dificilmente virá para o Portimonense, mas não deixaria de ser uma excelente contratação.

Reforços que poderão vir do F.C.Porto

Os guarda-redes Ventura e Paulo Ribeiro, o médio Castro e o avançado Edgar serão quatro dos jogadores a serem discutidos ainda no decorrer desta semana entre as Direcções do Portimonense e do F.C.Porto.


Ventura tem 20 anos (nasceu a 14/1/1988), é produto das Camadas Jovens do F.C.Porto e sagrou-se Campeão Nacional ao disputar uma partida refente à Bwin Liga. Disputou ainda 10 jogos referentes à Liga Intercalar. É um jovem guarda-redes que tem um futuro muito promissor à sua frente, que a ser emprestado terá a sua primeira experiência profissional fora do F.C.Porto.


Paulo Ribeiro, 24 anos (6/3/1984), depois de ter dado nas vistas ao serviço do V.Setúbal, assinou pelo F.C.Porto onde nunca conquistou a titularidade nos dois anos em que pertenceu ao plantel profissional. Esteve esta época emprestado ao Olhanense onde disputou 10 partidas. Bruno Veríssimo foi a primeira aposta e Paulo Ribeiro acabou por fazer uma época aquem daquilo que seria de esperar.


Castro, 20 anos (2/4/1988), tal como Ventura, sagrou-se esta época Campeão Nacional ao serviço do F.C.Porto, onde disputou 2 jogos para a Bwin Liga e 12 para a Liga Intercalar. Mais um jovem de quem se espera muito e que no centro do terreno poderá fazer a diferença ao serviço do Portimonense.


Edgar, 21 anos (3/1/1987), brasileiro, chegou ao F.C.Porto esta temporada proveniente do Beira-Mar onde realizou uma excelente campanha na temporada anterior. Disputou ao serviço dos Dragões 2 jogos para a Bwin Liga, um para a Taça da Liga e 6 para a Liga Intercalar. Na reabertura do mercado rumou à Académica por empréstimo onde realizou 13 jogos, marcando 3 golos. Foi um dos nomes falados para reforçar o Portimonense em Dezembro último mas o facto da equipa estar muito mal colocada na Liga Vitalis fê-lo preferir rumar a Coimbra.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Saídas noticiadas na Imprensa



Jornal "Record"; edição de 27 de Maio de 2008

Coelho, mais uma hipótese para a baliza?


Coelho, 23 anos (faz 24 no próximo dia 18 de Julho), guarda-redes do Paços de Ferreira, perfila-se como hipótese para reforçar o Portimonense na condição de emprestado.

Depois do Paços de Ferreira ter recentemente adquirido Cássio e Bruno Conceição, Coelho, formado no clube, será emprestado, surgindo a possibilidade de rumar a Portimão, Freamunde ou Gondomar.

Coelho disputou na temporada que agora findou, 4 jogos na Bwin Liga.

Trata-se de um guarda-redes que nas últimas épocas pouco tem jogado.

2003/04 - P.Ferreira (1ª Divisão) - 0 jogos
2004/05 - P. Ferreira ((2ª Liga) - 1 jogo/4 golos sofridos
2005/06 - Nelas, por empréstimo (2ª "B")
2006/07 - P. Ferreira (1ª Divisão) - 0 jogos
2007/08 - P. Ferreira (1ª Divisão) - 4 jogos/6 golos sofridos

Entretanto, João Vítor renovou contrato por mais uma época com o Portimonense.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

INFANTIS "B" IMPARÁVEIS!



Contrariando os resultados negativos obtidos esta temporada pela maioria das equipas dos escalões de formação, os Infantis "B" vão acumulando vitórias.
Depois das descidas aos regionais de Juvenis e Iniciados, sendo que os Juniores chegam à última jornada da 2ª Divisão Nacional ainda a lutar pela manutenção, têm sido os jovens dos Infantis "B" a encherem de orgulho Todos os Portimonenses.
Ontem, em jogo a contar para a 3ª Jornada do Torneio da AF. Algarve, os nossos futuros craques bateram uma vez mais o Sp. Farense por 4-0.
De jogo para jogo estes jovens vão merecendo a atenção dos Portimonenses, esperançosos que este grupo de jogadores possa evoluir e possibilitar ao Portimonense a conquista de melhores resultados a nível dos escalões de formação.

FORÇA RAPAZES!
FORÇA PORTIMONENSE!


Mais informações em http://pscinfantisb.blog.pt/

Ricardo, uma boa opção para a baliza



Ricardo é um jovem guarda-redes do Sporting de Braga, proveniente dos escalões de formação do mesmo clube. Nasceu a 03-12-1989 e tem tido uma enorme evolução, fruto do trabalho integrado com o plantel principal.
Jovem com enorme margem de progressão, é internacional Sub-18 e trabalhou toda a época sob as ordens do técnico de guarda-redes, Jorge Vital.
Ricardo poderá ser uma boa solução para defender as balizas do Portimonense, partindo do princípio que dificilmente constituirá opção para integrar o lote de guarda-redes do Sporting de Braga. As boas relações com o clube minhoto poderiam eventualmente contribuir para a vinda deste promissor guardião.

Mário Felgueiras, Miguel Ângelo e Tarantini de partida





Mário Felgueiras, Miguel Ângelo e Tarantini estão de partida do Portimonense, com destino a Braga, Trofa e Vila do Conde, respectivamente.

Estes três jogadores fizeram uma excelente época e viram premiado o seu esforço assinando contrato com equipas da 1ª Liga.

Mário Felgueiras assinou contrato com o Sporting de Braga por 5 temporadas e terá como parceiros o polaco Kieszek e, provavelmente, Eduardo, uma vez que não está ainda garantida a saída deste para o Bruges da Bélgica. A possibilidade de Mário Felgueiras ser cedido por uma época ao Portimonense, devido às boas relações existentes com a Direcção do Sporting de Braga parece improvável e vemos assim partir um excelente jogador a custo zero.

Paulo Santos e Dani Mallo, os outros dois guarda-redes que têm mais um ano de contrato com o Sporting de Braga e não fazem parte dos planos do novo técnico dos bracarenses, Jorge Jesus, não nos parecem constituir opções credíveis para assegurar a baliza do Portimonense.

Miguel Ângelo por seu lado, está de regresso ao Trofense, de onde transitou para o Portimonense esta época. Nos próximos dias conta-se que assinará contrato com o seu antigo clube, com uma duração de duas épocas, e desta forma se possa estrear na 1ª Liga. Maurício, defesa central do Estrela da Amadora, será ao que tudo indica colega de Miguel Ângelo no Trofense.
Tarantini é dado como certo no Rio Ave, prevendo-se que assine um contrato válido para as próximas três temporadas.
Aos três desejamos que tudo lhes corra de feição, foram todos excelentes profissionais no decorrer da temporada que passaram ao serviço do Portimonense.

Esta semana começa mal para o Portimonense, que fica assim sem três dos seus melhores jogadores, ainda para mais sem qualquer compensação financeira para os seus cofres.

Captações para escalão de Iniciados

O Departamento de Futebol Juvenil do Portimonense vai levar a efeito nos dias 7 e 8 de Junho, a partir das 10h30, a treinos de captação para o escalão de iniciados. Os jovens interessados em prestar provas devem comparecer no Estádio Dois Irmãos.

domingo, 25 de maio de 2008

Selecção de Portugal sub-21 no Torneio Internacional da Suécia

A Selecção de Portugal sub-21 entra hoje em competição no Torneio Internacional da Suécia.
Recordo que o central Nuno André e o médio Nuno Prata estão integrados nesta equipa que irá defrontar hoje, pelas 18:15h (horas portuguesas, com transmissão na SIC), a Selecção anfitriã, a Suécia.
Um bom jogo em perspectiva, sendo uma boa oportunidade para os adeptos Portimonenses puderem ver dois dos jogadores que fizeram parte do plantel do Portimonense na temporada finda. Ligados contractualmente ao FC. Porto, Nuno André e Nuno Prata Coelho deverão jogar na próxima época na 1ª Liga. Vitória de Guimarães e Belenenses, respectivamente, deverão ser os futuros clubes destes jogadores.
Para além de Portugal e da Suécia, estão presentes neste Torneio as Selecções de França e Holanda. Portugal jogará com França na próxima 4ª feira (16h) e termina esta competição com a Holanda no sábado, 31 de Maio (15h), jogos que terão transmissão televisiva.

Possíveis reforços: Vítor Vinha e Fofana




O Portimonense para além de tentar continuar a assegurar a manutenção de atletas como Tarantini, Mário Felgueiras, Miguel Ângelo, Paulo Sérgio, Wellington, para mencionar apenas aqueles que jogaram com mais regularidade, terá como é lógico de se reforçar.

Alguns dos jogadores atrás citados dificilmente permanecerão em Portimão, sendo então necessário avançar rapidamente para o reforço de uma equipa que Vítor Pontes quer que seja muito competitiva.

Fofana e Vitor Vinha poderão fazer companhia a Vouho e rumar ao Portimonense, emprestados pela Académica.

Vítor Vinha, lateral esquerdo, tem 21 anos e parece ser o alvo mais difícil pois é um jogador que várias vezes jogou como titular e poderá ter a preferência do técnico Domingos Paciência para a próxima temporada. Alinhou em 15 jogos da Bwin Liga e num da Taça de Portugal, não chegando a alinhar na Taça da Liga. Totalizando 1205 minutos jogados na Bwin Liga e 90' na Taça de Portugal, tendo recebido 4 cartões amarelos.

Fofana, médio, tem 24 anos e tal como Vouho é natural da Costa do Marfim, tendo ambos os jogadores chegado no início da época passada a Coimbra, provenientes do Sports Bouna. Foi um jogador pouco utilizado e é dado como certo no Portimonense para o próximo ano. Alinhou em 8 jogos da Bwin Liga, não se chegando a estrear na Taça da Liga e na Taça de Portugal. Totalizou 336 minutos jogados, tendo marcado um golo.

sábado, 24 de maio de 2008

JUNIORES: Fabril Barreiro 2-1 Portimonense

MANUTENÇÃO ADIADA


O PORTIMONENSE DEU 45 MINUTOS DE AVANÇO AO SEU OPOSITOR.
NA 2ª METADE ACABOU POR SER A INEFICÁCIA NA FINALIZAÇÃO A PENALIZAR O PORTIMONENSE, QUE CAÍU AOS PÉS DE UM FRÁGIL FABRIL.
DEPOIS DE TER FALHADO POR MUITO POUCO O APURAMENTO PARA A FASE DE SUBIDA, CHEGA À ÚLTIMA RONDA A DISCUTIR A MANUTENÇÃO...


Desilusão no final!



O Portimonense foi derrotado esta tarde no terreno do penúltimo classificado e já despromovido Fabril do Barreiro.
Prof. José Augusto, que viu o jogo da bancada por estar suspenso, não pode contar com Codó, de férias no Brasil devidamente autorizado pelo clube, e apostou na dupla André Gomes e Pi para o centro da defesa. Armando e Daniel foram preteridos, entrando na equipa titular Tomás e Pedro. A aposta em alguns juvenis continua. O lateral-esquerdo Bruno Pacheco e o extremo Fábio Nunes têm impressionado pela sua qualidade. Hernâni entrou nos últimos 15 minutos da partida, um regresso após grave lesão contraída em jogo da Taça do Algarve dos seniores, diante do Alvorense.
O Portimonense alinhou com o seguinte 11:
Fábio Sapateiro; Pargana, Pi, André Gomes e Bruno Pacheco; Tomás (depois Hernâni) e Pedro (depois Fábio Nunes); Vilson, Tony, Omar e Anderson.

Omar colocou o Portimonense a vencer nos primeiros minutos da partida, no entanto este golo teve o condão de adormecer os nossos jogadores, que realizaram uma 1ª parte muito abaixo do que nos têm acostumado ao longo de todo o Campeonato.
O Fabril acreditou que poderia marcar e fê-lo por duas vezes, nas únicas em que foi à baliza de Sapateiro. Ao intervalo, o Fabril vencia por 2-1, resultado que penalizava a falta de atitude do Portimonense.
Na etapa complementar o Portimonense surgiu no relvado com outra atitude. A entrada de Fábio Nunes, para o lugar de Pedro, trouxe fantasia e velocidade a um ataque até aí sem soluções para a agressiva defesa do Fabril.
O Portimonense passou a ocupar o último terço do terreno, sufocando durante alguns períodos o seu opositor, no entanto o golo não surgiu e o Portimonense adiou para a última jornada a Manutenção.
Anderson, por duas vezes, Tomás, Hernâni, entre muitas outras, tiveram oportunidade de desfeitar o guarda-redes barreirense, mas a ineficácia ditou leis e o Portimonense voltou ao Algarve sem qualquer ponto na bagagem.
A arbitragem foi como o tempo, muito cinzenta! Permitiu que o Fabril travásse inúmeras vezes jogadas de golo iminente do Portimonense, sem a punição disciplinar que se exigia. O Fabril abusou da agressividade para travar os avançados alvinegros, que foram derrubados sucessivamente. Fábio Nunes foi dos mais castigados, inclusivé foi derrubado dentro da área, num lance que nos deixa muitas dúvidas.
Curiosamente seria o central Portimonense Pi a regressar mais cedo aos balneários. Numa jogada confusa na área adversária, perto do final da partida, o árbitro descortinou uma agressão do central Portimonense e exibiu-lhe o cartão vermelho directo.
Com esta derrota o Portimonense adiou a Manutenção, no entanto o empate do rival directo Despertar diante do Ginásio de Tavira beneficiou o Portimonense, que parte para a última jornada a depender apenas de sí próprio.
O Portimonense defronta, no Estádio Municipal de Portimão, o Moura, "lanterna-vermelha" e hà muito despromovido. Sesimbra e Despertar defrontam-se numa autêntica final, onde só a vitória garantirá a manutenção aos bejenses. O Portimonense terá que vencer o Moura para não depender da calculadora, uma vez que se o Despertar vencer em Sesimbra e o Portimonense empatar com o Moura ficarão 3 equipas com 29 pontos e face à menor diferença de golos o Portimonense caíria nos Distritais.
No próximo sábado, às 17 horas, os nossos rapazes terão a oportunidade de jogar no palco onde eles habitualmente vêm alguns dos seus ídolos jogar. A manutenção está à distância de uma vitória e nós lá estaremos para apoiá-los e ajudá-los a vencer.

FORÇA PORTIMONENSE!



Portimonense ao ataque, uma constante nesta partida

José Augusto cumpre castigo na bancada

A desilusão do jovem Fábio no final do jogo




II Divisão - Juniores "A" - Série D - 2ª Fase/Manutenção - 8ª Jornada:

Fabril Barreiro 2-1 Portimonense
Lusitano Évora 3-4 Cova da Piedade

Despertar 1-1 Ginásio Tavira
Moura 1-4 Sesimbra
Folgou: Quarteirense

Classificação



CLASSIFICAÇÃO (8ª Jornada):

Ginásio Tavira - 33 pontos/7 Jogos
Cova da Piedade - 31 pontos/ 7 Jogos
Sesimbra - 29 pontos/7 jogos
Portimonense - 28 pontos/7 Jogos (2 vitórias/3 empates/2 derrotas - 10GM/8GS)
Despertar - 26 pontos/7 jogos
Quarteirense - 18 pontos/7 jogos
Lusitano Évora - 18 pontos/8 Jogos
Fabril Barreiro - 17 pontos/7 Jogos
Moura - 9 pontos/ 7 Jogos.

Miguel Ângelo: Agradecimento



"Primeiro que tudo queria agradecer a todas as pessoas que votaram em mim por ter sido eleito o jogador mais influente da Liga Vitalis. Este é um prémio individual mas quero dividi-lo e dedicá-lo a todos os jogadores, equipa técnica e Direcção do Portimonense, todos juntos formámos um grupo muito forte que conseguiu ultrapassar todas as dificuldades em que nos encontrávamos. Queria dar um agradecimento especial aos membros do Blog do Portimonense e a todos os adeptos do Portimonense em geral pelo apoio incansável que me deram, nao só a mim mas a toda a equipa, foi sem dúvida importantíssimo saber e sentir que estavam do nosso lado mesmo nos momentos mais dificeis, conseguindo mobilizar e criar iniciativas sempre com o objectivo de nos demonstrarem o vosso apoio.
É de louvar o amor que sentem pelo clube, vocês sem dúvida, são um exemplo a seguir por muitos outros clubes.
A todos um muito obrigado!"

MIGUEL ÂNGELO

APOIE OS JUNIORES! TODOS AO BARREIRO!

II Divisão - Juniores "A" - Série D - 2ª Fase/Manutenção - 8ª Jornada:

Fabril Barreiro 2-1 Portimonense
Classificação



HOJE, ACOMPANHE OS JUNIORES NAQUELE QUE PODERÁ SER O JOGO DA CONFIRMAÇÃO DA MANUTENÇÃO.
O BLOG DO PORTIMONENSE, REPRESENTADO PELO SEMPRE PRESENTE PAULO E POR MIM PRÓPRIO, MARCARÁ PRESENÇA NO APOIO AOS NOSSOS RAPAZES.
FORÇA JUNIORES!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

ORGULHO PORTIMONENSE!

Miguel Queiroz, antigo basquetebolista do Portimonense, e que actualmente representa o Barreirense, aparece em destaque na edição de hoje do Jornal "Record".

O jovem jogador irá ter uma experiência inesquecível este Verão!

Miguel Queiroz tem ligações estreitas ao Portimonense, até porque para além de o ter representado, alguns dos seus familiares estão ao serviço do Basquetebol do clube.
Pese a pouca visibilidade que o Basquetebol do Portimonense tem actualmente, até porque não compete a nível sénior, mobiliza inúmeros jovens nos mais diversos escalões de formação. Miguel Queiroz é um jogador de grande qualidade formado no Portimonense e que se começa a impor.

O Blog do Portimonense deseja-lhe as maiores felicidades e que um dia quando estiver a jogar na NBA não se esqueça das suas raízes e de quem o lançou na ribalta.

FORÇA MIGUEL QUEIROZ!
FORÇA PORTIMONENSE!



in Jornal "Record"; edição de 23 de Maio de 2008

Miguel Ângelo muito pretendido

Nos últimos dias, Miguel Ângelo tem sido muito falado na Imprensa. Pese a renovação com o Portimonense, tudo indica que o jogador vai accionar a cláusula presente no seu contrato que lhe permite sair para um clube da 1ª Liga até ao final do corrente mês.

Diariamente vão aumentado, segundo a Comunicação social, os clubes interessados no jogador.

Depois do alegado interesse da Académica de Coimbra, o regresso ao Trofense também já foi eventado como hipótese. A Naval também já terá sondado o jogador.

O facto de se tratar de um jovem de 23 anos, com grande margem de progressão, tendo efectuado nas últimas 3 temporadas exibições muito regulares na Liga de Honra (ao serviço de Barreirense, Trofense e Portimonense, respectivamente) fazem de Miguel Ângelo um jogador apetecível para os clubes da 1ª Liga.
O central alvinegro, eleito o Jogador Mais influente na Liga Vitalis da temporada finda, poderá também reforçar o Vitória de Setúbal. Com a mais que provável saída do brasileiro Robson rumo aos gregos do Asteras Tripolis, clube que vai ser orientado por Carlos Carvalhal, Miguel Ângelo poderá vir a fazer dupla com Auri no centro da defesa do detentor da Taça da Liga. Porventura seria uma das melhores duplas de centrais da 1ª Liga.

A caminho do Vitória de Setúbal poderá estar também o jovem Castro, por empréstimo do FC. Porto, depois de apontado como eventual reforço do Portimonense. Em sentido inverso poderá estar o guarda-redes sadino Marco Tábuas. Suplente nas últimas temporadas, Marco Tábuas poderá ingressar no Portimonense.


in Jornal "A Bola"; edição de 23 de Maio de 2008

FUTSAL-PORTIMONENSE: A CORRECÇÃO QUE SE EXIGE!

Caros leitores, no passado dia 21 de Maio publicámos um artigo intitulado "FIM-DA-LINHA PARA O FUTSAL NO PORTIMONENSE!?", onde alguns dos aspectos focados não correspondem de todo à verdade dos factos pelo que nos retractamos repondo a veracidade dos mesmos.

Primeiramente importa referir que o artigo publicado não pretendia ferir susceptibilidades a quem quer que fosse. A actual Direcção do Portimonense é constituída por pessoas íntegras e competentes que têm praticado uma gestão rigorosa e devolvido ao clube valores outrora perdidos como a credibilidade, pelo que merece todo o nosso respeito.

Assim, importa esclarecer os seguintes aspectos:
  1. É de todo falso que os jogadores do Portimonense-FUTSAL tenham pago do seu bolso algumas das deslocações. Foi sempre o Portimonense que suportou os custos das deslocações, que são feitas no autocarro do clube;
  2. Relativamente à aquisição de novos equipamentos a iniciativa partiu do José Luís, tendo conseguido um patrocinador que custeou a aquisição dos mesmos. No entanto, o Portimonense pôs à disposição do FUTSAL equipamentos usados pela equipa profissional de Futebol nas épocas anteriores;
  3. Relativamente a termos afirmado que o FUTSAL estaria confinado a um certo ostracismo da parte dos responsáveis da modalidade a nível da Direcção do Portimonense, importa salvaguardar que estes sempre tentaram que nada faltásse ao grupo do FUTSAL. Muitas vezes os directores não marcaram presença nos jogos devido a estes se realizarem ao fim-de-semana, altura previligiada por estes para estarem junto das suas famílias. Para além do tempo que estes dispendem em prol do clube, também têm outras actividades profissionais.
  4. No que diz respeito às verbas para sustentar o FUTSAL, sabemos que elas advém de patrocinadores, angariados pelo José Luís e pelo Treinador Francisco Branco. A discussão do Orçamento para o FUTSAL será feita pelos responsáveis pela modalidade numa data determinada, num local apropriado, que não aqui no Blog do Portimonense. Pese tratar-se de uma Secção totalmente amadora, é servida por pessoas que vivem o FUTSAL com grande profissionalismo.

Importa pois deixar bem vincado que o artigo anteriormente publicado visava apenas reconhecer o empenho e dedicação do grupo do FUTSAL.

O Blog do Portimonense, desde a sua fundação, assumiu uma linha editorial que visa, acima de qualquer interesse pessoal, promover e defender o bom nome do clube. Defenderemos sempre quem representa o Portimonense com orgulho e competência.

A actual Direcção merece de Todos Nós um agradecimento sentido, pois embora tenha encontrado o clube numa situação insustentável tem feito um esforço hercúleo para devolver o nosso Portimonense aos tempos gloriosos de outrora.

Acreditamos pois que o FUTSAL possa continuar a existir no Portimonense, podendo acompanhar o desenvolvimento do clube.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

MOVIMENTAÇÕES DO MERCADO

Contrariamente às últimas temporadas, o Portimonense assegurou a Manutenção a duas jornadas do término do Campeonato.
A renovação da equipa técnica arrastou-se durante as 3 semanas seguintes, no entanto a vontade em dar continuidade ao conseguido na 2ª metade da época era comum a Vítor Pontes e à Direcção do Portimonense.
A boa campanha do Portimonense na Liga Vitalis fez com que clubes da Liga principal começassem a acompanhar muitos dos jogadores, jovens e com grande potencial.
Com o início dos trabalhos agendado para os primeiros dias de Julho, o defeso adivinha-se difícil.
Fazer melhor, gastando muito menos é imperativo! O Vitória de Setúbal da época finda é o exemplo a seguir.
Com uma médio salarial muito abaixo do que pagam muitos dos clubes da Vitalis, o Portimonense procura seduzir os jogadores com o facto de ser um clube cumpridor, algo raro no panorama actual, e dar todas as condições para os jogadores poderam relançar as suas carreiras.
A aposta numa política de empréstimos é para continuar. FC. Porto, Académica, Sp. Braga e Naval serão porventura parceiros preferenciais fruto das boas relações que mantêm com o Portimonense.
Vítor Pontes gostaria de manter os jogadores mais importantes, no entanto tal não se afigura nada fácil e uma nova reformulação adivinha-se.
Garantidos para a nova época apenas 5 jogadores. Emídio Rafael, tem mais um ano de contrato, Ricardo Pessoa (2 temporadas), Diogo Melo, Raphael Freitas e Gonzalo (1 temporada) renovaram. No entanto, continua a ser noticiado o interesse de clubes estrangeiros no capitão Pessoa.
Mário Felgueiras e Tarantini poderão continuar. O Portimonense accionou a opção presente no contrato de ambos, no entanto subsistem algumas dúvidas relativamente à validade da mesma à luz da actual lei.
Mário Felgueiras foi dado como provável na Naval, mas a contratação de Jorge Baptista por parte dos homens da Figueira da Foz poderá refrear um eventual interesse no guarda-redes Portimonense.
Tarantini foi apontado como hipótese para o Belenenses e União de Leíria.
A continuidade dos "emprestados" Wellington e Vouho é desejada por Vítor Pontes.
Wellington afirmou que gostaria de permanecer em Portimão se os objectivos fossem mais ambiciosos, no entanto uma proposta mais vantajosa de um clube da liga principal poderá convencer o brasileiro. Com contrato com o Sp. Braga, a sua inclusão no plantel arsenalista está posta de parte.
Vouho, tem muitas hipóteses de continuar por empréstimo no Portimonense, no entanto a falta de avançados ao dispor do Treinador da Académica, Domingos Paciência, aliada aos números bem interessantes que Vouho apresentou no Portimonense (9 jogos incompletos/5 golos marcados), poderão ser decisivos para a integração do marfinense no plantel da briosa ou na realização do Estágio de pré-época. A confirmar-se o regresso de Vouho aos estudantes, Fofana poderá fazer o caminho contrário e rumar a Portimão.
O Portimonense também tem interesse em manter nas suas fileiras Paulo Sérgio, no entanto o facto do jogador ter terminado a sua ligação ao Sporting, o que implicará o Portimonense suportar a totalidade do ordenado do jogador, poderá ser um obstáculo intransponível. Para mais Paulo Sérgio é pretendido por clubes da 1ª liga e por clubes estrangeiros.
O central Miguel Ângelo, votado o Jogador Mais Influente na Liga Vitalis 2007/2008, renovou por uma temporada. O seu desejo de permanecer em Portimão é grande, no entanto a excelente temporada que realizou poderá abrir-lhe as portas da 1ª Liga aos 23 anos. Um regresso ao Trofense é uma forte possibilidade, mas a Académica também poderá estar interessada. Pese ter renovado o contrato, este contempla uma cláusula que lhe possibilitará sair para um clube da 1ª Liga, até ao final do presente mês, sem qualquer verba a pagar pelo seu passe.
O jovem João Vítor encontra-se a negociar a renovação do seu contrato por mais uma temporada, no entanto este terá que ser melhorado senão poderá acontecer a sua saída do clube.
No que respeita a saídas, vários são os nomes que não irão fazer parte do plantel do Portimonense na próxima campanha.
Solimar e Pimenta, ambos cedidos pela Naval, não se impuseram na equipa titular, pelo que não existe interesse na sua continuidade.
Os guarda-redes Michael e Nuno Ricardo deixam o Portimonense. Para a baliza deverá ser contratado um guarda-redes para rivalizar com Mário Felgueiras e com o júnior Sapateiro.
Tchomogo, um dos jogadores mais caros do actual plantel, também deixa o clube face ao rendimento apresentado, muito abaixo do esperado.
Volkov deixou boa impressão, no entanto o facto de não ter sido muito utilizado, devido à excelente temporada de Emídio, não justifica um investimento do Portimonense, já por sí com os cofres muito debilitados.
Carlitos deixa o clube por motivos pessoais, viajando para junto do seu primo Nani, em Inglaterra.
Os Internacionais sub-21, pertencentes ao FC. Porto, Nuno André e Nuno Prata irão jogar em clubes da 1ª Liga, provavelmente Vitória de Guimarães e Belenenses, respectivamente.
Relativamente aos jovens jogadores brasileiros do Portimonense, Diego Vicente deixou de fazer parte dos quadros do clube, aparentemente devido a motivos disciplinares. Douglas Codó, com mais um ano de contrato por cumprir, irá ser emprestado a um outro clube onde possa jogar mais e demonstrar o seu valor. O "caçula" Rafinha, cuja situação já foi regularizada, devido aos seus 16 anos jogará pelos Juniores, no entanto treinará junto dos seniores podendo integrar a equipa se demonstrar em competição as qualidades que lhe têm sido reconhecidas nos treinos.
Relativamente a entradas tudo permanece em enorme secretismo.
André Gomes, central da equipa Júnior, e uma das grandes revelações da temporada, está confirmado no plantel. Poderá ainda um outro júnior integrar o Estágio de pré-temporada, desconhecendo-se quem será.
Eventualmente poderão chegar por empréstimo do FC. Porto cerca de 5 jogadores. Os guarda-redes Ventura e Bruno Vale, o central Bura, Rui Pedro, Castro e o avançado brasileiro Edgar, que jogou na última época na Académica, têm sido falados com alguma insistência como prováveis no Portimonense.
O defeso é um período de muitos boatos e o que hoje é tido como verdade amanhã poderá não sê-lo. Oportunamente iremos actualizando todas as movimentações do mercado relacionadas com o nosso Portimonense.
Acompanhe a definição do plantel do Portimonense aqui no Blog de Todos os Portimonense!

quarta-feira, 21 de maio de 2008

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O TREINADOR VÍTOR PONTES BREVEMENTE



No passado sábado, 17 de Maio, o Treinador Vítor Pontes, pese a sua pouca disponibilidade, acedeu a receber o Blog do Portimonense. Fez um rescaldo da temporada finda e levantou um pouco do véu acerca do planeamento e objectivos para a época que se avizinha.

Identificado com a realidade do Portimonense, Vítor Pontes adoptou um discurso pausado, realista, abordando todos os assuntos com frontalidade.
Abordou os fortes laços criados entre jogadores e equipa técnica. Agradeceu o apoio da Direcção, "que esteve sempre junto de nós mesmo nos meses mais difíceis", e de um modo geral de todos os funcionários do clube. Não se coíbiu de pedir aos adeptos, "que foram comparecendo em maior número de jogo para jogo com a obtenção de melhores resultados", para "viverem o clube de uma forma mais efusiva de modo a que os jogadores dentro do campo sintam o seu apoio e consigam ultrapassar os obstáculos e dificuldades com que se deparem".

Vítor Pontes demonstrou ser um "Senhor Treinador", que vive intensamente o Futebol.
"As saudades do relvado, do balneário, de comandar jogadores", fizeram-lhe "aceitar o desafio de treinar o Portimonense", depois de alguns meses no desemprego.

Congratula-se pelo percurso do Portimonense na 2ª metade da época, que ficou acima das expectativas, mesmo na perspectiva dos mais optimistas.
Diz-se orgulhoso de ter comandado o plantel mais jovem das ligas profissionais, constituido por "jogadores com um grande carácter".

Brevemente publicaremos a Entrevista com Vítor Pontes na íntegra, em mais um EXCLUSIVO do Blog de Todos os Portimonenses.

FIM-DA-LINHA PARA O FUTSAL NO PORTIMONENSE!?

Um histórico 5º lugar!

O seccionista José Luís

O Treinador Francisco Branco


Até ao final do mês a equipa de FUTSAL irá continuar a treinar, desconhecendo o seu futuro...
No sábado passado, o Portimonense despediu-se do Campeonato com uma vitória em Lagos, confirmando um excelente 5º lugar, que enche de orgulho Todos os adeptos Portimonenses, em particular os que acompanham a modalidade e conhecem a realidade em que esta vive.

O FUTSAL existe há 3 temporadas no Portimonense, sempre com resultados positivos.
A continuidade desta modalidade encontra-se em perigo, estando agendada, possivelmente ainda esta semana, uma reunião entre os elementos ligados à Direcção, responsáveis por esta secção e o nosso bom amigo José Luís, onde irá-se definir o futuro do FUTSAL no Portimonense.

O FUTSAL não implica qualquer tipo de custos para o Portimonense, funcionando de uma forma autónoma. Muitas vezes são os próprios jogadores a pagarem do seu bolso as deslocações, não recebendo qualquer tipo de prémio ou verba. Até os novos equipamentos, com o actual emblema do clube, foram conseguidos à custa de muita "carolice", custeados por um patrocinador conseguido pelo José Luís e seus pares.
O gosto pelo FUTSAL e o orgulho em ostentar sobre o peito o emblema do Portimonense sobrepõem-se a qualquer dificuldade que possa existir.

A vontade em continuar a representar o Portimonense é grande, até porque como diz o Seccionista José Luís, "onde quer que vamos somos muito respeitados pois somos o Portimonense e até os nossos adversários se empenham mais para nos derrotarem"...

Dinheiro não é uma exigência, mas um maior acompanhamento da parte dos responsáveis da modalidade a nível da Direcção do Portimonense é um desejo, de modo a que a Secção de FUTSAL tenha uma relação mais próxima do clube.

Aparentemente votado a um certo ostracismo por parte dos responsáveis da modalidade, esperamos que o FUTSAL possa continuar no Portimonense, pelo orgulho, esforço e dedicação com que este grupo representa o clube de Todos Nós.
Acredito que o FUTSAL continue no Portimonense, pois até o próprio Presidente, Fernando Rocha, demonstrou o gosto que tem por esta modalidade, tendo estado presente num jogo.

Um clube de Futuro tem necessariamente que ter outras modalidades para além do Futebol profissional. A Direcção presidida por Fernando Rocha sabe-o certamente!

O Blog do Portimonense procurou SEMPRE apoiar, promover e divulgar o FUTSAL do Portimonense. No último jogo da temporada, alguns colaboradores do Blog fizeram questão de estar presentes junto da equipa, de forma a prestar uma sentida homenagem a um grupo que tudo deu em prol do clube.

O Blog do Portimonense identifica-se muito com esta equipa de FUTSAL, pois existe entre nós um sentimento comum, um grande Amor pelo Portimonense!
Esperamos pois que o FUTSAL continue a fazer parte do Portimonense. Os adeptos do clube, em geral, e os amantes da modalidade, em particular, agradecem.

Um agradecimento muito especial a todo o grupo do FUTSAL do Portimonense pela simpatia e disponibilidade que sempre tiveram, e um abraço sentido ao amigo José Luís.

FORÇA FUTSAL!
FORÇA PORTIMONENSE!

APOIE OS ESCALÕES DE FORMAÇÃO!

Amanhã, 22 de Maio, pelas 16 horas, no Estádio Municipal de Portimão, uma equipa de jovens do Portimonense, constituída por Iniciados de 2ª época e Juvenis de 1º ano, irá defrontar a Selecção de sub-14 do Algarve.
A Selecção de Sub-14 do Algarve prepara a participação em mais uma edição do Torneio Inter-Associações "Lopes da Silva", aprazado para o próximo mês de Junho (21 a 28).
O Portimonense está representado na Selecção do Algarve. Num lote de 25 jogadores estão 3 jovens do Portimonense, que procuram convencer o Seleccionador Pedro Moreira de modo a estarem presentes em Lisboa.
Os 3 jogadores do Portimonense que foram convocados são:

João Nascimento, André Pimenta e Ricardo João.

O facto de amanhã ser Feriado Nacional possibilitará uma oportunidade única de vêr no Estádio Municipal os nossos jovens jogadores, quiçá futuros craques do Portimonense.

APOIE OS JOVENS!
ACOMPANHE OS ESCALÕES DE FORMAÇÃO!